A INTERFACE DA EJA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTADO DO CONHECIMENTO DA PESQUISA
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119183 "edicao_id" => 370 "trabalho_id" => 6012 "inscrito_id" => 14846 "titulo" => "A INTERFACE DA EJA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTADO DO CONHECIMENTO DA PESQUISA" "resumo" => "O presente estudo apresenta o estado do conhecimento da pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a partir de teses e dissertações provenientes da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e do catálogo da CAPES. Nessa perspectiva, foi traçado como objetivo norteador mapear as produções acadêmicas que versam sobre a interface da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial na Perspectiva Inclusiva para formação docente. Ademais, foram definidos os seguintes objetivos específicos: Identificar estudos sobre a referida temática a partir dos seguintes descritores- EJA/ Educação Especial e Formação docente, a interface da EJA e Educação especial e formação docente, EJA e educação especial e educação inclusiva; apresentar o corpus de análise das pesquisas anotadas, sistematizadas e categorizadas através da leitura flutuante e análise interpretativa; construir as categorias de análise para a sistematização analítica das pesquisas selecionadas; avaliar e refletir criticamente a partir de uma análise interpretativa das categorias. Além disso, utilizamos a abordagem qualitativa, pesquisa descritiva e análise interpretativa. Nesse sentido, para selecionar as produções acadêmicas adotou-se critérios de inclusão e exclusão, lastro temporal de produções dos últimos cinco anos, combinados por meio de operadores booleanos “and” e “or”. Então, selecionou-se seis dissertações e duas teses para compor a nossa sistematização da pesquisa. Por fim, organizamos essa sistematização em duas categorias de análise, intituladas de: pessoa com deficiência na EJA e formação docente; e práticas pedagógicas para pessoa com deficiência na EJA. Diante do exposto, podemos afirmar que há insuficientes pesquisas acadêmicas referente a essa temática, bem como a importância de ter formação docente inicial para abordar sobre pessoas com deficiência na EJA, visto que todos os trabalhos selecionados destacaram sobre essa interface na formação docente continuada ou em serviço." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID14846_TB6012_08102024221147.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:16:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANGELA CAIRES VIANA" "autor_nome_curto" => "ROSANGELA" "autor_email" => "rosangelavianac@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT12" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791077191e07_22012025115753.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:56:28" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119183 "edicao_id" => 370 "trabalho_id" => 6012 "inscrito_id" => 14846 "titulo" => "A INTERFACE DA EJA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTADO DO CONHECIMENTO DA PESQUISA" "resumo" => "O presente estudo apresenta o estado do conhecimento da pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a partir de teses e dissertações provenientes da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e do catálogo da CAPES. Nessa perspectiva, foi traçado como objetivo norteador mapear as produções acadêmicas que versam sobre a interface da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial na Perspectiva Inclusiva para formação docente. Ademais, foram definidos os seguintes objetivos específicos: Identificar estudos sobre a referida temática a partir dos seguintes descritores- EJA/ Educação Especial e Formação docente, a interface da EJA e Educação especial e formação docente, EJA e educação especial e educação inclusiva; apresentar o corpus de análise das pesquisas anotadas, sistematizadas e categorizadas através da leitura flutuante e análise interpretativa; construir as categorias de análise para a sistematização analítica das pesquisas selecionadas; avaliar e refletir criticamente a partir de uma análise interpretativa das categorias. Além disso, utilizamos a abordagem qualitativa, pesquisa descritiva e análise interpretativa. Nesse sentido, para selecionar as produções acadêmicas adotou-se critérios de inclusão e exclusão, lastro temporal de produções dos últimos cinco anos, combinados por meio de operadores booleanos “and” e “or”. Então, selecionou-se seis dissertações e duas teses para compor a nossa sistematização da pesquisa. Por fim, organizamos essa sistematização em duas categorias de análise, intituladas de: pessoa com deficiência na EJA e formação docente; e práticas pedagógicas para pessoa com deficiência na EJA. Diante do exposto, podemos afirmar que há insuficientes pesquisas acadêmicas referente a essa temática, bem como a importância de ter formação docente inicial para abordar sobre pessoas com deficiência na EJA, visto que todos os trabalhos selecionados destacaram sobre essa interface na formação docente continuada ou em serviço." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID14846_TB6012_08102024221147.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:16:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANGELA CAIRES VIANA" "autor_nome_curto" => "ROSANGELA" "autor_email" => "rosangelavianac@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT12" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791077191e07_22012025115753.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:56:28" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 370 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT12" "logo" => null "capa" => "6791077191e07_22012025115753.jpg" "timbrado" => "67910771929de_22012025115753.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 16:56:28" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:12" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 370 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT12" "logo" => null "capa" => "6791077191e07_22012025115753.jpg" "timbrado" => "67910771929de_22012025115753.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 16:56:28" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:12" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 239 "edicao_id" => 370 "codigo" => "978-65-5222-013-4" "capa" => "6791077194f0e_22012025115753.png" "titulo" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)" "prefacio" => """ É com grande satisfação que chegamos ao X Congresso Nacional de Educação (X Conedu)! A edição de 2024 teve como mote o tema “Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio”, o evento contou com a participação de milhares de estudantes, educadores e pesquisadores de todo o país e do exterior. O GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas teve expressiva submissão de trabalhos, 1621 no total, sendo que, após criteriosa avaliação, 128 artigos foram aprovados e publicados.<br />\r\n Os números são bastante significativos e nos alertam para a importância e atualidade do tema, mesmo o Brasil sendo um dos primeiros países do mundo a estabelecer o direito à educação para todos, ainda na Constituição Política do Império do Brazil de 1824, algo tão básico como ler e escrever um texto simples é inacessível para parcela considerável da população (Brasil, 1824).<br />\r\n Passados 200 anos da garantia constitucional, o país segue com 9,3 milhões de analfabetos considerando a população com 15 anos ou mais de idade, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) sobre educação de 2023. Se considerarmos apenas aqueles que possuem 25 anos ou mais, 46% da população não concluiu a escolaridade básica (IBGE, 2024).<br />\r\n Apesar do cenário estatístico não ser nada animador, neste ebook o leitor terá contato com diversas iniciativas exitosas advindas da luta de educadores comprometidos com a educação popular e com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que atuam em instituições escolares e não-escolares com o ideal de fazer a diferença na vida de seus educandos e da sua comunidade.<br />\r\n Denúncias contra o Estado, a falta de recursos, o financiamento insuficiente para a modalidade EJA, estratégias para mascarar dados e desafios que sem mobilização e controle social dificilmente serão vencidos também estão presentes nos capítulos a seguir.<br />\r\n Recomenda-se vivamente a leitura para estudantes, pesquisadores, ativistas sociais, parlamentares e para todos que almejam compreender um pouco mais sobre o nosso país, com suas riquezas e mazelas.<br />\r\n <br />\r\n Forte abraço e uma excelente leitura!<br />\r\n <br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO <br />\r\n CAIO CABRAL DA SILVA<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ ELIANO MACEDO SOUZA<br />\r\n DILMA ANTUNES SILVA<br />\r\n ROSÂNGELA BAGNOLI OVIDIO<br />\r\n ÉRICO SANTOS PIMENTA<br />\r\n VANESSA SANTANA DOS SANTOS<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e8b4995e3_24012025162332.pdf" "arquivo" => "28012025164823-CONEDU---EDUCACAO-DE-PESSOAS-JOVENS--ADULTAS-E-IDO.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:56:28" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:12" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 239 "edicao_id" => 370 "codigo" => "978-65-5222-013-4" "capa" => "6791077194f0e_22012025115753.png" "titulo" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)" "prefacio" => """ É com grande satisfação que chegamos ao X Congresso Nacional de Educação (X Conedu)! A edição de 2024 teve como mote o tema “Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio”, o evento contou com a participação de milhares de estudantes, educadores e pesquisadores de todo o país e do exterior. O GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas teve expressiva submissão de trabalhos, 1621 no total, sendo que, após criteriosa avaliação, 128 artigos foram aprovados e publicados.<br />\r\n Os números são bastante significativos e nos alertam para a importância e atualidade do tema, mesmo o Brasil sendo um dos primeiros países do mundo a estabelecer o direito à educação para todos, ainda na Constituição Política do Império do Brazil de 1824, algo tão básico como ler e escrever um texto simples é inacessível para parcela considerável da população (Brasil, 1824).<br />\r\n Passados 200 anos da garantia constitucional, o país segue com 9,3 milhões de analfabetos considerando a população com 15 anos ou mais de idade, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) sobre educação de 2023. Se considerarmos apenas aqueles que possuem 25 anos ou mais, 46% da população não concluiu a escolaridade básica (IBGE, 2024).<br />\r\n Apesar do cenário estatístico não ser nada animador, neste ebook o leitor terá contato com diversas iniciativas exitosas advindas da luta de educadores comprometidos com a educação popular e com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que atuam em instituições escolares e não-escolares com o ideal de fazer a diferença na vida de seus educandos e da sua comunidade.<br />\r\n Denúncias contra o Estado, a falta de recursos, o financiamento insuficiente para a modalidade EJA, estratégias para mascarar dados e desafios que sem mobilização e controle social dificilmente serão vencidos também estão presentes nos capítulos a seguir.<br />\r\n Recomenda-se vivamente a leitura para estudantes, pesquisadores, ativistas sociais, parlamentares e para todos que almejam compreender um pouco mais sobre o nosso país, com suas riquezas e mazelas.<br />\r\n <br />\r\n Forte abraço e uma excelente leitura!<br />\r\n <br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO <br />\r\n CAIO CABRAL DA SILVA<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ ELIANO MACEDO SOUZA<br />\r\n DILMA ANTUNES SILVA<br />\r\n ROSÂNGELA BAGNOLI OVIDIO<br />\r\n ÉRICO SANTOS PIMENTA<br />\r\n VANESSA SANTANA DOS SANTOS<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e8b4995e3_24012025162332.pdf" "arquivo" => "28012025164823-CONEDU---EDUCACAO-DE-PESSOAS-JOVENS--ADULTAS-E-IDO.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:56:28" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:12" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }