O JOGO E A BRINCADEIRA COMO RESISTÊNCIA DAS CULTURAS LÚDICAS INFANTIS NO CONTEXTO ESCOLAR
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O objetivo desse estudo é refletir sobre a presença de uma Cultura Lúdica que, mesmo sendo desconsiderada por muitos contextos escolares, ainda resiste graças ao principal personagem responsável por fazer com que ela ainda sobreviva em meio à essa negação: a criança. Caracterizada como uma pesquisa bibliográfica, a metodologia utilizou de material já publicado, especialmente livros, artigos de periódicos científicos, revistas, Dissertações, Teses, entre outros materiais divulgados sobre a temática. Os resultados e discussões apontam que o jogo e a brincadeira, enquanto elementos importantes das Culturas Lúdicas Infantis, são componentes da formação humana, atuam enquanto propagador da cultura e são facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem das crianças e não o contrário disso. Conclui-se que é preciso reconhecer a real necessidade de considerarmos as crianças como sujeitos ativos e como produtores de cultura em potencial dentro das escolas e que é praticamente impossível podar as ações criativas propostas pelas Culturas Lúdicas Infantis, visto que elas estão inseridas em um movimento maior para as crianças, que estão em seu impulso inicial de vida: o movimento de, simplesmente, serem crianças." 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É sabido, a recorrência de situações pedagógicas que revelam práticas docentes mecanicista que se distancia das necessidades e interesses da criança, negando, com isso, a sua condição de sujeito histórico social e de diretos, possuidora de um repertório de conhecimentos que lhes leva a dizer e compreender o mundo de uma forma muito específica. Conforme preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (Brasil, 2010), a criança é concebida como: <br />\r\n <br />\r\n Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura (Brasil, 2010, p. 12) .<br />\r\n <br />\r\n Essa concepção, marcada pelo respeito às particularidades e especificidades da criança, reflete nos movimentos manifestos no contexto da Educação Infantil, sobretudo como a criança é compreendida e como se revelam as práticas pedagógicas nesse nível de educação. Diante disso, é importante as culturas infantis e reconhecer a criança como protagonista no seu processo de construção de conhecimento, cujas expressões manifesta-se pelas múltiplas linguagens que a constitui. Como retrata Loris Malaguzzi, a criança tem cem linguagens. Essas múltiplas linguagens são os fios que tecem um elo entre a intencionalidade pedagógica das professoras e dos professores e as efetivas aprendizagens das crianças.<br />\r\n É necessário, portanto, que as atitudes e procedimentos da ação docente estejam baseados em conhecimentos específicos sobre o desenvolvimento biológico, emocional, motor, e intelectual das crianças, levando em consideração as diferentes realidades socioculturais. 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