A motivação é entendida por muitos estudiosos da educação como a força que impulsiona um indivíduo a agir, despertando-o à transformação, assim, entendendo-se como tudo aquilo que leva a realização de alguma coisa. A motivação, em termos educacionais, sobretudo no que se refere à relação professor-aluno, é considerada um dos fatores primordiais no processo ensino-aprendizagem. Este trabalho trata-se de uma pesquisa descritivo-bibliográfica de caráter exploratória voltada a discussão desta temática na Educação de Jovens e Adultos e Idosos (EJAI). O objeto principal foi analisar os teóricos que discutem acerca da motivação nesta modalidade educacional. Para isso, realizou-se um recorte teórico de autores que tratam desta temática, focalizando a interação educador-educandos(as) em sala de aula. Traçou-se um panorama sobre o desenvolvimento histórico dos estudos da motivação relacionada à história da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), como, também, a motivação na visão educacional. Partindo dos referenciais analisados, os resultados evidenciam que os sujeitos inseridos no EJAI motivam-se reciprocamente, ou seja, os docentes motivam-se ao assistirem educadores ministrarem aulas com métodos adequados ao desenvolvimento da aprendizagem e, por sua vez, os educadores encontram o despertar da motivação quando veem seus educandos interessados na aprendizagem.
Palavras chave: Motivação, EJAI, Educadores/as. Aprendizagem.