Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

UM OLHAR HISTÓRICO NO PROCESSO MOTIVACIONAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS (EJAI)

Palavra-chaves: MOTIVAÇÃO, EJAI, EDUCADORES/AS Comunicação Oral (CO) Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11881
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 373
    "inscrito_id" => 1138
    "titulo" => "UM OLHAR HISTÓRICO NO PROCESSO MOTIVACIONAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS (EJAI)"
    "resumo" => """
      A motivação é entendida por muitos estudiosos da educação como a força que impulsiona um indivíduo a agir, despertando-o à transformação, assim, entendendo-se como tudo aquilo que leva a realização de alguma coisa. A motivação, em termos educacionais, sobretudo no que se refere à relação professor-aluno, é considerada um dos fatores primordiais no processo ensino-aprendizagem. Este trabalho trata-se de uma pesquisa descritivo-bibliográfica de caráter exploratória voltada a discussão desta temática na Educação de Jovens e Adultos e Idosos (EJAI). O objeto principal foi analisar os teóricos que discutem acerca da motivação nesta modalidade educacional. Para isso, realizou-se um recorte teórico de autores que tratam desta temática, focalizando a interação educador-educandos(as) em sala de aula. Traçou-se um panorama sobre o desenvolvimento histórico dos estudos da motivação relacionada à história da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), como, também, a motivação na visão educacional. Partindo dos referenciais analisados, os resultados evidenciam que os sujeitos inseridos no EJAI motivam-se reciprocamente, ou seja, os docentes motivam-se ao assistirem educadores ministrarem aulas com métodos adequados ao desenvolvimento da aprendizagem e, por sua vez, os educadores encontram o despertar da motivação quando veem seus educandos interessados na aprendizagem. \r\n
      \r\n
      \r\n
      Palavras chave: Motivação, EJAI, Educadores/as. Aprendizagem.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "MOTIVAÇÃO, EJAI, EDUCADORES/AS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA13_ID1138_29072015203148.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ EDUARDO PAULINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO"
    "autor_email" => "eduardops25@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11881
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 373
    "inscrito_id" => 1138
    "titulo" => "UM OLHAR HISTÓRICO NO PROCESSO MOTIVACIONAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS (EJAI)"
    "resumo" => """
      A motivação é entendida por muitos estudiosos da educação como a força que impulsiona um indivíduo a agir, despertando-o à transformação, assim, entendendo-se como tudo aquilo que leva a realização de alguma coisa. A motivação, em termos educacionais, sobretudo no que se refere à relação professor-aluno, é considerada um dos fatores primordiais no processo ensino-aprendizagem. Este trabalho trata-se de uma pesquisa descritivo-bibliográfica de caráter exploratória voltada a discussão desta temática na Educação de Jovens e Adultos e Idosos (EJAI). O objeto principal foi analisar os teóricos que discutem acerca da motivação nesta modalidade educacional. Para isso, realizou-se um recorte teórico de autores que tratam desta temática, focalizando a interação educador-educandos(as) em sala de aula. Traçou-se um panorama sobre o desenvolvimento histórico dos estudos da motivação relacionada à história da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), como, também, a motivação na visão educacional. Partindo dos referenciais analisados, os resultados evidenciam que os sujeitos inseridos no EJAI motivam-se reciprocamente, ou seja, os docentes motivam-se ao assistirem educadores ministrarem aulas com métodos adequados ao desenvolvimento da aprendizagem e, por sua vez, os educadores encontram o despertar da motivação quando veem seus educandos interessados na aprendizagem. \r\n
      \r\n
      \r\n
      Palavras chave: Motivação, EJAI, Educadores/as. Aprendizagem.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "MOTIVAÇÃO, EJAI, EDUCADORES/AS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA13_ID1138_29072015203148.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ EDUARDO PAULINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO"
    "autor_email" => "eduardops25@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

A motivação é entendida por muitos estudiosos da educação como a força que impulsiona um indivíduo a agir, despertando-o à transformação, assim, entendendo-se como tudo aquilo que leva a realização de alguma coisa. A motivação, em termos educacionais, sobretudo no que se refere à relação professor-aluno, é considerada um dos fatores primordiais no processo ensino-aprendizagem. Este trabalho trata-se de uma pesquisa descritivo-bibliográfica de caráter exploratória voltada a discussão desta temática na Educação de Jovens e Adultos e Idosos (EJAI). O objeto principal foi analisar os teóricos que discutem acerca da motivação nesta modalidade educacional. Para isso, realizou-se um recorte teórico de autores que tratam desta temática, focalizando a interação educador-educandos(as) em sala de aula. Traçou-se um panorama sobre o desenvolvimento histórico dos estudos da motivação relacionada à história da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), como, também, a motivação na visão educacional. Partindo dos referenciais analisados, os resultados evidenciam que os sujeitos inseridos no EJAI motivam-se reciprocamente, ou seja, os docentes motivam-se ao assistirem educadores ministrarem aulas com métodos adequados ao desenvolvimento da aprendizagem e, por sua vez, os educadores encontram o despertar da motivação quando veem seus educandos interessados na aprendizagem. Palavras chave: Motivação, EJAI, Educadores/as. Aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • LUIZ EDUARDO PAULINO DA SILVA

    Gostaria de receber o cerficado desse trabalho

    21/11/2021 23:41:35
  • LUIZ EDUARDO PAULINO DA SILVA

    Gostaria de receber o cerficado desse trabalho

    21/11/2021 23:41:33

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.