PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ACERCA DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 118963 "edicao_id" => 363 "trabalho_id" => 5250 "inscrito_id" => 15061 "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ACERCA DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI" "resumo" => "A adolescência é um período caracterizado pela presença de transformações sociais, biológicas e psicológicas que podem contribuir para diversos problemas de comportamento, favorecendo a incidência de condutas antissociais e delitivas. O aumento de crimes praticados por adolescentes tornou-se um problema social atual. Diante disso, objetivou-se analisar as percepções dos profissionais da educação sobre os adolescentes em conflito com a lei. Participaram 17 profissionais da área educacional que atendem adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, em escolas públicas de João Pessoa, PB, com idade média de 41, 65 anos (DP = 8,83). A maioria do sexo feminino (82,4%), professores (66,7%), com pós-graduação (66,7%). Responderam uma entrevista semiestruturada e um questionário sociodemográfico. Os dados foram analisados com o software Alceste. Os resultados apontaram que as percepções dos profissionais da educação estavam ancoradas nas políticas públicas de ressocialização como o direito ao trabalho e a educação para inserção social desses adolescentes. Evidenciando a importância da assistência psicossocial e pedagógica para orientação de atitudes e hábitos dos adolescentes, devido as necessidades destes em constituir relações, atribuindo importância na atuação do professor no processo de ressocialização. Foi possível verificar ainda, uma visão estereotipada destes acerca dos menores em conflito com a lei, chegando a temer aproximação deles. Dessa forma, constatou-se que as percepções acerca do objeto social estudado estão relacionadas a políticas públicas de ressocialização, a escola e a estereótipos negativos em que o menor infrator é evidenciado socialmente. Portanto, embora a escola não venha assumindo o papel de destaque que precisa no processo de ressocialização, ainda é entendida como peça fundamental nesse processo de construção cidadã. O que aponta para a necessidade de promover uma discussão em torno dos processos educativos como construtores da cidadania destes adolescentes, visualizando a escola como mediadora dessa construção, a partir da mobilização dos atores sociais envolvidos nesse contexto." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID15061_TB5250_27102024134743.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA DE OLIVEIRA SILVA MACHADO" "autor_nome_curto" => "MAYARA" "autor_email" => "machadosmayara@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT5" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679102c5aaae0_22012025113757.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:57:35" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 118963 "edicao_id" => 363 "trabalho_id" => 5250 "inscrito_id" => 15061 "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ACERCA DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI" "resumo" => "A adolescência é um período caracterizado pela presença de transformações sociais, biológicas e psicológicas que podem contribuir para diversos problemas de comportamento, favorecendo a incidência de condutas antissociais e delitivas. O aumento de crimes praticados por adolescentes tornou-se um problema social atual. Diante disso, objetivou-se analisar as percepções dos profissionais da educação sobre os adolescentes em conflito com a lei. Participaram 17 profissionais da área educacional que atendem adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, em escolas públicas de João Pessoa, PB, com idade média de 41, 65 anos (DP = 8,83). A maioria do sexo feminino (82,4%), professores (66,7%), com pós-graduação (66,7%). Responderam uma entrevista semiestruturada e um questionário sociodemográfico. Os dados foram analisados com o software Alceste. Os resultados apontaram que as percepções dos profissionais da educação estavam ancoradas nas políticas públicas de ressocialização como o direito ao trabalho e a educação para inserção social desses adolescentes. Evidenciando a importância da assistência psicossocial e pedagógica para orientação de atitudes e hábitos dos adolescentes, devido as necessidades destes em constituir relações, atribuindo importância na atuação do professor no processo de ressocialização. Foi possível verificar ainda, uma visão estereotipada destes acerca dos menores em conflito com a lei, chegando a temer aproximação deles. Dessa forma, constatou-se que as percepções acerca do objeto social estudado estão relacionadas a políticas públicas de ressocialização, a escola e a estereótipos negativos em que o menor infrator é evidenciado socialmente. Portanto, embora a escola não venha assumindo o papel de destaque que precisa no processo de ressocialização, ainda é entendida como peça fundamental nesse processo de construção cidadã. O que aponta para a necessidade de promover uma discussão em torno dos processos educativos como construtores da cidadania destes adolescentes, visualizando a escola como mediadora dessa construção, a partir da mobilização dos atores sociais envolvidos nesse contexto." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID15061_TB5250_27102024134743.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA DE OLIVEIRA SILVA MACHADO" "autor_nome_curto" => "MAYARA" "autor_email" => "machadosmayara@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT5" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679102c5aaae0_22012025113757.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:57:35" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 363 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol3" "nome" => "CONEDU - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT5" "logo" => null "capa" => "679102c5aaae0_22012025113757.png" "timbrado" => "679102c5ae2b1_22012025113757.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:57:35" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:07" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 363 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol3" "nome" => "CONEDU - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT5" "logo" => null "capa" => "679102c5aaae0_22012025113757.png" "timbrado" => "679102c5ae2b1_22012025113757.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:57:35" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:07" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 232 "edicao_id" => 363 "codigo" => "978-65-5222-010-3" "capa" => "679102c5b0457_22012025113757.png" "titulo" => "CONEDU - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos (Vol.3)" "prefacio" => """ <br />\r\n O Movimento Por uma Educação do Campo no Brasil emergiu nos finais da década de 1990, com maior participação direta e visibilidade dos movimentos sociais na primeira década do século XXI, quando o debate sobre o direito à educação do campo passou a fazer parte das pautas de discussão em diversos espaços, suscitando o debate nas universidades públicas, nas instituições governamentais e não governamentais, nos organismos internacionais, nos diversos setores sociais e nas esferas de tomada de decisão política local e nacional. Neste período, os movimentos sociais protagonizaram a construção da política de educação do campo, ao colocar na agenda política a luta pela reforma agrária, direitos humanos, dignidade, educação e cidadania.<br />\r\n No setor público, a adesão de professores, gestores e investigadores contribuiu para a aproximação entre as universidades brasileiras, os movimentos sociais e as instituições municipais, estaduais e federais, a exemplo do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Ministério do Desenvolvimento e Reforma Agrária (MDA); Secretarias de Educação dos Estados e Municípios; Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e o Movimento Sem Terra (MST) na formulação de projetos e programas de formação de professores para atuar em áreas de reforma agrária. As ações interinstitucionais no âmbito das políticas educativas no Brasill possibiliaram a elaboração de projetos e propostas de educação e formação de educadores do campo, ao mesmo tempo em que promoveu o diálogo intercultural, as tensões e contradições nos processos de formação.<br />\r\n Diversos sujeitos e atores contribuíram para a construção do Movimentos por uma educação do campo e por uma Política de Educação do Campo. Neste cenário o CONEDU contribui para a articulação de uma rede brasileira de sujeitos, isntituições e políticas públicas, divulgar a produção cientifica e refletir acerca da participação dos sujeitos sociais nos processos de construção da Política de Educação do Campo no Território brasileiro, sob diversos olhares, perspectivas e reflexões teóricas. Esperamos que as pequisas aqui apresentadas contribuam para uma visão do cenário, contextos, sujeitos e processso na construção da Política de Educação do Campo no Brasil. <br />\r\n Esperamos que este ebook possa contribuir contribuir para compreender os contextos, os sujeitos e os processos de formação e compreender como os educadores constroem suas identidades, profissionalidade, saberes docentes e como ocorre a relação com os saberes na formação inicial e continuada, com base no pressuposto de que o fazer e o saber pedagógico é mediado pelo diálogo entre as diferenças, e devem levar em conta os contextos, a cultura e visão de mundo que envolve professores, alunos, instituições formadoras e a comunidade local numa relação existencial, política, pedagógica e ideológica através da práxis pedagógica<br />\r\n Desejamos a todos uma boa leitura. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ANA MARIA SOTERO PEREIRA """ "conselho_editorial" => """ SILVANA CHAGAS HOLANDA<br />\r\n UBIRANY LOPES FERREIRA<br />\r\n JOSANIEL VIEIRA DA SILVA<br />\r\n LEONARDO CARBONIERI CAMPOY<br />\r\n MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA<br />\r\n WALDÊNIA LEÃO DE CARVALHO<br />\r\n THAIS FERNANDES DE AMORIM<br />\r\n CARLOS EDUARDO DIAS DA SILVA<br />\r\n MICHELL PLATTINI NASCIMENTO GOMES<br />\r\n ANA MARIA SOTERO PEREIRA<br />\r\n DELIANE MACEDO FARIAS DE SOUSA<br />\r\n MARIA DE FÁTIMA OLIVEIRA BATISTA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "679377c56a9a1_24012025082141.pdf" "arquivo" => "28012025165806-CONEDU---MOVIMENTOS-SOCIAIS--SUJEITOS-E-PROCESSOS-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:57:35" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:07" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 232 "edicao_id" => 363 "codigo" => "978-65-5222-010-3" "capa" => "679102c5b0457_22012025113757.png" "titulo" => "CONEDU - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos (Vol.3)" "prefacio" => """ <br />\r\n O Movimento Por uma Educação do Campo no Brasil emergiu nos finais da década de 1990, com maior participação direta e visibilidade dos movimentos sociais na primeira década do século XXI, quando o debate sobre o direito à educação do campo passou a fazer parte das pautas de discussão em diversos espaços, suscitando o debate nas universidades públicas, nas instituições governamentais e não governamentais, nos organismos internacionais, nos diversos setores sociais e nas esferas de tomada de decisão política local e nacional. Neste período, os movimentos sociais protagonizaram a construção da política de educação do campo, ao colocar na agenda política a luta pela reforma agrária, direitos humanos, dignidade, educação e cidadania.<br />\r\n No setor público, a adesão de professores, gestores e investigadores contribuiu para a aproximação entre as universidades brasileiras, os movimentos sociais e as instituições municipais, estaduais e federais, a exemplo do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Ministério do Desenvolvimento e Reforma Agrária (MDA); Secretarias de Educação dos Estados e Municípios; Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e o Movimento Sem Terra (MST) na formulação de projetos e programas de formação de professores para atuar em áreas de reforma agrária. As ações interinstitucionais no âmbito das políticas educativas no Brasill possibiliaram a elaboração de projetos e propostas de educação e formação de educadores do campo, ao mesmo tempo em que promoveu o diálogo intercultural, as tensões e contradições nos processos de formação.<br />\r\n Diversos sujeitos e atores contribuíram para a construção do Movimentos por uma educação do campo e por uma Política de Educação do Campo. Neste cenário o CONEDU contribui para a articulação de uma rede brasileira de sujeitos, isntituições e políticas públicas, divulgar a produção cientifica e refletir acerca da participação dos sujeitos sociais nos processos de construção da Política de Educação do Campo no Território brasileiro, sob diversos olhares, perspectivas e reflexões teóricas. Esperamos que as pequisas aqui apresentadas contribuam para uma visão do cenário, contextos, sujeitos e processso na construção da Política de Educação do Campo no Brasil. <br />\r\n Esperamos que este ebook possa contribuir contribuir para compreender os contextos, os sujeitos e os processos de formação e compreender como os educadores constroem suas identidades, profissionalidade, saberes docentes e como ocorre a relação com os saberes na formação inicial e continuada, com base no pressuposto de que o fazer e o saber pedagógico é mediado pelo diálogo entre as diferenças, e devem levar em conta os contextos, a cultura e visão de mundo que envolve professores, alunos, instituições formadoras e a comunidade local numa relação existencial, política, pedagógica e ideológica através da práxis pedagógica<br />\r\n Desejamos a todos uma boa leitura. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ANA MARIA SOTERO PEREIRA """ "conselho_editorial" => """ SILVANA CHAGAS HOLANDA<br />\r\n UBIRANY LOPES FERREIRA<br />\r\n JOSANIEL VIEIRA DA SILVA<br />\r\n LEONARDO CARBONIERI CAMPOY<br />\r\n MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA<br />\r\n WALDÊNIA LEÃO DE CARVALHO<br />\r\n THAIS FERNANDES DE AMORIM<br />\r\n CARLOS EDUARDO DIAS DA SILVA<br />\r\n MICHELL PLATTINI NASCIMENTO GOMES<br />\r\n ANA MARIA SOTERO PEREIRA<br />\r\n DELIANE MACEDO FARIAS DE SOUSA<br />\r\n MARIA DE FÁTIMA OLIVEIRA BATISTA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "679377c56a9a1_24012025082141.pdf" "arquivo" => "28012025165806-CONEDU---MOVIMENTOS-SOCIAIS--SUJEITOS-E-PROCESSOS-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:57:35" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:07" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }