Na BNCC está posto que no decorrer do Ensino Fundamental a área de Ciências da Natureza, que agora envolve também os conhecimentos de química e física, tem o compromisso com o desenvolvimento do letramento científico pelo aluno. O aprender ciência leva ao desenvolvimento da pessoa na capacidade de atuar no mundo e sobre o mundo, com consciência cidadã. A utilização dos métodos ativos: observações, experimentação e textos científicos baseado no enfoque CTS levam os alunos a se interessarem pelo conteúdo e superarem as abordagens fragmentadas, buscando com isso uma maior interdisciplinaridade e com isso melhora o aprendizado dos conteúdos das áreas de ciências da natureza. O LIPC leva para as escolas municipais, séries finais do ensino fundamental, vidrarias e equipamentos de um laboratório químico e propostas de roteiros de desenvolvimentos de aula prática experimental, juntamente com um questionário de avaliação sobre a aula experimental. Os estudantes desenvolvem as atividades observando e reconhecendo as vidrarias e equipamentos usados e seu manuseio correto, como a maioria das escolas não dispõe de laboratório de ciências, as respostas dos alunos aos questionários submetidos a eles sempre apresentam, que foi a melhor aula que já tive, podemos repetir mais vezes, as aulas de ciências deveriam ser sempre com experiencias. Isso demonstra a importância da aula experimental para as aulas de ciências e também a importância deste projeto de extensão ir às escolas.