CONCEPÇÕES E REPRESENTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EGRESSOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119235 "edicao_id" => 372 "trabalho_id" => 4253 "inscrito_id" => 12313 "titulo" => "CONCEPÇÕES E REPRESENTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EGRESSOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA" "resumo" => "A Educação Ambiental se constitui como um importante espaço para discutir as relações ser humano-sociedade-natureza, frente à realidade de crise socioambiental que perdura ao longo do tempo desencadeando e fortalecendo relações de exploração e desigualdades. Nesse contexto, os professores aparecem como um dos principais agentes para inserção e promoção dessa abordagem no processo educativo. O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia campus universitário Jequié. Tendo como cenário as escolas públicas do município de Jequié, o estudo objetivou analisar as concepções e representações sobre Educação Ambiental de professores de Ciências egressos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do subprojeto Interdisciplinar de Educação Ambiental 2014-2016, a partir das ações desenvolvidas pelas professoras da educação básica. Os dados da pesquisa foram obtidos a partir de observação participante e entrevista reflexiva e posteriormente analisados conforme análise de conteúdo descrita por Bardin (2011). Diante dos resultados obtidos e da análise realizada, emergiram categorias em que discutimos as concepções e representações docente sobre o campo ambiental. Foi possível constatar uma compreensão por parte dos professores sobre as diferentes vertentes político-pedagógicas de Educação Ambiental, sendo a conservadora, a pragmática e a crítica. Percebeu-se que os educadores possuem um conhecimento aprofundado sobre a perspectiva crítica da temática, reafirmando elementos para a transformação social por meio da problematização da realidade das questões socioambientais que se constitui por meio da dialogicidade entre escola-comunidade. Além do questionamento sobre a visão predominante da EA conservacionista e tradicional na trajetória formativa, considerando deficiências desde a formação inicial e no contexto escolar, como um obstáculo para o trabalho em EA numa perspectiva crítica de formação." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD5_ID12313_TB4253_29102024165859.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:20:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINA DE JESUS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CRISTINA" "autor_email" => "criistinajs@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-ambiental-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT14" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791172f16977_22012025130503.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 17:02:21" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119235 "edicao_id" => 372 "trabalho_id" => 4253 "inscrito_id" => 12313 "titulo" => "CONCEPÇÕES E REPRESENTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EGRESSOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA" "resumo" => "A Educação Ambiental se constitui como um importante espaço para discutir as relações ser humano-sociedade-natureza, frente à realidade de crise socioambiental que perdura ao longo do tempo desencadeando e fortalecendo relações de exploração e desigualdades. Nesse contexto, os professores aparecem como um dos principais agentes para inserção e promoção dessa abordagem no processo educativo. O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia campus universitário Jequié. Tendo como cenário as escolas públicas do município de Jequié, o estudo objetivou analisar as concepções e representações sobre Educação Ambiental de professores de Ciências egressos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do subprojeto Interdisciplinar de Educação Ambiental 2014-2016, a partir das ações desenvolvidas pelas professoras da educação básica. Os dados da pesquisa foram obtidos a partir de observação participante e entrevista reflexiva e posteriormente analisados conforme análise de conteúdo descrita por Bardin (2011). Diante dos resultados obtidos e da análise realizada, emergiram categorias em que discutimos as concepções e representações docente sobre o campo ambiental. Foi possível constatar uma compreensão por parte dos professores sobre as diferentes vertentes político-pedagógicas de Educação Ambiental, sendo a conservadora, a pragmática e a crítica. Percebeu-se que os educadores possuem um conhecimento aprofundado sobre a perspectiva crítica da temática, reafirmando elementos para a transformação social por meio da problematização da realidade das questões socioambientais que se constitui por meio da dialogicidade entre escola-comunidade. Além do questionamento sobre a visão predominante da EA conservacionista e tradicional na trajetória formativa, considerando deficiências desde a formação inicial e no contexto escolar, como um obstáculo para o trabalho em EA numa perspectiva crítica de formação." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD5_ID12313_TB4253_29102024165859.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:20:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINA DE JESUS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CRISTINA" "autor_email" => "criistinajs@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-ambiental-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT14" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791172f16977_22012025130503.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 17:02:21" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 372 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-ambiental-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT14" "logo" => null "capa" => "6791172f16977_22012025130503.jpg" "timbrado" => "6791172f1764e_22012025130503.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 17:02:21" "updated_at" => "2025-01-29 13:58:14" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 372 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-ambiental-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT14" "logo" => null "capa" => "6791172f16977_22012025130503.jpg" "timbrado" => "6791172f1764e_22012025130503.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 17:02:21" "updated_at" => "2025-01-29 13:58:14" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 241 "edicao_id" => 372 "codigo" => "978-65-5222-012-7" "capa" => "6791172f1adfb_22012025130503.png" "titulo" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)" "prefacio" => """ Prezado(a) leitor(a), <br />\r\n <br />\r\n O X Congresso Nacional de Educação (CONEDU) é uma oportunidade de dialogar e refletir sobre os diversos aspectos que abrangem a educação no Brasil. Dentre os diferentes temas discutidos neste evento, a Educação Ambiental se destaca por seu caráter transversal e interdisciplinar. Durante o evento conhecemos o panorama sobre a Educação Ambiental no país, destacando os avanços e as lacunas que exigem novos objetivos e metas para construção de uma sociedade mais justa e sustentável. <br />\r\n <br />\r\n Este e-book documenta as produções desenvolvidas pelo grupo de trabalho (GT) “Educação Ambiental”, e tem como objetivo discutir sobre as abordagens teóricas e práticas da educação ambiental. Os diversos impactos ambientais provocados pelo ser humano, como a exploração desordenada dos recursos naturais e a poluição, estão levando o planeta a uma degradação nunca antes vista, afetando diretamente serviços ecossistêmicos fundamentais à vida. Nesse cenário, a Educação Ambiental tem o desafio de buscar a resolução de problemas complexos, desde mudanças nas matrizes energéticas até mudanças de comportamento da sociedade. <br />\r\n <br />\r\n A Educação Ambiental se mostra, dessa forma, uma disciplina estratégica, com potencial de sensibilizar a população, resgatar valores de respeito ao meio ambiente, e consequentemente mitigar os impactos ambientais. Os capítulos a seguir trazem experiências importantes, que foram desenvolvidas desde a educação básica até o ensino superior, em ambientes formais e não formais, sendo possível compartilhar diferentes saberes e práticas que incentivam mudanças na educação ambiental. Esperamos que os capítulos apresentados inspirem novas perspectivas para promover uma Educação Ambiental mais crítica, participativa, reflexiva e humanizada. Desejo a todos(as) uma excelente leitura!<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n JESSICA OLIVEIRA """ "conselho_editorial" => """ GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY<br />\r\n MARIA DO CÉO RODRIGUES PESSOA<br />\r\n JOÃO PAULO NUNES DE ANDRADE PEREIRA<br />\r\n ANA LUISA ARAÚJO DE AMORIM<br />\r\n DANIELLE PATRÍCIO BRASIL<br />\r\n MANOEL CELESTINO DE PONTES FILHO<br />\r\n RIVETE SILVA DE LIMA<br />\r\n EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO<br />\r\n ERIKA DIAS RODRIGUES<br />\r\n GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE<br />\r\n JOSÉ LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA<br />\r\n VICTÓRIA STEVENSON MARTINS NUNES<br />\r\n JAILMA FERREIRA DA SILVA<br />\r\n JESSICA OLIVEIRA<br />\r\n ALEX BRUNO DA SILVA FARIAS<br />\r\n FRANCISCA DANDARA DA SILVA ALBUQUERQUE<br />\r\n JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6793ea230ec5a_24012025162939.pdf" "arquivo" => "28012025164434-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 17:02:21" "updated_at" => "2025-01-29 13:58:14" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 241 "edicao_id" => 372 "codigo" => "978-65-5222-012-7" "capa" => "6791172f1adfb_22012025130503.png" "titulo" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)" "prefacio" => """ Prezado(a) leitor(a), <br />\r\n <br />\r\n O X Congresso Nacional de Educação (CONEDU) é uma oportunidade de dialogar e refletir sobre os diversos aspectos que abrangem a educação no Brasil. Dentre os diferentes temas discutidos neste evento, a Educação Ambiental se destaca por seu caráter transversal e interdisciplinar. Durante o evento conhecemos o panorama sobre a Educação Ambiental no país, destacando os avanços e as lacunas que exigem novos objetivos e metas para construção de uma sociedade mais justa e sustentável. <br />\r\n <br />\r\n Este e-book documenta as produções desenvolvidas pelo grupo de trabalho (GT) “Educação Ambiental”, e tem como objetivo discutir sobre as abordagens teóricas e práticas da educação ambiental. Os diversos impactos ambientais provocados pelo ser humano, como a exploração desordenada dos recursos naturais e a poluição, estão levando o planeta a uma degradação nunca antes vista, afetando diretamente serviços ecossistêmicos fundamentais à vida. Nesse cenário, a Educação Ambiental tem o desafio de buscar a resolução de problemas complexos, desde mudanças nas matrizes energéticas até mudanças de comportamento da sociedade. <br />\r\n <br />\r\n A Educação Ambiental se mostra, dessa forma, uma disciplina estratégica, com potencial de sensibilizar a população, resgatar valores de respeito ao meio ambiente, e consequentemente mitigar os impactos ambientais. Os capítulos a seguir trazem experiências importantes, que foram desenvolvidas desde a educação básica até o ensino superior, em ambientes formais e não formais, sendo possível compartilhar diferentes saberes e práticas que incentivam mudanças na educação ambiental. Esperamos que os capítulos apresentados inspirem novas perspectivas para promover uma Educação Ambiental mais crítica, participativa, reflexiva e humanizada. Desejo a todos(as) uma excelente leitura!<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n JESSICA OLIVEIRA """ "conselho_editorial" => """ GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY<br />\r\n MARIA DO CÉO RODRIGUES PESSOA<br />\r\n JOÃO PAULO NUNES DE ANDRADE PEREIRA<br />\r\n ANA LUISA ARAÚJO DE AMORIM<br />\r\n DANIELLE PATRÍCIO BRASIL<br />\r\n MANOEL CELESTINO DE PONTES FILHO<br />\r\n RIVETE SILVA DE LIMA<br />\r\n EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO<br />\r\n ERIKA DIAS RODRIGUES<br />\r\n GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE<br />\r\n JOSÉ LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA<br />\r\n VICTÓRIA STEVENSON MARTINS NUNES<br />\r\n JAILMA FERREIRA DA SILVA<br />\r\n JESSICA OLIVEIRA<br />\r\n ALEX BRUNO DA SILVA FARIAS<br />\r\n FRANCISCA DANDARA DA SILVA ALBUQUERQUE<br />\r\n JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6793ea230ec5a_24012025162939.pdf" "arquivo" => "28012025164434-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 17:02:21" "updated_at" => "2025-01-29 13:58:14" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }