Artigo CONEDU - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-010-3

SAÚDE E PSICANÁLISE: A ESCUTA COMO OBJETO DE ESTUDO NO PROCESSO DA CURA

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          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
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                  O Movimento Por uma Educa&ccedil;&atilde;o do Campo no Brasil emergiu nos finais da d&eacute;cada de 1990, com maior participa&ccedil;&atilde;o direta e visibilidade dos movimentos sociais na primeira d&eacute;cada do s&eacute;culo XXI, quando o debate sobre o direito &agrave; educa&ccedil;&atilde;o do campo passou a fazer parte das pautas de discuss&atilde;o em diversos espa&ccedil;os, suscitando o debate nas universidades p&uacute;blicas, nas institui&ccedil;&otilde;es governamentais e n&atilde;o governamentais, nos organismos internacionais, nos diversos setores sociais e nas esferas de tomada de decis&atilde;o pol&iacute;tica local e nacional. Neste per&iacute;odo, os movimentos sociais protagonizaram a constru&ccedil;&atilde;o da pol&iacute;tica de educa&ccedil;&atilde;o do campo, ao colocar na agenda pol&iacute;tica a luta pela reforma agr&aacute;ria, direitos humanos, dignidade, educa&ccedil;&atilde;o e cidadania.<br />\r\n
                  No setor p&uacute;blico, a ades&atilde;o de professores, gestores e investigadores contribuiu para a aproxima&ccedil;&atilde;o entre as universidades brasileiras, os movimentos sociais e as institui&ccedil;&otilde;es municipais, estaduais e federais, a exemplo do Minist&eacute;rio da Educa&ccedil;&atilde;o e Cultura (MEC), Minist&eacute;rio do Desenvolvimento e Reforma Agr&aacute;ria (MDA); Secretarias de Educa&ccedil;&atilde;o dos Estados e Munic&iacute;pios; Instituto de Coloniza&ccedil;&atilde;o e Reforma Agr&aacute;ria (INCRA); Programa Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o na Reforma Agr&aacute;ria (PRONERA) e o Movimento Sem Terra (MST) na formula&ccedil;&atilde;o de projetos e programas de forma&ccedil;&atilde;o de professores para atuar em &aacute;reas de reforma agr&aacute;ria. As a&ccedil;&otilde;es interinstitucionais no &acirc;mbito das pol&iacute;ticas educativas no Brasill possibiliaram a elabora&ccedil;&atilde;o de projetos e propostas de educa&ccedil;&atilde;o e forma&ccedil;&atilde;o de educadores do campo, ao mesmo tempo em que promoveu o di&aacute;logo intercultural, as tens&otilde;es e contradi&ccedil;&otilde;es &nbsp;nos &nbsp;processos de forma&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  Diversos sujeitos e atores contribu&iacute;ram para a constru&ccedil;&atilde;o do Movimentos por uma educa&ccedil;&atilde;o do campo e por uma Pol&iacute;tica de Educa&ccedil;&atilde;o do Campo. Neste cen&aacute;rio o CONEDU contribui para a articula&ccedil;&atilde;o de uma rede brasileira de sujeitos, isntitui&ccedil;&otilde;es e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, divulgar a &nbsp;produ&ccedil;&atilde;o cientifica e refletir acerca da participa&ccedil;&atilde;o dos sujeitos sociais nos processos de constru&ccedil;&atilde;o da Pol&iacute;tica de Educa&ccedil;&atilde;o do Campo no Territ&oacute;rio brasileiro, sob diversos olhares, perspectivas e reflex&otilde;es te&oacute;ricas. Esperamos que as pequisas aqui apresentadas contribuam para uma vis&atilde;o do cen&aacute;rio, contextos, sujeitos e processso na constru&ccedil;&atilde;o da Pol&iacute;tica de Educa&ccedil;&atilde;o do Campo no Brasil.&nbsp;<br />\r\n
                  Esperamos que este ebook possa contribuir contribuir para compreender os contextos, os sujeitos e os processos de forma&ccedil;&atilde;o e compreender como os educadores constroem suas identidades, profissionalidade, saberes docentes e como ocorre a rela&ccedil;&atilde;o com os saberes na forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada, com base no pressuposto de que o fazer e o saber pedag&oacute;gico &eacute; mediado pelo di&aacute;logo entre as diferen&ccedil;as, e devem levar em conta os contextos, a cultura e vis&atilde;o de mundo que envolve professores, alunos, institui&ccedil;&otilde;es formadoras e a comunidade local numa rela&ccedil;&atilde;o existencial, pol&iacute;tica, pedag&oacute;gica e ideol&oacute;gica atrav&eacute;s da pr&aacute;xis pedag&oacute;gica<br />\r\n
                  Desejamos a todos uma boa leitura.&nbsp;&nbsp;
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
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                  SILVANA CHAGAS HOLANDA<br />\r\n
                  UBIRANY LOPES FERREIRA<br />\r\n
                  JOSANIEL VIEIRA DA SILVA<br />\r\n
                  LEONARDO CARBONIERI CAMPOY<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA<br />\r\n
                  WALD&Ecirc;NIA LE&Atilde;O DE CARVALHO<br />\r\n
                  THAIS FERNANDES DE AMORIM<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO DIAS DA SILVA<br />\r\n
                  MICHELL PLATTINI NASCIMENTO GOMES<br />\r\n
                  ANA MARIA SOTERO PEREIRA<br />\r\n
                  DELIANE MACEDO FARIAS DE SOUSA<br />\r\n
                  MARIA DE F&Aacute;TIMA OLIVEIRA BATISTA<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
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                  O Movimento Por uma Educa&ccedil;&atilde;o do Campo no Brasil emergiu nos finais da d&eacute;cada de 1990, com maior participa&ccedil;&atilde;o direta e visibilidade dos movimentos sociais na primeira d&eacute;cada do s&eacute;culo XXI, quando o debate sobre o direito &agrave; educa&ccedil;&atilde;o do campo passou a fazer parte das pautas de discuss&atilde;o em diversos espa&ccedil;os, suscitando o debate nas universidades p&uacute;blicas, nas institui&ccedil;&otilde;es governamentais e n&atilde;o governamentais, nos organismos internacionais, nos diversos setores sociais e nas esferas de tomada de decis&atilde;o pol&iacute;tica local e nacional. Neste per&iacute;odo, os movimentos sociais protagonizaram a constru&ccedil;&atilde;o da pol&iacute;tica de educa&ccedil;&atilde;o do campo, ao colocar na agenda pol&iacute;tica a luta pela reforma agr&aacute;ria, direitos humanos, dignidade, educa&ccedil;&atilde;o e cidadania.<br />\r\n
                  No setor p&uacute;blico, a ades&atilde;o de professores, gestores e investigadores contribuiu para a aproxima&ccedil;&atilde;o entre as universidades brasileiras, os movimentos sociais e as institui&ccedil;&otilde;es municipais, estaduais e federais, a exemplo do Minist&eacute;rio da Educa&ccedil;&atilde;o e Cultura (MEC), Minist&eacute;rio do Desenvolvimento e Reforma Agr&aacute;ria (MDA); Secretarias de Educa&ccedil;&atilde;o dos Estados e Munic&iacute;pios; Instituto de Coloniza&ccedil;&atilde;o e Reforma Agr&aacute;ria (INCRA); Programa Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o na Reforma Agr&aacute;ria (PRONERA) e o Movimento Sem Terra (MST) na formula&ccedil;&atilde;o de projetos e programas de forma&ccedil;&atilde;o de professores para atuar em &aacute;reas de reforma agr&aacute;ria. As a&ccedil;&otilde;es interinstitucionais no &acirc;mbito das pol&iacute;ticas educativas no Brasill possibiliaram a elabora&ccedil;&atilde;o de projetos e propostas de educa&ccedil;&atilde;o e forma&ccedil;&atilde;o de educadores do campo, ao mesmo tempo em que promoveu o di&aacute;logo intercultural, as tens&otilde;es e contradi&ccedil;&otilde;es &nbsp;nos &nbsp;processos de forma&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  Diversos sujeitos e atores contribu&iacute;ram para a constru&ccedil;&atilde;o do Movimentos por uma educa&ccedil;&atilde;o do campo e por uma Pol&iacute;tica de Educa&ccedil;&atilde;o do Campo. Neste cen&aacute;rio o CONEDU contribui para a articula&ccedil;&atilde;o de uma rede brasileira de sujeitos, isntitui&ccedil;&otilde;es e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, divulgar a &nbsp;produ&ccedil;&atilde;o cientifica e refletir acerca da participa&ccedil;&atilde;o dos sujeitos sociais nos processos de constru&ccedil;&atilde;o da Pol&iacute;tica de Educa&ccedil;&atilde;o do Campo no Territ&oacute;rio brasileiro, sob diversos olhares, perspectivas e reflex&otilde;es te&oacute;ricas. Esperamos que as pequisas aqui apresentadas contribuam para uma vis&atilde;o do cen&aacute;rio, contextos, sujeitos e processso na constru&ccedil;&atilde;o da Pol&iacute;tica de Educa&ccedil;&atilde;o do Campo no Brasil.&nbsp;<br />\r\n
                  Esperamos que este ebook possa contribuir contribuir para compreender os contextos, os sujeitos e os processos de forma&ccedil;&atilde;o e compreender como os educadores constroem suas identidades, profissionalidade, saberes docentes e como ocorre a rela&ccedil;&atilde;o com os saberes na forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada, com base no pressuposto de que o fazer e o saber pedag&oacute;gico &eacute; mediado pelo di&aacute;logo entre as diferen&ccedil;as, e devem levar em conta os contextos, a cultura e vis&atilde;o de mundo que envolve professores, alunos, institui&ccedil;&otilde;es formadoras e a comunidade local numa rela&ccedil;&atilde;o existencial, pol&iacute;tica, pedag&oacute;gica e ideol&oacute;gica atrav&eacute;s da pr&aacute;xis pedag&oacute;gica<br />\r\n
                  Desejamos a todos uma boa leitura.&nbsp;&nbsp;
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
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                  SILVANA CHAGAS HOLANDA<br />\r\n
                  UBIRANY LOPES FERREIRA<br />\r\n
                  JOSANIEL VIEIRA DA SILVA<br />\r\n
                  LEONARDO CARBONIERI CAMPOY<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA<br />\r\n
                  WALD&Ecirc;NIA LE&Atilde;O DE CARVALHO<br />\r\n
                  THAIS FERNANDES DE AMORIM<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO DIAS DA SILVA<br />\r\n
                  MICHELL PLATTINI NASCIMENTO GOMES<br />\r\n
                  ANA MARIA SOTERO PEREIRA<br />\r\n
                  DELIANE MACEDO FARIAS DE SOUSA<br />\r\n
                  MARIA DE F&Aacute;TIMA OLIVEIRA BATISTA<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
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Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

A comunicação no processo de tratamento com a psicanálise não se dá apenas de forma verbal. Os silêncios e os sinais não verbais entregues pelo paciente pode projetar informações pontuais a serem interpretadas pelo analista no processo de escuta. Portanto, as contribuições psicanalíticas encontram suas próprias soluções e acrescentam novas nuances à maneira pela qual um analista escuta a comunicação do paciente. Este estudo tem como objetivo identificar a contribuição da escuta no processo de intervenção e cura do paciente. É uma pesquisa qualitativa, exploratória e de campo. O instrumento de coleta de dados foi a observação participante com seis adolescentes matriculados em uma escola pública. A base teórica está fundamentada em Nasio (1999), Coutinho (2007), Abel (2013), Akhtar (2016) entre outros. As diferentes formas de escutas destacam sobreposições expressivas. No entanto, cada olhar interpretativo deve ser considerado separadamente considerando que há um complemento em cada conjectura e associação livre do paciente. A postura do analista aprofunda o conhecimento do psicanalista sobre o paciente. No entanto, se faz necessário observar se a subjetividade contribui para iluminar o inconsciente do paciente no sentido de voltar a consciência. E, assim inclui o depósito de pensamentos impensáveis no sentido de devolver ao analista o que o paciente não suporta sentir ou pensar. Esse, precisa também desenvolver habilidade para realizar regressões controladas e reversíveis, aplicar a empatia e desenvolver ações significativas para o paciente.

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