No centro da obra de Kuhn está o conceito de paradigma, definido como um conjunto de suposições básicas, teorias e métodos que compõem a visão de mundo de uma comunidade científica em um determinado momento histórico. O objetivo geral da pesquisa foi visitar a literatura científica apresentada em artigos para procurar insights que relacionassem Kuhn e o Ensino das Ciências Naturais ou/e Sociais. Para a realização do estudo, utilizou-se o método de pesquisa bibliográfica narrativa e utilizou-se como expressões de busca os termos Thomas Kuhn AND Ensino de Ciências. Os critérios de inclusão usados foram: artigos revisados por pares, acesso livre e no recorte temporal 2008 a 2024 e os de exclusão foram: artigos incompletos, dissertações, teses e artigos internacionais. Inicialmente foram encontrados 20 trabalhos a partir da busca no portal de periódicos da CAPES e após a análise dos artigos, foram descartados 8 trabalhos e dessa forma revisados 12 pesquisas. Consideramos que as contribuições de Thomas Kuhn para o ensino das ciências são importantes, pois existe uma perspectiva científica onde o método é importante para fortalecer paradigmas, mas existem também valores humanos e sociais importantes nesse fortalecimento e discutirmos essas ideais de Kuhn em processos de ensino aprendizagem, promovem e despertam o surgimento de cidadãos questionadores e críticos.