Este trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento, tendo como título provisório Educação de surdos, ensino de ciências, materiais didáticos adaptados e inclusão, no processo de aprendizagem. Nesses termos apresentam-se os seguintes objetivos: conhecer os aspectos legais e filosóficos da educação de surdos; analisar o currículo e as diretrizes curriculares do ensino de ciências, voltadas aos\às estudantes surdos\as. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho documental e bibliográfico. Nesse sentido, apresenta-se um levantamento da legislação brasileira direcionada à educação, assim como um levantamento das diretrizes curriculares do ensino de ciências, considerando-se estudantes surdos\as. Com relação ao quadro teórico, a pesquisa fundamenta-se nos parâmetros da educação inclusiva, em seus aspectos legais e filosóficos, compreendendo a educação como um direito fundamental de todas as pessoas. Ampara-se ainda em estudos referentes ao currículo e ao ensino de ciências, na perspectiva da educação inclusiva. Os resultados parciais indicam que a legislação brasileira direcionada para a inclusão de estudantes surdos\as é de suma relevância e vem ganhando destaques no cenário educacional no que se refere ao acesso escolar, contudo, a educação de pessoas surdas, ainda é um grande desafio e um dos fatores evidenciados nessa realidade foi à falta alternativas pedagógicas e de materiais adaptados, capazes de contribuir com os processos de ensinar e aprender.