Para Jean Piaget é fundamental uma educação que leve o aluno a pensar buscando por si mesmo novas reflexões, para isso, necessitamos de uma escola que não seja autoritária. A relação entre professor/a e aluno/a estabelece um vínculo de respeito e solidariedade excluindo o autoritarismo e a imposição de regras, dando espaço ao diálogo e ao reconhecimento do professor/a enquanto autoridade que o motiva a descobrir novas informações. Dessa maneira, este artigo possui o objetivo de dialogar sobre as metodologias de ensino propostas por Jean Piaget e como elas podem ser aplicadas pelo Pedagogo/a ao ensinar ciências naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa e bibliográfica. A teoria de Piaget destaca a importância da atividade do sujeito na construção do saber, dessa forma, o estudante constrói significações cognitivas sobre os conteúdos estudados no Ensino de Ciências ultrapassando verdades e formalizações prontas que são reproduzidas por uma metodologia tradicional em que os conteúdos são aceitos pelos estudantes de uma maneira passiva e sem reflexão.