O grande acúmulo de resíduos eletroeletrônicos que vem acontecendo em todo o mundo é considerado um grave problema para a natureza e a sociedade e criar estratégias para reduzir esses resíduos é uma forma de minimizar os impactos ambientais que esse tipo de resíduo causa no meio ambiente. Uma maneira de utilizá-los é em práticas pedagógicas a partir de experimentos com esses materiais. Diante dessa estratégia, teve-se como objetivo analisar uma prática pedagógica na qual os estudantes construíram pequenos protótipos de carros elétricos usando resíduos eletroeletrônicos e recicláveis, com base na Aprendizagem Colaborativa. Foi realizada uma oficina em uma escola localizada na cidade de João Pessoa-PB, com estudantes das três séries do ensino médio. Esses alunos foram organizados em equipes e cada uma desenvolveu um protótipo do carrinho elétrico. Uma das equipes foi filmada com o intuito de ser analisado todo o processo de construção do experimento, principalmente o diálogo dos estudantes, observando os momentos de aprendizagem colaborativa que ocorreram durante a atividade. Foi verificado que, além de realizar uma prática reutilizando materiais que iriam ser descartados, sendo um exemplo de atividade possível com esses materiais, a prática proporcionou aos estudantes a oportunidade de encontrar soluções em equipe para os problemas que surgiram durante o processo, encontrar respostas a partir de testes e aprender alguns conceitos de Física de forma prática.