Este estudo analisou a presença dos temas quantidade de matéria e sua unidade mol nos livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ensino médio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021. Esta versão do PNLD foi a primeira elaborada conforme as exigências da atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e refletem as diversas mudanças introduzidas pelo Novo Ensino Médio nos livros didáticos. O tema analisado é de grande relevância para o ensino de Química, sendo amplamente explorado na literatura especializada, sobretudo, antes da reformulação do Sistema Internacional de Unidade (SI) em 2019. Compreender e aplicar o conceito de quantidade de matéria são habilidades previstas na BNCC para o ensino médio (EM13CNT101), de modo que ao analisar a presença do tema nas obras adotadas pelas escolas públicas, o estudo também permitiu verificar como as mudanças curriculares e conceituais refletiram na abordagem dos autores em suas obras. Foram analisados todos os volumes das quatro coleções aprovadas no PNLD de 2021 quanto a presença do tema, definição adotada, recursos didáticos e contexto apresentados. Entre os resultados, destacam-se que todas as obras adotam a nova definição de mol, mas sem explorá-la ou mencionar o contexto da recente mudança. Observou-se uma diminuição de recursos didáticos frente à abordagem feita pelos livros do PNLD de 2018, cuja maioria utilizavam analogias e ilustrações para introduzir o assunto. Atualmente, apenas uma obra amplia a discussão para além de texto e fórmulas, empregando analogias e ilustrações. Desta forma, o estudo sugere que a nova definição de mol, aliada as particularidades da BNCC, impactaram de forma negativa sobre o tema quantidade de matéria nos livros didáticos, limitando-os a mencionar e aplicar as definições sem explorá-la com mais profundidade, o que é preocupante para um tema central na compreensão da Química básica.