Em uma escola localizada no município de João Pessoa-PB, foi realizada uma oficina na qual os estudantes desenvolveram um Disco de Newton de cores, que consiste em um dispositivo que demonstra a composição da luz branca através da mistura aditiva de cores quando girado rapidamente. Essa prática pedagógica teve como objetivo analisar a aprendizagem dos estudantes durante o desenvolvimento do Disco de Newton e foi desenvolvida utilizando materiais de baixo custo, devido aos recursos limitados da escola. A prática foi fundamentada na teoria da Aprendizagem Colaborativa. A atividade foi realizada em uma disciplina eletiva que são previstas nas escolas públicas no estado da Paraíba. No dia da prática, os estudantes foram organizados em equipes e cada uma desenvolveu um Disco de Newton. Cada grupo recebeu os materiais necessários para realizar o experimento e uma das equipes foi filmada para que fosse realizada a videografia. Apenas uma equipe foi filmada devido a restrições orçamentárias dos materiais de áudio e vídeo, com a transcrição do diálogo dos estudantes durante o processo de desenvolvimento do protótipo, visando obter dados para análise e, assim, observar se eles estavam experienciando uma Aprendizagem Colaborativa. A atividade demonstrou que os estudantes não só conseguiram construir o experimento, como também resolveram problemas em equipe, aproveitando momentos de aprendizagem mútua.