NOVOS LETRAMENTOS E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119114 "edicao_id" => 368 "trabalho_id" => 6577 "inscrito_id" => 16667 "titulo" => "NOVOS LETRAMENTOS E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS" "resumo" => "Apresente pesquisa se trata de um recorte da dissertação de mestrado em letras pela Universidade Federal do Piauí – UFPI da autora, o trabalho possui uma relevância acadêmica e educacional, no qual se justifica pela necessidade de investigar um protótipo que envolve tecnologias digitais para ensino de língua portuguesa como L2 para alunos surdos em um ambiente online, percebida a partir de experiências vivenciadas pela pesquisadora com estudantes surdos e ouvintes em uma mesma sala de aula. O objetivo da pesquisa é analisar os novos letramentos na etapa de desenvolvimento do protótipo ProtSurdo para ensino de língua portuguesa como L2 para alunos surdos, considerando um novo ethos e uma nova mentalidade. A pesquisa se fundamenta teoricamente em autores como Lankshear e Knobel (2003, 2006, 2007, 2010, 2011), Rojo e Moura (2019) e Rosa (2016), sobre novos letramentos; Benetti, Seara e Schlindwein (2005), Kochanski (2013) e Somerville (2013), para discussão do protótipo PortSurdo; e Almeida (2016), Avelar e Freitas (2016), Nascimento et al.(2021), Quadros e Karnopp (2004) e Salles et al. (2004a, 2004b), no tocante ao ensino de língua portuguesa como L2 para surdos. Dessa maneira, foi possível concluir que os novos letramentos presentes na etapa de desenvolvimento do protótipo PortSurdo contribuem para o ensino de língua portuguesa como L2 para alunos surdos, por meio de informações sobre os conteúdos, perguntas e atividades com perguntas e respostas, relacionadas à leitura e interpretação de textos, produção de frases e enunciados e compreensão de gêneros textuais, proporcionando o uso de tecnologias digitais em um ambiente online, com um novo ethos e dentro de uma nova mentalidade." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID16667_TB6577_27102024183304.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:10:47" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA LUZ OLIVEIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "MARIA Luz" "autor_email" => "daluzz0202@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-especial-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:51:19" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119114 "edicao_id" => 368 "trabalho_id" => 6577 "inscrito_id" => 16667 "titulo" => "NOVOS LETRAMENTOS E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS" "resumo" => "Apresente pesquisa se trata de um recorte da dissertação de mestrado em letras pela Universidade Federal do Piauí – UFPI da autora, o trabalho possui uma relevância acadêmica e educacional, no qual se justifica pela necessidade de investigar um protótipo que envolve tecnologias digitais para ensino de língua portuguesa como L2 para alunos surdos em um ambiente online, percebida a partir de experiências vivenciadas pela pesquisadora com estudantes surdos e ouvintes em uma mesma sala de aula. O objetivo da pesquisa é analisar os novos letramentos na etapa de desenvolvimento do protótipo ProtSurdo para ensino de língua portuguesa como L2 para alunos surdos, considerando um novo ethos e uma nova mentalidade. A pesquisa se fundamenta teoricamente em autores como Lankshear e Knobel (2003, 2006, 2007, 2010, 2011), Rojo e Moura (2019) e Rosa (2016), sobre novos letramentos; Benetti, Seara e Schlindwein (2005), Kochanski (2013) e Somerville (2013), para discussão do protótipo PortSurdo; e Almeida (2016), Avelar e Freitas (2016), Nascimento et al.(2021), Quadros e Karnopp (2004) e Salles et al. (2004a, 2004b), no tocante ao ensino de língua portuguesa como L2 para surdos. Dessa maneira, foi possível concluir que os novos letramentos presentes na etapa de desenvolvimento do protótipo PortSurdo contribuem para o ensino de língua portuguesa como L2 para alunos surdos, por meio de informações sobre os conteúdos, perguntas e atividades com perguntas e respostas, relacionadas à leitura e interpretação de textos, produção de frases e enunciados e compreensão de gêneros textuais, proporcionando o uso de tecnologias digitais em um ambiente online, com um novo ethos e dentro de uma nova mentalidade." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID16667_TB6577_27102024183304.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:10:47" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA LUZ OLIVEIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "MARIA Luz" "autor_email" => "daluzz0202@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-especial-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:51:19" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 368 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-especial-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10" "logo" => null "capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg" "timbrado" => "679106d63bcb5_22012025115518.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 16:51:19" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 368 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-especial-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10" "logo" => null "capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg" "timbrado" => "679106d63bcb5_22012025115518.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 16:51:19" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 237 "edicao_id" => 368 "codigo" => "978-65-5222-018-9" "capa" => "679106f54fe0e_22012025115549.png" "titulo" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)" "prefacio" => """ A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis educacionais e ainda, vem ao encontro de garantir o direito de uma educação acessível e de qualidade para todos. Entretanto, é possível observar que se trata de uma modalidade com muito por se defender e valorizar, demonstrando a relevância de se debruçar por estudos que são apresentados em eventos educacionais e e-books, como os desta obra.<br />\r\n Uma educação de qualidade ultrapassa o objetivo essencial da leitura e escrita com compreensão, ela permite ao estudante alcançar uma vida digna e autônoma, sendo um sujeito crítico capaz de tomar decisões e realizar escolhas por si mesmo. Para tanto, o ensino de todas as disciplinas deve ser pensado de maneira acessível e isso só é possível com o apoio do profissional de educação especial, que é formado para essa função.<br />\r\n Não é demérito algum que professores muito bem capacitados em suas respectivas áreas necessitem do apoio do professor de educação especial. Ora, não esperamos ou ao menos não deveríamos esperar, que o professor de matemática ministrasse aulas de inglês, tampouco o professor de história ministrasse aulas de física. No entanto, ainda encontramos resistência na compreensão do papel do professor de educação especial dentro das instituições educacionais em seus diversos níveis.<br />\r\n No entanto, os estudos contidos neste e-book denotam que os olhares estão expandindo o horizonte, ultrapassando o nível básico de educação, sobretudo a alfabetização. São estudos que nos levam a refletir sobre o direito de se aprender todo o conteúdo previsto para uma formação de qualidade. Ou seja, estudos que abordam estratégias de ensino para as diversas disciplinas do ensino básico, para conteúdos de ensino profissionalizante, para a formação em educação superior e para o mundo do trabalho.<br />\r\n Portanto, é com muita alegria, que os convido a uma imersão nos textos contidos neste e-book de altíssima qualidade, convido ainda para uma sincera reflexão sobre pensamentos e ideias que conduzem a um mundo capacitista, mesmo que não intencionalmente. Apenas alerto para um grande risco! O risco de perceber que verdades absolutas não existem, o que significa que estamos em constante construção também profissionalmente. Excelente leitura<br />\r\n """ "apresentacao" => """ <br />\r\n """ "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO <br />\r\n ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO """ "conselho_editorial" => """ PHAGNER RAMOS TAVARES<br />\r\n MARA CRISTINA LOPES SILVA ARAÚJO<br />\r\n MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE<br />\r\n NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS<br />\r\n SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO<br />\r\n VÂNIA DA SILVA FERREIRA<br />\r\n HELEN CRISTIANE DA SILVA THEODORO<br />\r\n MARILIA CAROLLYNE SOARES DE AMORIM<br />\r\n ANDRÉ ALVES SANTIAGO<br />\r\n FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES<br />\r\n ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO<br />\r\n FRANCYLLAYANS KARLA DA SILVA FERNANDES<br />\r\n BEATRIZ ALVES DE DEUS BISPO<br />\r\n JAMMERSON YURI DA SILVA<br />\r\n LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e52957e9f_24012025160825.pdf" "arquivo" => "28012025165212-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:51:19" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 237 "edicao_id" => 368 "codigo" => "978-65-5222-018-9" "capa" => "679106f54fe0e_22012025115549.png" "titulo" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)" "prefacio" => """ A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis educacionais e ainda, vem ao encontro de garantir o direito de uma educação acessível e de qualidade para todos. Entretanto, é possível observar que se trata de uma modalidade com muito por se defender e valorizar, demonstrando a relevância de se debruçar por estudos que são apresentados em eventos educacionais e e-books, como os desta obra.<br />\r\n Uma educação de qualidade ultrapassa o objetivo essencial da leitura e escrita com compreensão, ela permite ao estudante alcançar uma vida digna e autônoma, sendo um sujeito crítico capaz de tomar decisões e realizar escolhas por si mesmo. Para tanto, o ensino de todas as disciplinas deve ser pensado de maneira acessível e isso só é possível com o apoio do profissional de educação especial, que é formado para essa função.<br />\r\n Não é demérito algum que professores muito bem capacitados em suas respectivas áreas necessitem do apoio do professor de educação especial. Ora, não esperamos ou ao menos não deveríamos esperar, que o professor de matemática ministrasse aulas de inglês, tampouco o professor de história ministrasse aulas de física. No entanto, ainda encontramos resistência na compreensão do papel do professor de educação especial dentro das instituições educacionais em seus diversos níveis.<br />\r\n No entanto, os estudos contidos neste e-book denotam que os olhares estão expandindo o horizonte, ultrapassando o nível básico de educação, sobretudo a alfabetização. São estudos que nos levam a refletir sobre o direito de se aprender todo o conteúdo previsto para uma formação de qualidade. Ou seja, estudos que abordam estratégias de ensino para as diversas disciplinas do ensino básico, para conteúdos de ensino profissionalizante, para a formação em educação superior e para o mundo do trabalho.<br />\r\n Portanto, é com muita alegria, que os convido a uma imersão nos textos contidos neste e-book de altíssima qualidade, convido ainda para uma sincera reflexão sobre pensamentos e ideias que conduzem a um mundo capacitista, mesmo que não intencionalmente. Apenas alerto para um grande risco! O risco de perceber que verdades absolutas não existem, o que significa que estamos em constante construção também profissionalmente. Excelente leitura<br />\r\n """ "apresentacao" => """ <br />\r\n """ "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO <br />\r\n ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO """ "conselho_editorial" => """ PHAGNER RAMOS TAVARES<br />\r\n MARA CRISTINA LOPES SILVA ARAÚJO<br />\r\n MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE<br />\r\n NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS<br />\r\n SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO<br />\r\n VÂNIA DA SILVA FERREIRA<br />\r\n HELEN CRISTIANE DA SILVA THEODORO<br />\r\n MARILIA CAROLLYNE SOARES DE AMORIM<br />\r\n ANDRÉ ALVES SANTIAGO<br />\r\n FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES<br />\r\n ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO<br />\r\n FRANCYLLAYANS KARLA DA SILVA FERNANDES<br />\r\n BEATRIZ ALVES DE DEUS BISPO<br />\r\n JAMMERSON YURI DA SILVA<br />\r\n LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e52957e9f_24012025160825.pdf" "arquivo" => "28012025165212-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:51:19" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }