SAÚDE E PSICANÁLISE: A ESCUTA COMO OBJETO DE ESTUDO NO PROCESSO DA CURA
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Este estudo tem como objetivo identificar a contribuição da escuta no processo de intervenção e cura do paciente. É uma pesquisa qualitativa, exploratória e de campo. O instrumento de coleta de dados foi a observação participante com seis adolescentes matriculados em uma escola pública. A base teórica está fundamentada em Nasio (1999), Coutinho (2007), Abel (2013), Akhtar (2016) entre outros. As diferentes formas de escutas destacam sobreposições expressivas. No entanto, cada olhar interpretativo deve ser considerado separadamente considerando que há um complemento em cada conjectura e associação livre do paciente. A postura do analista aprofunda o conhecimento do psicanalista sobre o paciente. No entanto, se faz necessário observar se a subjetividade contribui para iluminar o inconsciente do paciente no sentido de voltar a consciência. E, assim inclui o depósito de pensamentos impensáveis no sentido de devolver ao analista o que o paciente não suporta sentir ou pensar. 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Neste período, os movimentos sociais protagonizaram a construção da política de educação do campo, ao colocar na agenda política a luta pela reforma agrária, direitos humanos, dignidade, educação e cidadania.<br />\r\n No setor público, a adesão de professores, gestores e investigadores contribuiu para a aproximação entre as universidades brasileiras, os movimentos sociais e as instituições municipais, estaduais e federais, a exemplo do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Ministério do Desenvolvimento e Reforma Agrária (MDA); Secretarias de Educação dos Estados e Municípios; Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e o Movimento Sem Terra (MST) na formulação de projetos e programas de formação de professores para atuar em áreas de reforma agrária. 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