A ausência de aulas contextualizadas e práticas experimentais no ensino de ciências é um problema que vem ocorrendo frequentemente no âmbito escolar. Neste contexto, este estudo tem como objetivo levar através de aulas práticas experimentais uma nova forma de ensino-aprendizagem, como complemento motivador para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tal, foi desenvolvida uma aula experimental, ministrada em primeiro momento com materiais de fácil obtenção utilizados pelos alunos no seu dia a dia. No segundo momento, foram utilizadas vidrarias disponibilizadas pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), para a realização de experimentos. O trabalho foi realizado em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, localizada na cidade de Campina Grande-PB, sendo ministrado o conteúdo de Misturas e suas Técnicas de separação, em três turmas de 1º ano EJA. Antes de serem realizados os experimentos, foi aplicado um questionário para levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre os referidos conteúdos, logo depois, os materiais foram entregues aos estudantes para que os mesmos fizessem as misturas, em seguida foi realizada a separação de algumas misturas, onde os mesmos manusearam as vidrarias. Após a realização dos experimentos foi aplicado outro questionário com perguntas elaboradas dos conteúdos abordados na aula experimental. Analisando o primeiro e o segundo questionários pode-se observar, um entendimento maior em relação aos conteúdos, mesmo não partindo totalmente para a teoria, provando assim, que mesmo não tendo muito tempo para abordagem dos conteúdos os professores podem apresentar aulas dinamizadas que trarão bons resultados.