APRENDENDO SOBRE PRESSÃO NAS AULAS DE FÍSICA
0 of 0"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 119300 "edicao_id" => 374 "trabalho_id" => 3709 "inscrito_id" => 8561 "titulo" => "APRENDENDO SOBRE PRESSÃO NAS AULAS DE FÍSICA" "resumo" => "Estimular a aprendizagem em Física é um desafio. Recorrer ao cotidiano dos estudantes é um caminho para a desmistificação do componente curricular Física “chato”. Reconhecemos que o processo de aprendizagem no ensino de Física é bastante complexo por se tratar de uma disciplina a qual é associada pelos alunos como a disciplina que não utilizaram na vida. No entanto, a Física é uma ciência experimental e muitos dos conteúdos podem ser ministrados de forma prazerosa. O objetivo deste trabalho é descrever as sequências didáticas com o tema pressão, aplicada na disciplina Física com alunos do 2º ano da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Governador Adauto Bezerra, na cidade de Massapê, Ceará. Foram realizadas duas aulas teóricas expositivas sobre os conceitos básicos sobre pressão, após, foram realizadas duas aulas práticas, nas quais a professora apresentou experimentos com o uso da água para demonstração e assimilação dos conteúdos estudados sobre a pressão. Como resultado, foi identificado que os estudantes conseguiram compreender os conceitos básicos sobre pressão, bem como assimilaram aos seus cotidianos. Assim acreditamos que é fundamental usar estratégias que levem em consideração a realidade de vida desses alunos buscando conectar os fenômenos com suas experiências diárias, procurando sempre facilitar o processo de ensino e aprendizagem. ◀Estimular a aprendizagem em Física é um desafio. Recorrer ao cotidiano dos estudantes é um caminho para a desmistificação do componente curricular Física “chato ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID8561_TB3709_19102024172525.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:25:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA JOELINA XAVIER" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "joelina.xavier@edu.sobral.ce.gov.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "ensino-de-ciencias-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT16" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679117f995a8a_22012025130825.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:27:50" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [▶ "id" => 119300 "edicao_id" => 374 "trabalho_id" => 3709 "inscrito_id" => 8561 "titulo" => "APRENDENDO SOBRE PRESSÃO NAS AULAS DE FÍSICA" "resumo" => "Estimular a aprendizagem em Física é um desafio. Recorrer ao cotidiano dos estudantes é um caminho para a desmistificação do componente curricular Física “chato”. Reconhecemos que o processo de aprendizagem no ensino de Física é bastante complexo por se tratar de uma disciplina a qual é associada pelos alunos como a disciplina que não utilizaram na vida. No entanto, a Física é uma ciência experimental e muitos dos conteúdos podem ser ministrados de forma prazerosa. O objetivo deste trabalho é descrever as sequências didáticas com o tema pressão, aplicada na disciplina Física com alunos do 2º ano da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Governador Adauto Bezerra, na cidade de Massapê, Ceará. Foram realizadas duas aulas teóricas expositivas sobre os conceitos básicos sobre pressão, após, foram realizadas duas aulas práticas, nas quais a professora apresentou experimentos com o uso da água para demonstração e assimilação dos conteúdos estudados sobre a pressão. Como resultado, foi identificado que os estudantes conseguiram compreender os conceitos básicos sobre pressão, bem como assimilaram aos seus cotidianos. Assim acreditamos que é fundamental usar estratégias que levem em consideração a realidade de vida desses alunos buscando conectar os fenômenos com suas experiências diárias, procurando sempre facilitar o processo de ensino e aprendizagem. ◀Estimular a aprendizagem em Física é um desafio. Recorrer ao cotidiano dos estudantes é um caminho para a desmistificação do componente curricular Física “chato ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID8561_TB3709_19102024172525.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:25:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA JOELINA XAVIER" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "joelina.xavier@edu.sobral.ce.gov.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "ensino-de-ciencias-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT16" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679117f995a8a_22012025130825.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:27:50" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [▶ "id" => 374 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "ensino-de-ciencias-vol3" "nome" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n ◀Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem o ▶ O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. ◀O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma ▶ """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT16" "logo" => null "capa" => "679117f995a8a_22012025130825.jpg" "timbrado" => "679117f996b07_22012025130825.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:27:50" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:58" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [▶ "id" => 374 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "ensino-de-ciencias-vol3" "nome" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n ◀Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem o ▶ O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. ◀O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma ▶ """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT16" "logo" => null "capa" => "679117f995a8a_22012025130825.jpg" "timbrado" => "679117f996b07_22012025130825.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:27:50" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:58" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [▶ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 ▶ #items: array:1 [▶ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [▶ "id" => 243 "edicao_id" => 374 "codigo" => "978-65-5222-015-8" "capa" => "679117f99955e_22012025130825.png" "titulo" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)" "prefacio" => """ É com profunda satisfação que se apresenta esta coleção de artigos do Grupo de Trabalho 16, focada no Ensino de Ciências, que foram submetidos ao X Congresso Nacional da Educação - CONEDU. Esta obra reúne trabalhos que trazem contribuições, que se espera serem valiosas, para enriquecer a prática pedagógica, assim como para fomentar o pensamento científico e transformador para educadores, pesquisadores e formadores de opinião no cenário educacional.<br />\r\n ◀É com profunda satisfação que se apresenta esta coleção de artigos do Grupo de Trabalho 16, focada no Ensino de Ciência ▶ Nos capítulos seguintes, os leitores encontrarão estudos teóricos e empíricos, com relatos de experiências e práticas didáticas e pedagógicas no Ensino de Ciências, com reflexões tematizadas em “Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio”. Sendo pesquisas selecionadas com o objetivo de estimular novas reflexões, assim como expor vivências exitosas, para contribuir para continua lapidação e construção de conhecimento da área.<br />\r\n ◀Nos capítulos seguintes, os leitores encontrarão estudos teóricos e empíricos, com relatos de experiências e práticas d ▶ A Ciência está intrinsecamente ligada ao processo de desenvolvimento da sociedade, e aos grandes avanços tecnológicos do século XXI, ancorados em uma trilha de habilidades e competências investigativas. Por meio dos trabalhos aqui apresentados, espera-se que o leitor não apenas se inspire, mas também se sinta encorajado a implementar práticas inovadoras, que elevem o Ensino de Ciências a um patamar mais inclusivo e significativo.<br />\r\n ◀A Ciência está intrinsecamente ligada ao processo de desenvolvimento da sociedade, e aos grandes avanços tecnológicos do sécul ▶ Almeja-se que esta obra seja uma fonte de consulta e inspiração para todos os envolvidos no processo educacional e que seu conteúdo contribua para a formação de cidadãos mais informados, reflexivos e críticos.<br />\r\n ◀Almeja-se que esta obra seja uma fonte de consulta e inspiração para todos os envolvidos no processo educacional e que seu conteúdo contrib ▶ """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E JOCIMARIO ALVES PEREIRA <br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES<br />\r\n RENALLY MARRALY ALVES DE OLIVEIRA<br />\r\n RHAYSA MYRELLE FARIAS DO NASCIMENTO<br />\r\n PAULA CAVALCANTE MONTEIRO<br />\r\n DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES<br />\r\n KAYO DA SILVA JACOBINO<br />\r\n ANDRÉ DOS SANTOS<br />\r\n HENRIQUE VICTOR CAMPOS DE MOURA<br />\r\n JOCIMARIO ALVES PEREIRA<br />\r\n KARLA JEANE VILELA DE OLIVEIRA<br />\r\n JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA<br />\r\n NÍVIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS<br />\r\n YSMAILYN SIQUEIRA COSTA<br />\r\n MAYARA GABRIELLA OLIVEIRA DE ALMEIDA<br />\r\n VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS<br />\r\n TAÍS OLIVEIRA<br />\r\n MORGANA LÍGIA DE FARIAS FREIRE<br />\r\n FREDSON MURILO DA SILVA<br />\r\n KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA<br />\r\n ALINE RAFAELA SILVA DOS ANJOS<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6793eb8bddfb0_24012025163539.pdf" "arquivo" => "11022025144246-CONEDU---ENSINO-DE-CIENCIAS--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:27:50" "updated_at" => "2025-02-11 14:42:46" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [▶ "id" => 243 "edicao_id" => 374 "codigo" => "978-65-5222-015-8" "capa" => "679117f99955e_22012025130825.png" "titulo" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)" "prefacio" => """ É com profunda satisfação que se apresenta esta coleção de artigos do Grupo de Trabalho 16, focada no Ensino de Ciências, que foram submetidos ao X Congresso Nacional da Educação - CONEDU. Esta obra reúne trabalhos que trazem contribuições, que se espera serem valiosas, para enriquecer a prática pedagógica, assim como para fomentar o pensamento científico e transformador para educadores, pesquisadores e formadores de opinião no cenário educacional.<br />\r\n ◀É com profunda satisfação que se apresenta esta coleção de artigos do Grupo de Trabalho 16, focada no Ensino de Ciência ▶ Nos capítulos seguintes, os leitores encontrarão estudos teóricos e empíricos, com relatos de experiências e práticas didáticas e pedagógicas no Ensino de Ciências, com reflexões tematizadas em “Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio”. Sendo pesquisas selecionadas com o objetivo de estimular novas reflexões, assim como expor vivências exitosas, para contribuir para continua lapidação e construção de conhecimento da área.<br />\r\n ◀Nos capítulos seguintes, os leitores encontrarão estudos teóricos e empíricos, com relatos de experiências e práticas d ▶ A Ciência está intrinsecamente ligada ao processo de desenvolvimento da sociedade, e aos grandes avanços tecnológicos do século XXI, ancorados em uma trilha de habilidades e competências investigativas. Por meio dos trabalhos aqui apresentados, espera-se que o leitor não apenas se inspire, mas também se sinta encorajado a implementar práticas inovadoras, que elevem o Ensino de Ciências a um patamar mais inclusivo e significativo.<br />\r\n ◀A Ciência está intrinsecamente ligada ao processo de desenvolvimento da sociedade, e aos grandes avanços tecnológicos do sécul ▶ Almeja-se que esta obra seja uma fonte de consulta e inspiração para todos os envolvidos no processo educacional e que seu conteúdo contribua para a formação de cidadãos mais informados, reflexivos e críticos.<br />\r\n ◀Almeja-se que esta obra seja uma fonte de consulta e inspiração para todos os envolvidos no processo educacional e que seu conteúdo contrib ▶ """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E JOCIMARIO ALVES PEREIRA <br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES<br />\r\n RENALLY MARRALY ALVES DE OLIVEIRA<br />\r\n RHAYSA MYRELLE FARIAS DO NASCIMENTO<br />\r\n PAULA CAVALCANTE MONTEIRO<br />\r\n DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES<br />\r\n KAYO DA SILVA JACOBINO<br />\r\n ANDRÉ DOS SANTOS<br />\r\n HENRIQUE VICTOR CAMPOS DE MOURA<br />\r\n JOCIMARIO ALVES PEREIRA<br />\r\n KARLA JEANE VILELA DE OLIVEIRA<br />\r\n JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA<br />\r\n NÍVIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS<br />\r\n YSMAILYN SIQUEIRA COSTA<br />\r\n MAYARA GABRIELLA OLIVEIRA DE ALMEIDA<br />\r\n VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS<br />\r\n TAÍS OLIVEIRA<br />\r\n MORGANA LÍGIA DE FARIAS FREIRE<br />\r\n FREDSON MURILO DA SILVA<br />\r\n KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA<br />\r\n ALINE RAFAELA SILVA DOS ANJOS<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6793eb8bddfb0_24012025163539.pdf" "arquivo" => "11022025144246-CONEDU---ENSINO-DE-CIENCIAS--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:27:50" "updated_at" => "2025-02-11 14:42:46" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [▶ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [▶ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [▶ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }