Estudos sobre o ensino e aprendizado de ciências vem sinalizando muitos problemas, tais como: falta de interesse, baixo desempenho dos alunos, transmissão de conteúdo, ensino descontextualizado, ausência de laboratórios práticos em unidades escolares e outros. Entretanto, mesmo com resultados não positivos sobre o ensino de ciências, muitos são os movimentos que estão sendo propostos no sentido de disseminar a difusão científica ou mesmo a educação científica, na possibilidade de reverter esse processo. Este relato de experiência descreve uma proposta de estratégia didática para o ensino do átomo e da tabela periódica, em turmas dos 9º anos, do Ensino Fundamental (anos finais). Assim, preparamos uma estratégia didática com base na modelização, confecção da tabela com latinhas recicláveis. Os resultados indicam que o planejamento das ações não é tarefa fácil. Mas por outro lado, apontam que as ações foram importantes para despertar o interesse, a participação, o engajamento em grupo e a criatividade no sentido de ofertar novas possibilidades de aprendizagens. Assim possibilitou o funcionamento em equipe na etapa final da oficina, onde os alunos confeccionaram uma tabela periódica com latinhas recicláveis.