O Brasil enfrenta problemas com o baixo índice de letramento científico entre estudantes do Ensino Médio, exigindo medidas urgentes para resolver a questão. Dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes de 2018 posicionam o Brasil entre a 64ª e a 67ª posição entre 79 países avaliados, com uma média inferior à global em Ciências. Da mesma forma, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica mostrou que apenas 22,5% dos alunos do Ensino Médio atingiram níveis satisfatórios em Ciências em 2019. Isso aponta para uma deficiência no ensino de Ciências, que pode ter um impacto negativo no desenvolvimento de habilidades críticas e analíticas, essenciais para uma sociedade moderna. Diversos fatores contribuem para esse desempenho, como a falta de formação adequada dos professores, infraestrutura precária nas escolas, uma abordagem pedagógica que privilegia a memorização em detrimento da contextualização e aplicação prática do conhecimento. Isso torna o aprendizado desinteressante para os alunos e dificulta a atração pela área supracitada. Para corrigir essa situação, é essencial investir na capacitação contínua dos professores, melhorar a infraestrutura das escolas e promover metodologias que incentivem a investigação científica. Com o objetivo de entender melhor essa problemática, esta pesquisa segue uma abordagem de estudo de caso, utilizando análises quanti-qualitativa. A coleta de dados será feita por meio de um questionário, permitindo criar gráficos e tabelas para análise aprofundada. O método dialético será usado para interpretar a realidade de forma dinâmica, considerando o contexto social e político. A pesquisa também seguirá uma abordagem longitudinal para monitorar as mudanças ao longo do tempo e garantir a ética, em conformidade com as diretrizes do Conselho Nacional de Saúde e do Ministério da Saúde. A pesquisa será realizada na Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Antonio Rodrigues de Oliveira, no Ceará, buscando compreender a relação entre práticas pedagógicas e letramento científico.