Artigo CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-015-8

ENSINO NÃO FORMAL: EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FISICA

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 16 - Ensino de ciências
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119319
    "edicao_id" => 374
    "trabalho_id" => 6328
    "inscrito_id" => 14761
    "titulo" => "ENSINO NÃO FORMAL: EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FISICA"
    "resumo" => "Com o desenvolvimento dos Museus e Centro Interativos de Ciência e Tecnologia - MCICT mais e mais tornou-se indispensável a exploração educativa e a participação interativa dos visitantes. As visitas aos MCICT, têm sido justificadas principalmente por explorarem e complementarem aspectos abordados na sala de aula, mas também no cotidiano das pessoas, proporcionando reflexão, compartilhamento de conhecimentos e diversão. Além disso, são nessas instituições de educação não formal que se pode oportunizar uma aprendizagem ao longo da vida para todos. Seguindo por esse entendimento, como também pela minha experiência na educação não formal (2004-2013) decidimos por meio de memórias narradas de ex-monitores que eram licenciandos em Física e contribuíram para ações de popularização da ciência na área de Física no Museu Vivo da Ciências e Tecnologia de Campina Grande – Lynaldo Cavalcanti, buscar compreender quais foram as contribuições desse Espaço Não Formal para a formação inicial de professores de Física. Optamos pela metodologia de História Oral que tem em sua base depoimentos que se constituem em documentos únicos e auxiliarem na reconstrução da memória de alguém ou de um grupo, devolve aos participantes da história um lugar fundamental por meio de suas versões dos acontecimentos, estabelece e ordena procedimentos de trabalho como: tipos de entrevista e implicações dela para a pesquisa; e as várias possibilidades de transcrição e textualização dos depoimentos. É importante esclarecer que essa pesquisa foi submetida e aprovada pelo comitê de ética e que tivemos especial cuidado com as fases de pré-entrevista, entrevista e pós-entrevista. Diante das memórias coletadas nos ficou evidente que os ex-monitores reconhecem o MVCTLC como um espaço formativo e de estágio docente que promoveu experiências pedagógicas importantes."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID14761_TB6328_27102024163907.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:25:26"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA"
    "autor_nome_curto" => "KALINKA"
    "autor_email" => "kalinkawaldereameira@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "ensino-de-ciencias-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT16"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679117f995a8a_22012025130825.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:27:50"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119319
    "edicao_id" => 374
    "trabalho_id" => 6328
    "inscrito_id" => 14761
    "titulo" => "ENSINO NÃO FORMAL: EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FISICA"
    "resumo" => "Com o desenvolvimento dos Museus e Centro Interativos de Ciência e Tecnologia - MCICT mais e mais tornou-se indispensável a exploração educativa e a participação interativa dos visitantes. As visitas aos MCICT, têm sido justificadas principalmente por explorarem e complementarem aspectos abordados na sala de aula, mas também no cotidiano das pessoas, proporcionando reflexão, compartilhamento de conhecimentos e diversão. Além disso, são nessas instituições de educação não formal que se pode oportunizar uma aprendizagem ao longo da vida para todos. Seguindo por esse entendimento, como também pela minha experiência na educação não formal (2004-2013) decidimos por meio de memórias narradas de ex-monitores que eram licenciandos em Física e contribuíram para ações de popularização da ciência na área de Física no Museu Vivo da Ciências e Tecnologia de Campina Grande – Lynaldo Cavalcanti, buscar compreender quais foram as contribuições desse Espaço Não Formal para a formação inicial de professores de Física. Optamos pela metodologia de História Oral que tem em sua base depoimentos que se constituem em documentos únicos e auxiliarem na reconstrução da memória de alguém ou de um grupo, devolve aos participantes da história um lugar fundamental por meio de suas versões dos acontecimentos, estabelece e ordena procedimentos de trabalho como: tipos de entrevista e implicações dela para a pesquisa; e as várias possibilidades de transcrição e textualização dos depoimentos. É importante esclarecer que essa pesquisa foi submetida e aprovada pelo comitê de ética e que tivemos especial cuidado com as fases de pré-entrevista, entrevista e pós-entrevista. Diante das memórias coletadas nos ficou evidente que os ex-monitores reconhecem o MVCTLC como um espaço formativo e de estágio docente que promoveu experiências pedagógicas importantes."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID14761_TB6328_27102024163907.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:25:26"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA"
    "autor_nome_curto" => "KALINKA"
    "autor_email" => "kalinkawaldereameira@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "ensino-de-ciencias-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT16"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679117f995a8a_22012025130825.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:27:50"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 374
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ensino-de-ciencias-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT16"
        "logo" => null
        "capa" => "679117f995a8a_22012025130825.jpg"
        "timbrado" => "679117f996b07_22012025130825.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-12 09:27:50"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:57:58"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 374
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ensino-de-ciencias-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT16"
        "logo" => null
        "capa" => "679117f995a8a_22012025130825.jpg"
        "timbrado" => "679117f996b07_22012025130825.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-12 09:27:50"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:57:58"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 243
                "edicao_id" => 374
                "codigo" => "978-65-5222-015-8"
                "capa" => "679117f99955e_22012025130825.png"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  &Eacute; com profunda satisfa&ccedil;&atilde;o que se apresenta esta cole&ccedil;&atilde;o de artigos do Grupo de Trabalho 16, focada no Ensino de Ci&ecirc;ncias, que foram submetidos ao X Congresso Nacional da Educa&ccedil;&atilde;o - CONEDU. Esta obra re&uacute;ne trabalhos que trazem contribui&ccedil;&otilde;es, que se espera serem valiosas, para enriquecer a pr&aacute;tica pedag&oacute;gica, assim como para fomentar o pensamento cient&iacute;fico e transformador para educadores, pesquisadores e formadores de opini&atilde;o no cen&aacute;rio educacional.<br />\r\n
                  Nos cap&iacute;tulos seguintes, os leitores encontrar&atilde;o estudos te&oacute;ricos e emp&iacute;ricos, com relatos de experi&ecirc;ncias e pr&aacute;ticas did&aacute;ticas e pedag&oacute;gicas no Ensino de Ci&ecirc;ncias, com reflex&otilde;es tematizadas em &ldquo;Contrastes, diversidade, inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio&rdquo;. Sendo pesquisas selecionadas com o objetivo de estimular novas reflex&otilde;es, assim como expor viv&ecirc;ncias exitosas, para contribuir para continua lapida&ccedil;&atilde;o e constru&ccedil;&atilde;o de conhecimento da &aacute;rea.<br />\r\n
                  A Ci&ecirc;ncia est&aacute; intrinsecamente ligada ao processo de desenvolvimento da sociedade, e aos grandes avan&ccedil;os tecnol&oacute;gicos do s&eacute;culo XXI, ancorados em uma trilha de habilidades e compet&ecirc;ncias investigativas. Por meio dos trabalhos aqui apresentados, espera-se que o leitor n&atilde;o apenas se inspire, mas tamb&eacute;m se sinta encorajado a implementar pr&aacute;ticas inovadoras, que elevem o Ensino de Ci&ecirc;ncias a um patamar mais inclusivo e significativo.<br />\r\n
                  Almeja-se que esta obra seja uma fonte de consulta e inspira&ccedil;&atilde;o para todos os envolvidos no processo educacional e que seu conte&uacute;do contribua para a forma&ccedil;&atilde;o de cidad&atilde;os mais informados, reflexivos e cr&iacute;ticos.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO E JOCIMARIO ALVES PEREIRA&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES<br />\r\n
                  RENALLY MARRALY ALVES DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  RHAYSA MYRELLE FARIAS DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  PAULA CAVALCANTE MONTEIRO<br />\r\n
                  DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES<br />\r\n
                  KAYO DA SILVA JACOBINO<br />\r\n
                  ANDR&Eacute; DOS SANTOS<br />\r\n
                  HENRIQUE VICTOR CAMPOS DE MOURA<br />\r\n
                  JOCIMARIO ALVES PEREIRA<br />\r\n
                  KARLA JEANE VILELA DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA<br />\r\n
                  N&Iacute;VIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS<br />\r\n
                  YSMAILYN SIQUEIRA COSTA<br />\r\n
                  MAYARA GABRIELLA OLIVEIRA DE ALMEIDA<br />\r\n
                  VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS<br />\r\n
                  TA&Iacute;S OLIVEIRA<br />\r\n
                  MORGANA L&Iacute;GIA DE FARIAS FREIRE<br />\r\n
                  FREDSON MURILO DA SILVA<br />\r\n
                  KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA<br />\r\n
                  ALINE RAFAELA SILVA DOS ANJOS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793eb8bddfb0_24012025163539.pdf"
                "arquivo" => "28012025154700-CONEDU---ENSINO-DE-CIENCIAS--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-12 09:27:50"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:57:58"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 243
                "edicao_id" => 374
                "codigo" => "978-65-5222-015-8"
                "capa" => "679117f99955e_22012025130825.png"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  &Eacute; com profunda satisfa&ccedil;&atilde;o que se apresenta esta cole&ccedil;&atilde;o de artigos do Grupo de Trabalho 16, focada no Ensino de Ci&ecirc;ncias, que foram submetidos ao X Congresso Nacional da Educa&ccedil;&atilde;o - CONEDU. Esta obra re&uacute;ne trabalhos que trazem contribui&ccedil;&otilde;es, que se espera serem valiosas, para enriquecer a pr&aacute;tica pedag&oacute;gica, assim como para fomentar o pensamento cient&iacute;fico e transformador para educadores, pesquisadores e formadores de opini&atilde;o no cen&aacute;rio educacional.<br />\r\n
                  Nos cap&iacute;tulos seguintes, os leitores encontrar&atilde;o estudos te&oacute;ricos e emp&iacute;ricos, com relatos de experi&ecirc;ncias e pr&aacute;ticas did&aacute;ticas e pedag&oacute;gicas no Ensino de Ci&ecirc;ncias, com reflex&otilde;es tematizadas em &ldquo;Contrastes, diversidade, inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio&rdquo;. Sendo pesquisas selecionadas com o objetivo de estimular novas reflex&otilde;es, assim como expor viv&ecirc;ncias exitosas, para contribuir para continua lapida&ccedil;&atilde;o e constru&ccedil;&atilde;o de conhecimento da &aacute;rea.<br />\r\n
                  A Ci&ecirc;ncia est&aacute; intrinsecamente ligada ao processo de desenvolvimento da sociedade, e aos grandes avan&ccedil;os tecnol&oacute;gicos do s&eacute;culo XXI, ancorados em uma trilha de habilidades e compet&ecirc;ncias investigativas. Por meio dos trabalhos aqui apresentados, espera-se que o leitor n&atilde;o apenas se inspire, mas tamb&eacute;m se sinta encorajado a implementar pr&aacute;ticas inovadoras, que elevem o Ensino de Ci&ecirc;ncias a um patamar mais inclusivo e significativo.<br />\r\n
                  Almeja-se que esta obra seja uma fonte de consulta e inspira&ccedil;&atilde;o para todos os envolvidos no processo educacional e que seu conte&uacute;do contribua para a forma&ccedil;&atilde;o de cidad&atilde;os mais informados, reflexivos e cr&iacute;ticos.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO E JOCIMARIO ALVES PEREIRA&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES<br />\r\n
                  RENALLY MARRALY ALVES DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  RHAYSA MYRELLE FARIAS DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  PAULA CAVALCANTE MONTEIRO<br />\r\n
                  DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES<br />\r\n
                  KAYO DA SILVA JACOBINO<br />\r\n
                  ANDR&Eacute; DOS SANTOS<br />\r\n
                  HENRIQUE VICTOR CAMPOS DE MOURA<br />\r\n
                  JOCIMARIO ALVES PEREIRA<br />\r\n
                  KARLA JEANE VILELA DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA<br />\r\n
                  N&Iacute;VIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS<br />\r\n
                  YSMAILYN SIQUEIRA COSTA<br />\r\n
                  MAYARA GABRIELLA OLIVEIRA DE ALMEIDA<br />\r\n
                  VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS<br />\r\n
                  TA&Iacute;S OLIVEIRA<br />\r\n
                  MORGANA L&Iacute;GIA DE FARIAS FREIRE<br />\r\n
                  FREDSON MURILO DA SILVA<br />\r\n
                  KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA<br />\r\n
                  ALINE RAFAELA SILVA DOS ANJOS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793eb8bddfb0_24012025163539.pdf"
                "arquivo" => "28012025154700-CONEDU---ENSINO-DE-CIENCIAS--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-12 09:27:50"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:57:58"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

Com o desenvolvimento dos Museus e Centro Interativos de Ciência e Tecnologia - MCICT mais e mais tornou-se indispensável a exploração educativa e a participação interativa dos visitantes. As visitas aos MCICT, têm sido justificadas principalmente por explorarem e complementarem aspectos abordados na sala de aula, mas também no cotidiano das pessoas, proporcionando reflexão, compartilhamento de conhecimentos e diversão. Além disso, são nessas instituições de educação não formal que se pode oportunizar uma aprendizagem ao longo da vida para todos. Seguindo por esse entendimento, como também pela minha experiência na educação não formal (2004-2013) decidimos por meio de memórias narradas de ex-monitores que eram licenciandos em Física e contribuíram para ações de popularização da ciência na área de Física no Museu Vivo da Ciências e Tecnologia de Campina Grande – Lynaldo Cavalcanti, buscar compreender quais foram as contribuições desse Espaço Não Formal para a formação inicial de professores de Física. Optamos pela metodologia de História Oral que tem em sua base depoimentos que se constituem em documentos únicos e auxiliarem na reconstrução da memória de alguém ou de um grupo, devolve aos participantes da história um lugar fundamental por meio de suas versões dos acontecimentos, estabelece e ordena procedimentos de trabalho como: tipos de entrevista e implicações dela para a pesquisa; e as várias possibilidades de transcrição e textualização dos depoimentos. É importante esclarecer que essa pesquisa foi submetida e aprovada pelo comitê de ética e que tivemos especial cuidado com as fases de pré-entrevista, entrevista e pós-entrevista. Diante das memórias coletadas nos ficou evidente que os ex-monitores reconhecem o MVCTLC como um espaço formativo e de estágio docente que promoveu experiências pedagógicas importantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.