Tendo em vista a relação cotidiana dos jovens com os jogos, que buscam neles, desafios, prazer, distração e diversão, pesquisa-se sobre a potencialidade do uso de jogos digitais como recurso auxiliar na educação, nesse sentido, foi desenvolvido um jogo digital para dispositivos móveis, intitulado ECODESAFIO, com o objetivo de avaliar suas possíveis influências para o ensino e a aprendizagem de ecologia nas escolas de Ensino Médio (EM) de Itapipoca, região noroeste do estado do Ceará, segundo os estudantes. Após seu desenvolvimento, o jogo foi utilizado e posteriormente avaliado por alunos de uma turma de 1º Ano do EM. Essa investigação se constitui em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de graduação, caracterizado como uma pesquisa aplicada, com abordagem quantitativa e estudo de caso quanto aos procedimentos. Diante disso, verificou-se que os alunos avaliaram positivamente o jogo, observaram que o jogo ajudou no aprendizado e que atividades diferentes nas aulas de biologia aumentam seu interesse no estudo dos conhecimentos ecológicos, o que impõe a constatação de que a tecnologia tende a fazer cada vez mais parte do conjunto de estratégias que o professor deve ter à disposição em seu repositório metodológico; nessa perspectiva, os jogos digitais são uma importante ferramenta que pode e deve ser utilizada por professores de biologia, auxiliando na construção do conhecimento escolar de maneira lúdica e descontraída.