A óptica é o ramo da física destinado a compreender a natureza e os fenômenos associados à luz. Diversas civilizações ao longo da história, como a Grega, já discutiam sobre a visão e a relação com o olho humano. Atualmente, a óptica está muito presente na vida em sociedade, desde a produção de luz advinda da chama de uma fogueira à realização de cirurgia a laser. A temática mostra a importância em investigar o quantitativo e o teor das pesquisas direcionadas ao ensino de óptica. Assim, este trabalho tem o objetivo analisar as abordagens e estratégias presentes em pesquisas sobre ensino de óptica associadas à aprendizagem significativa, por meio de uma revisão sistemática. A pesquisa é de revisão bibliográfica, e o lócus foram artigos publicados na Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF) no espaço temporal de 2009 a 2023. A busca na revista foi realizada segundo o método da Revisão integrativa (RI) em duas etapas: 1. Busca com os descritores: Óptica, aprendizagem significativa, “ótica e aprendizagem significativa”, Óptica e mapas conceituais. Nesta etapa foram selecionados apenas três artigos que abordaram: “ótica e aprendizagem significativa” e” óptica e mapas conceituais”. A segunda etapa da RI consta da análise integral dos artigos em relação aos seguintes aspectos: objetivos, relação entre a óptica e a aprendizagem significativa, e principais resultados encontrados. Os resultados mostram diversas situações de ensino e aprendizagem em UEPS com uso de jogos; uso das Tecnologias da Informação e Comunicação associada ao método gráfico de Pierre Lucie; e, abordagem sobre ondulatória, acústica e óptica com utilização de mapas conceituais. Conclui-se que as diferentes abordagens do conteúdo e estratégias de ensino de óptica contribuem positivamente para potencializar a aprendizagem significativa dos estudantes.