USO DO JOGO “BINGO ATÔMICO” COMO AUXÍLIO PARA COMPREENSÃO DO CONTEÚDO DAS CARACTERÍSTICAS ATÔMICAS.
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11893 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 444 "inscrito_id" => 1706 "titulo" => "USO DO JOGO “BINGO ATÔMICO” COMO AUXÍLIO PARA COMPREENSÃO DO CONTEÚDO DAS CARACTERÍSTICAS ATÔMICAS." "resumo" => "O uso de jogos nas aulas de química estimula o raciocínio lógico, o pensamento independente, a criatividade e a afetividade dos discentes, tornando desta forma, o ensino desta disciplina mais atrativo e com resultados mais satisfatórios em termos de construção de conhecimento. Ante o exposto o objetivo deste trabalho foi avaliar a aplicação do jogo “Bingo Atômico” como auxílio para compreensão do conteúdo das características atômicas. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, localizada na cidade de Areia-PB e o público alvo foram 42 alunos de duas turmas do primeiro ano do ensino médio. O desenvolvimento do trabalho deu-se em quatro etapas: Inicialmente foi aplicado ao público alvo, um pré-teste, com o objetivo de analisar o nível de aprendizagem dos discentes após a aula tradicional ministrada pelo professor da disciplina, cujo conteúdo foi Características Atômicas; em seguida os bolsistas que fazem parte do projeto PIBID Química– CCA/UFPB confeccionaram o jogo “Bingo Atômico”. Na terceira etapa ocorreu a explicação das regras do jogo, a distribuição do material e a sua aplicação. Na última etapa foi aplicado um pós-teste composto por seis questões objetivas e cuja finalidade foi avaliar a aprendizagem dos discentes após a intervenção e verificar a concepção destes em relação à utilização do jogo em sala de aula. Os resultados obtidos no pré-teste indicaram baixo rendimento na aprendizagem dos alunos em relação ao conteúdo características Atômicas, quando este foi ministrado de forma tradicional. Ao analisar o levantamento realizado antes da aplicação, pode-se perceber que houve um índice bastante considerado de erros nas perguntas, no entanto os dados revelados após a aplicação do jogo em sala nos mostrou uma melhora significativa no desempenho dos alunos ao responder o questionário. Verificou-se que a intervenção com o jogo “Bingo Atômico” como complemento às aulas teóricas, foi bem aceita pelos alunos por proporcionar uma aula mais divertida, atrativa e dinâmica, despertando o interesse, a atenção e a motivação dos discentes e mostrando-se ser uma alternativa facilitadora e motivadora para a compreensão e desenvolvimento do conteúdo já ministrado em sala." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "ATIVIDADES LÚDICAS, QUÍMICA, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA12_ID1706_31072015155808.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:59" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAIO CESAR ALVES DE SOUZA LIMA" "autor_nome_curto" => "CAIO ALVES" "autor_email" => "caiocesar-08@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11893 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 444 "inscrito_id" => 1706 "titulo" => "USO DO JOGO “BINGO ATÔMICO” COMO AUXÍLIO PARA COMPREENSÃO DO CONTEÚDO DAS CARACTERÍSTICAS ATÔMICAS." "resumo" => "O uso de jogos nas aulas de química estimula o raciocínio lógico, o pensamento independente, a criatividade e a afetividade dos discentes, tornando desta forma, o ensino desta disciplina mais atrativo e com resultados mais satisfatórios em termos de construção de conhecimento. Ante o exposto o objetivo deste trabalho foi avaliar a aplicação do jogo “Bingo Atômico” como auxílio para compreensão do conteúdo das características atômicas. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, localizada na cidade de Areia-PB e o público alvo foram 42 alunos de duas turmas do primeiro ano do ensino médio. O desenvolvimento do trabalho deu-se em quatro etapas: Inicialmente foi aplicado ao público alvo, um pré-teste, com o objetivo de analisar o nível de aprendizagem dos discentes após a aula tradicional ministrada pelo professor da disciplina, cujo conteúdo foi Características Atômicas; em seguida os bolsistas que fazem parte do projeto PIBID Química– CCA/UFPB confeccionaram o jogo “Bingo Atômico”. Na terceira etapa ocorreu a explicação das regras do jogo, a distribuição do material e a sua aplicação. Na última etapa foi aplicado um pós-teste composto por seis questões objetivas e cuja finalidade foi avaliar a aprendizagem dos discentes após a intervenção e verificar a concepção destes em relação à utilização do jogo em sala de aula. Os resultados obtidos no pré-teste indicaram baixo rendimento na aprendizagem dos alunos em relação ao conteúdo características Atômicas, quando este foi ministrado de forma tradicional. Ao analisar o levantamento realizado antes da aplicação, pode-se perceber que houve um índice bastante considerado de erros nas perguntas, no entanto os dados revelados após a aplicação do jogo em sala nos mostrou uma melhora significativa no desempenho dos alunos ao responder o questionário. Verificou-se que a intervenção com o jogo “Bingo Atômico” como complemento às aulas teóricas, foi bem aceita pelos alunos por proporcionar uma aula mais divertida, atrativa e dinâmica, despertando o interesse, a atenção e a motivação dos discentes e mostrando-se ser uma alternativa facilitadora e motivadora para a compreensão e desenvolvimento do conteúdo já ministrado em sala." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "ATIVIDADES LÚDICAS, QUÍMICA, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA12_ID1706_31072015155808.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:59" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAIO CESAR ALVES DE SOUZA LIMA" "autor_nome_curto" => "CAIO ALVES" "autor_email" => "caiocesar-08@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }