Este artigo, um recorte de uma tese de doutorado em andamento, tem como objetivo destacar como os componentes da gamificação, quando integrados às práticas de ensino de Física, têm o potencial de significativamente elevar os níveis de engajamento e motivação dos alunos. A investigação, de natureza qualitativa, busca aprofundar a compreensão sobre o tema em questão, selecionando pesquisas bibliográficas e exemplos de experiências práticas encontradas em uma variedade de fontes, tais como artigos, livros, websites, anais de eventos científicos, dissertações, teses e outras publicações disponíveis em bases de dados renomadas como Scielo, Portal de Periódicos da CAPES, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), e outras pertinentes à área de estudo. A análise crítica oferecida pretende proporcionar um entendimento mais abrangente de sua aplicação no contexto educacional. A gamificação emerge como uma metodologia ativa de aprendizagem que oferece uma perspectiva envolvente para motivar e facilitar a assimilação dos conteúdos em sala de aula. Ao incorporar elementos dos jogos, como interação, satisfação e comprometimento, essa estratégia visa despertar o interesse dos estudantes de forma consistente. Em suma, a percepção da gamificação é intrinsecamente ligada ao entendimento dos princípios fundamentais dos jogos e de suas finalidades. Uma vez estabelecido esse alicerce, torna-se viável explorar e aplicar de maneira eficiente os elementos gamificados no processo de ensinagem. Tal abordagem não apenas estimula o envolvimento dos discentes, mas também fomenta um ambiente de ensino dinâmico e participativo, essencial para o desenvolvimento efetivo das habilidades e conhecimentos dos aprendizes.