Artigo CONEDU - Educação e relações étnico-raciais (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-011-0

“CADÊ A HISTÓRIA QUE TAVA AQUI?” A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO RACIAL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

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          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
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                  Mojub&aacute;!<br />\r\n
                  Em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, o X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (CONEDU), realizado em Fortaleza (CE), nos dias 19 a 21 de setembro de 2024, reuniu pensadores, pesquisadores, educadores e estudantes para refletir sobre os &ldquo;Contrastes, diversidade e inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio. Como resultado desses debates, este e-book nos revela preciosos trabalhos que contribu&iacute;ram nesta discuss&atilde;o.<br />\r\n
                  No Grupo de Trabalho (GT-06), voltado para a &ldquo;Educa&ccedil;&atilde;o e Rela&ccedil;&otilde;es &Eacute;tnico-raciais&rdquo;, coordenado por mim, os trabalhos avaliados (por um grupo de pesquisadoras e pesquisadores dedicados, que aprecio e agrade&ccedil;o) e apresentados durante o evento demonstraram o quanto a pesquisa neste campo tem, a cada ano, se diversificado e compreendido a import&acirc;ncia das rela&ccedil;&otilde;es &eacute;tnico-raciais em todos os campos da educa&ccedil;&atilde;o: dentro e fora da escola, na gest&atilde;o, na forma&ccedil;&atilde;o de professores, nos curr&iacute;culos, nas disciplinas, em todas as etapas, modalidades, eixos e n&iacute;veis. Por isso, este lugar privilegiado de pensar coletivamente as rela&ccedil;&otilde;es &eacute;tnico-raciais no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio.<br />\r\n
                  Com a implementa&ccedil;&atilde;o da Lei n.&ordm; 10.639/2003, nas duas &uacute;ltimas d&eacute;cadas, houve mudan&ccedil;as educativas significativas, diante da obrigatoriedade da legisla&ccedil;&atilde;o; embora &nbsp;ainda haja um coletivo inerte que se op&otilde;e &agrave; compreens&atilde;o dessa lei como um direito, os trabalhos neste GT demonstraram que educadoras e educadores t&ecirc;m constru&iacute;do uma cultura em prol de uma educa&ccedil;&atilde;o antirracista de respeito aos direitos humanos e &agrave;s diferen&ccedil;as. &nbsp;Os cap&iacute;tulos aqui selecionados trazem pesquisas, em diferentes campos, metodologias e etapas, que buscam ratificar o espa&ccedil;o expressivo e o lugar comprometido que a pr&aacute;tica pedag&oacute;gica em prol das rela&ccedil;&otilde;es &eacute;tnico-raciais tem ocupado, que tamb&eacute;m envolve uma postura n&atilde;o omissa, capaz de interferir em valores, posturas, estigmas e julgamentos excludentes presentes na educa&ccedil;&atilde;o.&nbsp;<br />\r\n
                  Assim, como prop&otilde;e o t&iacute;tulo, os contrastes precisam ser abordados e revelados porque &nbsp;comp&otilde;em a diversidade &eacute;tnico-racial que, por sua vez, exige &nbsp;inclus&atilde;o presente e &nbsp;leg&iacute;tima em todos os espa&ccedil;os educativos. Esses tr&ecirc;s quesitos se entrela&ccedil;am nos cap&iacute;tulos apresentados. Todas, todos e todes est&atilde;o convidados a apreci&aacute;-los, ler, reler e conversar com autoras e autores. N&atilde;o deixem a oportunidade passar em debater, mais uma vez, &nbsp;a educa&ccedil;&atilde;o para o pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio. Voc&ecirc;s s&atilde;o convidados a fazer (e tomar) parte!<br />\r\n
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                  DENISE MARIA SOARES LIMA<br />\r\n
                  LILIAN MARIA DA SILVA MELLO<br />\r\n
                  CL&Eacute;ZIO ROBERTO GON&Ccedil;ALVES<br />\r\n
                  THAMARA FIGUEIREDO<br />\r\n
                  HEDGARD RODRIGUES DA SILVA<br />\r\n
                  TEREZA LUIZA DE FRAN&Ccedil;A<br />\r\n
                  ANA RITA DE C&Aacute;SSIA SILVA OLIVEIRA<br />\r\n
                  CHRISTINA PEREIRA DA SILVA<br />\r\n
                  F&Aacute;BIO CARLOS VIEIRA PINTO<br />\r\n
                  CRISTIANE SOUSA DA SILVA<br />\r\n
                  RAFAEL MASCARENHAS MATOS<br />\r\n
                  RODRIGO WANTUIR ALVES DE ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  GABRIELE DA SILVA ANTUNES<br />\r\n
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                  Mojub&aacute;!<br />\r\n
                  Em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, o X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (CONEDU), realizado em Fortaleza (CE), nos dias 19 a 21 de setembro de 2024, reuniu pensadores, pesquisadores, educadores e estudantes para refletir sobre os &ldquo;Contrastes, diversidade e inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio. Como resultado desses debates, este e-book nos revela preciosos trabalhos que contribu&iacute;ram nesta discuss&atilde;o.<br />\r\n
                  No Grupo de Trabalho (GT-06), voltado para a &ldquo;Educa&ccedil;&atilde;o e Rela&ccedil;&otilde;es &Eacute;tnico-raciais&rdquo;, coordenado por mim, os trabalhos avaliados (por um grupo de pesquisadoras e pesquisadores dedicados, que aprecio e agrade&ccedil;o) e apresentados durante o evento demonstraram o quanto a pesquisa neste campo tem, a cada ano, se diversificado e compreendido a import&acirc;ncia das rela&ccedil;&otilde;es &eacute;tnico-raciais em todos os campos da educa&ccedil;&atilde;o: dentro e fora da escola, na gest&atilde;o, na forma&ccedil;&atilde;o de professores, nos curr&iacute;culos, nas disciplinas, em todas as etapas, modalidades, eixos e n&iacute;veis. Por isso, este lugar privilegiado de pensar coletivamente as rela&ccedil;&otilde;es &eacute;tnico-raciais no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio.<br />\r\n
                  Com a implementa&ccedil;&atilde;o da Lei n.&ordm; 10.639/2003, nas duas &uacute;ltimas d&eacute;cadas, houve mudan&ccedil;as educativas significativas, diante da obrigatoriedade da legisla&ccedil;&atilde;o; embora &nbsp;ainda haja um coletivo inerte que se op&otilde;e &agrave; compreens&atilde;o dessa lei como um direito, os trabalhos neste GT demonstraram que educadoras e educadores t&ecirc;m constru&iacute;do uma cultura em prol de uma educa&ccedil;&atilde;o antirracista de respeito aos direitos humanos e &agrave;s diferen&ccedil;as. &nbsp;Os cap&iacute;tulos aqui selecionados trazem pesquisas, em diferentes campos, metodologias e etapas, que buscam ratificar o espa&ccedil;o expressivo e o lugar comprometido que a pr&aacute;tica pedag&oacute;gica em prol das rela&ccedil;&otilde;es &eacute;tnico-raciais tem ocupado, que tamb&eacute;m envolve uma postura n&atilde;o omissa, capaz de interferir em valores, posturas, estigmas e julgamentos excludentes presentes na educa&ccedil;&atilde;o.&nbsp;<br />\r\n
                  Assim, como prop&otilde;e o t&iacute;tulo, os contrastes precisam ser abordados e revelados porque &nbsp;comp&otilde;em a diversidade &eacute;tnico-racial que, por sua vez, exige &nbsp;inclus&atilde;o presente e &nbsp;leg&iacute;tima em todos os espa&ccedil;os educativos. Esses tr&ecirc;s quesitos se entrela&ccedil;am nos cap&iacute;tulos apresentados. Todas, todos e todes est&atilde;o convidados a apreci&aacute;-los, ler, reler e conversar com autoras e autores. N&atilde;o deixem a oportunidade passar em debater, mais uma vez, &nbsp;a educa&ccedil;&atilde;o para o pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio. Voc&ecirc;s s&atilde;o convidados a fazer (e tomar) parte!<br />\r\n
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  DENISE MARIA SOARES LIMA<br />\r\n
                  LILIAN MARIA DA SILVA MELLO<br />\r\n
                  CL&Eacute;ZIO ROBERTO GON&Ccedil;ALVES<br />\r\n
                  THAMARA FIGUEIREDO<br />\r\n
                  HEDGARD RODRIGUES DA SILVA<br />\r\n
                  TEREZA LUIZA DE FRAN&Ccedil;A<br />\r\n
                  ANA RITA DE C&Aacute;SSIA SILVA OLIVEIRA<br />\r\n
                  CHRISTINA PEREIRA DA SILVA<br />\r\n
                  F&Aacute;BIO CARLOS VIEIRA PINTO<br />\r\n
                  CRISTIANE SOUSA DA SILVA<br />\r\n
                  RAFAEL MASCARENHAS MATOS<br />\r\n
                  RODRIGO WANTUIR ALVES DE ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  GABRIELE DA SILVA ANTUNES<br />\r\n
                  DAVISON DA SILVA SOUZA
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Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

Inspiradas na fala da escritora nigeriana Chimamanda Adichie (2019) e de tantas outras intelectuais negras que defendem que as histórias importam, pois elas caluniam, mas também empoderam e humanizam; desenvolvemos esta pesquisa. Nosso objetivo foi identificar as contribuições do letramento racial para o desenvolvimento de crianças em processo de alfabetização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, uma escrevivência (Evaristo, 2017) de uma professora alfabetizadora negra em diálogo com as demais autoras do estudo, também professoras negras. Apoia-se, teoricamente, em Ziviani (2012), Cavalleiro (2022), Almeida (2023), hooks (2017, 2021), dentre outras referências. As experiências relatadas aconteceram no ano de 2023, com uma turma de primeiro ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Fortaleza. Os resultados desse estudo evidenciaram que ao acessarem livros de literatura infantil com personagens negros e dialogarem sobre história e cultura dos povos negros - em cumprimento à Lei nº 10639/2003, as crianças negras passaram pela experiência positiva com a sua identidade, provocando mais pertencimento nos processos escolares e sociais, engajamento, participação e interesse nas aulas , enquanto as crianças não-negras desenvolveram maior respeito com as diferenças, através do conhecimento de diversas culturas, minimizando os casos de racismo em sala de aula. Identificamos ainda que, devido aos processos históricos e sistemáticos de racismo, as crianças negras, quase sempre, sentem-se inseguras para tentar ler e escrever. Visto isso, o uso de palavras afirmativas pela professora, incentivando-as a tentar, permitindo-lhes errar e ter dúvidas, acolhendo suas questões e mediando as aprendizagens, contribuiu para que essas crianças avançassem nos processos de leitura e escrita.

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