A sociedade contemporânea, marcada pelos rápidos avanços nas mais diversas áreas do conhecimento e de suas tecnologias tem problematizado, de forma superficial, seus impactos sociais, culturais e éticos. A formação de cidadãos que pretendam atuar de forma ativa na nessa sociedade está embricada a promoção do estímulo à curiosidade, à crítica, à reflexão e a criatividade. E, é no espaço escolar, que esses aspectos estão contemplados não somente os conhecimentos específicos, mas as relações multidisciplinares e interdisciplinares que podem ampliar o entendimento dos estudantes sobre os diferentes contextos e realidades. Por isso, a importância de despertar nos estudantes não apenas o encantamento pelos recursos tecnológicos e sua face “solucionista” ou incentivar que sejam meros usuários. É importante entender as relações entre ensino/aprendizagem, o mundo do trabalho, fatores sociais, digitais, culturais, políticos e econômicos que estão entrelaçados nessa trama. A partir dos anos de 2010, se popularizou o uso da Inteligência Artificial (IA) na educação e as práticas pedagógicas têm buscado inserções estratégicas dos inúmeros recursos digitais preocupadas com o melhor uso desses. Os chabots já fazem parte do cotidiano dos estudantes do Ensino Médio, cada vez mais precisos em suas produções e por isso seus produtos são mais difíceis de serem identificados. No entanto, seu uso pode promover engajamento dos estudantes na resolução de algum desafio. Neste trabalho, pretendeu-se compartilhar a experiência do uso de IA na produção discente durante a disciplina de “Aprofundamento em Química” de estudantes de 1ª série do Ensino Médio. Os estudantes, divididos em trios de trabalho, construíram, utilizando diferentes aplicativos de IA de sua escolha, figuras que relacionavam a produção cinematográfica “Harry Potter” com a Alquimia. Os estudantes leram um artigo científico para ampliação de repertório. A partir dessa leitura, foram apontados tópicos que estariam relacionados a um dos filmes da série, sendo eleitos 1 ou 2 itens para o trabalhado. Foram produzidas imagens bastante interessantes. No entanto, a maior dificuldade relatada pelos grupos de trabalho foi a construção do comando para que a imagem produzida representasse a ideia dos autores. Alguns grupos precisaram escrever diferentes comandos e outros desistiram de produzir a imagem. Verificou-se que o domínio do tema, clareza e detalhismo na escrita foram fundamentais para o sucesso das produções.