Artigo CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-013-4

A INTERFACE DA EJA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTADO DO CONHECIMENTO DA PESQUISA

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119183
    "edicao_id" => 370
    "trabalho_id" => 6012
    "inscrito_id" => 14846
    "titulo" => "A INTERFACE DA EJA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTADO DO CONHECIMENTO DA PESQUISA"
    "resumo" => "O presente estudo apresenta o estado do conhecimento da pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a partir de teses e dissertações provenientes da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e do catálogo da CAPES. Nessa perspectiva, foi traçado como objetivo norteador mapear as produções acadêmicas que versam sobre a interface da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial na Perspectiva Inclusiva para formação docente. Ademais, foram definidos os seguintes objetivos específicos: Identificar estudos sobre a referida temática a partir dos seguintes descritores- EJA/ Educação Especial e Formação docente, a interface da EJA e Educação especial e formação docente, EJA e educação especial e educação inclusiva; apresentar o corpus de análise das pesquisas anotadas, sistematizadas e categorizadas através da leitura flutuante e análise interpretativa; construir as categorias de análise para a sistematização analítica das pesquisas selecionadas; avaliar e refletir criticamente a partir de uma análise interpretativa das categorias. Além disso, utilizamos a abordagem qualitativa, pesquisa descritiva e análise interpretativa. Nesse sentido, para selecionar as produções acadêmicas adotou-se critérios de inclusão e exclusão, lastro temporal de produções dos últimos cinco anos, combinados por meio de operadores booleanos “and” e “or”. Então, selecionou-se seis dissertações e duas teses para compor a nossa sistematização da pesquisa. Por fim, organizamos essa sistematização em duas categorias de análise, intituladas de: pessoa com deficiência na EJA e formação docente; e práticas pedagógicas para pessoa com deficiência na EJA. Diante do exposto, podemos afirmar que há insuficientes pesquisas acadêmicas referente a essa temática, bem como a importância de ter formação docente inicial para abordar sobre pessoas com deficiência na EJA, visto que todos os trabalhos selecionados destacaram sobre essa interface na formação docente continuada ou em serviço."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID14846_TB6012_08102024221147.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:16:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSANGELA CAIRES VIANA"
    "autor_nome_curto" => "ROSANGELA"
    "autor_email" => "rosangelavianac@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT12"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6791077191e07_22012025115753.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:56:28"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119183
    "edicao_id" => 370
    "trabalho_id" => 6012
    "inscrito_id" => 14846
    "titulo" => "A INTERFACE DA EJA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTADO DO CONHECIMENTO DA PESQUISA"
    "resumo" => "O presente estudo apresenta o estado do conhecimento da pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a partir de teses e dissertações provenientes da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e do catálogo da CAPES. Nessa perspectiva, foi traçado como objetivo norteador mapear as produções acadêmicas que versam sobre a interface da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial na Perspectiva Inclusiva para formação docente. Ademais, foram definidos os seguintes objetivos específicos: Identificar estudos sobre a referida temática a partir dos seguintes descritores- EJA/ Educação Especial e Formação docente, a interface da EJA e Educação especial e formação docente, EJA e educação especial e educação inclusiva; apresentar o corpus de análise das pesquisas anotadas, sistematizadas e categorizadas através da leitura flutuante e análise interpretativa; construir as categorias de análise para a sistematização analítica das pesquisas selecionadas; avaliar e refletir criticamente a partir de uma análise interpretativa das categorias. Além disso, utilizamos a abordagem qualitativa, pesquisa descritiva e análise interpretativa. Nesse sentido, para selecionar as produções acadêmicas adotou-se critérios de inclusão e exclusão, lastro temporal de produções dos últimos cinco anos, combinados por meio de operadores booleanos “and” e “or”. Então, selecionou-se seis dissertações e duas teses para compor a nossa sistematização da pesquisa. Por fim, organizamos essa sistematização em duas categorias de análise, intituladas de: pessoa com deficiência na EJA e formação docente; e práticas pedagógicas para pessoa com deficiência na EJA. Diante do exposto, podemos afirmar que há insuficientes pesquisas acadêmicas referente a essa temática, bem como a importância de ter formação docente inicial para abordar sobre pessoas com deficiência na EJA, visto que todos os trabalhos selecionados destacaram sobre essa interface na formação docente continuada ou em serviço."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID14846_TB6012_08102024221147.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:16:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSANGELA CAIRES VIANA"
    "autor_nome_curto" => "ROSANGELA"
    "autor_email" => "rosangelavianac@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT12"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6791077191e07_22012025115753.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:56:28"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 370
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT12"
        "logo" => null
        "capa" => "6791077191e07_22012025115753.jpg"
        "timbrado" => "67910771929de_22012025115753.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:56:28"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:12"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 370
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT12"
        "logo" => null
        "capa" => "6791077191e07_22012025115753.jpg"
        "timbrado" => "67910771929de_22012025115753.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:56:28"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:12"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 239
                "edicao_id" => 370
                "codigo" => "978-65-5222-013-4"
                "capa" => "6791077194f0e_22012025115753.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  &Eacute; com grande satisfa&ccedil;&atilde;o que chegamos ao X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (X Conedu)! A edi&ccedil;&atilde;o de 2024 teve como mote o tema &ldquo;Contrastes, diversidade, inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio&rdquo;, o evento contou com a participa&ccedil;&atilde;o de milhares de estudantes, educadores e pesquisadores de todo o pa&iacute;s e do exterior. O GT 12 - Educa&ccedil;&atilde;o de pessoas jovens, adultas e idosas teve expressiva submiss&atilde;o de trabalhos, 1621 no total, sendo que, ap&oacute;s criteriosa avalia&ccedil;&atilde;o, 128 artigos foram aprovados e publicados.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Os n&uacute;meros s&atilde;o bastante significativos e nos alertam para a import&acirc;ncia e atualidade do tema, mesmo o Brasil sendo um dos primeiros pa&iacute;ses do mundo a estabelecer o direito &agrave; educa&ccedil;&atilde;o para todos, ainda na Constitui&ccedil;&atilde;o Pol&iacute;tica do Imp&eacute;rio do Brazil de 1824, algo t&atilde;o b&aacute;sico como ler e escrever um texto simples &eacute; inacess&iacute;vel para parcela consider&aacute;vel da popula&ccedil;&atilde;o (Brasil, 1824).<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Passados 200 anos da garantia constitucional, o pa&iacute;s segue com 9,3 milh&otilde;es de analfabetos considerando a popula&ccedil;&atilde;o com 15 anos ou mais de idade, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat&iacute;stica (IBGE) a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domic&iacute;lios (Pnad) sobre educa&ccedil;&atilde;o de 2023. Se considerarmos apenas aqueles que possuem 25 anos ou mais, 46% da popula&ccedil;&atilde;o n&atilde;o concluiu a escolaridade b&aacute;sica (IBGE, 2024).<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Apesar do cen&aacute;rio estat&iacute;stico n&atilde;o ser nada animador, neste ebook o leitor ter&aacute; contato com diversas iniciativas exitosas advindas da luta de educadores comprometidos com a educa&ccedil;&atilde;o popular e com a Educa&ccedil;&atilde;o de Jovens e Adultos (EJA), que atuam em institui&ccedil;&otilde;es escolares e n&atilde;o-escolares com o ideal de fazer a diferen&ccedil;a na vida de seus educandos e da sua comunidade.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Den&uacute;ncias contra o Estado, a falta de recursos, o financiamento insuficiente para a modalidade EJA, estrat&eacute;gias para mascarar dados e desafios que sem mobiliza&ccedil;&atilde;o e controle social dificilmente ser&atilde;o vencidos tamb&eacute;m est&atilde;o presentes nos cap&iacute;tulos a seguir.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Recomenda-se vivamente a leitura para estudantes, pesquisadores, ativistas sociais, parlamentares e para todos que almejam compreender um pouco mais sobre o nosso pa&iacute;s, com suas riquezas e mazelas.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Forte abra&ccedil;o e uma excelente leitura!<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
                  CAIO CABRAL DA SILVA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ELIANO MACEDO SOUZA<br />\r\n
                  DILMA ANTUNES SILVA<br />\r\n
                  ROS&Acirc;NGELA BAGNOLI OVIDIO<br />\r\n
                  &Eacute;RICO SANTOS PIMENTA<br />\r\n
                  VANESSA SANTANA DOS SANTOS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e8b4995e3_24012025162332.pdf"
                "arquivo" => "28012025164823-CONEDU---EDUCACAO-DE-PESSOAS-JOVENS--ADULTAS-E-IDO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:56:28"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:12"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 239
                "edicao_id" => 370
                "codigo" => "978-65-5222-013-4"
                "capa" => "6791077194f0e_22012025115753.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  &Eacute; com grande satisfa&ccedil;&atilde;o que chegamos ao X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (X Conedu)! A edi&ccedil;&atilde;o de 2024 teve como mote o tema &ldquo;Contrastes, diversidade, inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio&rdquo;, o evento contou com a participa&ccedil;&atilde;o de milhares de estudantes, educadores e pesquisadores de todo o pa&iacute;s e do exterior. O GT 12 - Educa&ccedil;&atilde;o de pessoas jovens, adultas e idosas teve expressiva submiss&atilde;o de trabalhos, 1621 no total, sendo que, ap&oacute;s criteriosa avalia&ccedil;&atilde;o, 128 artigos foram aprovados e publicados.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Os n&uacute;meros s&atilde;o bastante significativos e nos alertam para a import&acirc;ncia e atualidade do tema, mesmo o Brasil sendo um dos primeiros pa&iacute;ses do mundo a estabelecer o direito &agrave; educa&ccedil;&atilde;o para todos, ainda na Constitui&ccedil;&atilde;o Pol&iacute;tica do Imp&eacute;rio do Brazil de 1824, algo t&atilde;o b&aacute;sico como ler e escrever um texto simples &eacute; inacess&iacute;vel para parcela consider&aacute;vel da popula&ccedil;&atilde;o (Brasil, 1824).<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Passados 200 anos da garantia constitucional, o pa&iacute;s segue com 9,3 milh&otilde;es de analfabetos considerando a popula&ccedil;&atilde;o com 15 anos ou mais de idade, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat&iacute;stica (IBGE) a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domic&iacute;lios (Pnad) sobre educa&ccedil;&atilde;o de 2023. Se considerarmos apenas aqueles que possuem 25 anos ou mais, 46% da popula&ccedil;&atilde;o n&atilde;o concluiu a escolaridade b&aacute;sica (IBGE, 2024).<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Apesar do cen&aacute;rio estat&iacute;stico n&atilde;o ser nada animador, neste ebook o leitor ter&aacute; contato com diversas iniciativas exitosas advindas da luta de educadores comprometidos com a educa&ccedil;&atilde;o popular e com a Educa&ccedil;&atilde;o de Jovens e Adultos (EJA), que atuam em institui&ccedil;&otilde;es escolares e n&atilde;o-escolares com o ideal de fazer a diferen&ccedil;a na vida de seus educandos e da sua comunidade.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Den&uacute;ncias contra o Estado, a falta de recursos, o financiamento insuficiente para a modalidade EJA, estrat&eacute;gias para mascarar dados e desafios que sem mobiliza&ccedil;&atilde;o e controle social dificilmente ser&atilde;o vencidos tamb&eacute;m est&atilde;o presentes nos cap&iacute;tulos a seguir.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Recomenda-se vivamente a leitura para estudantes, pesquisadores, ativistas sociais, parlamentares e para todos que almejam compreender um pouco mais sobre o nosso pa&iacute;s, com suas riquezas e mazelas.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Forte abra&ccedil;o e uma excelente leitura!<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
                  CAIO CABRAL DA SILVA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ELIANO MACEDO SOUZA<br />\r\n
                  DILMA ANTUNES SILVA<br />\r\n
                  ROS&Acirc;NGELA BAGNOLI OVIDIO<br />\r\n
                  &Eacute;RICO SANTOS PIMENTA<br />\r\n
                  VANESSA SANTANA DOS SANTOS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e8b4995e3_24012025162332.pdf"
                "arquivo" => "28012025164823-CONEDU---EDUCACAO-DE-PESSOAS-JOVENS--ADULTAS-E-IDO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:56:28"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:12"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

O presente estudo apresenta o estado do conhecimento da pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a partir de teses e dissertações provenientes da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e do catálogo da CAPES. Nessa perspectiva, foi traçado como objetivo norteador mapear as produções acadêmicas que versam sobre a interface da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial na Perspectiva Inclusiva para formação docente. Ademais, foram definidos os seguintes objetivos específicos: Identificar estudos sobre a referida temática a partir dos seguintes descritores- EJA/ Educação Especial e Formação docente, a interface da EJA e Educação especial e formação docente, EJA e educação especial e educação inclusiva; apresentar o corpus de análise das pesquisas anotadas, sistematizadas e categorizadas através da leitura flutuante e análise interpretativa; construir as categorias de análise para a sistematização analítica das pesquisas selecionadas; avaliar e refletir criticamente a partir de uma análise interpretativa das categorias. Além disso, utilizamos a abordagem qualitativa, pesquisa descritiva e análise interpretativa. Nesse sentido, para selecionar as produções acadêmicas adotou-se critérios de inclusão e exclusão, lastro temporal de produções dos últimos cinco anos, combinados por meio de operadores booleanos “and” e “or”. Então, selecionou-se seis dissertações e duas teses para compor a nossa sistematização da pesquisa. Por fim, organizamos essa sistematização em duas categorias de análise, intituladas de: pessoa com deficiência na EJA e formação docente; e práticas pedagógicas para pessoa com deficiência na EJA. Diante do exposto, podemos afirmar que há insuficientes pesquisas acadêmicas referente a essa temática, bem como a importância de ter formação docente inicial para abordar sobre pessoas com deficiência na EJA, visto que todos os trabalhos selecionados destacaram sobre essa interface na formação docente continuada ou em serviço.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.