Sendo a escola um local de aprendizagem e construção de conhecimentos, discutir a temática da educação ambiental (EA) na educação infantil é de suma importância na formação do pensamento crítico dos sujeitos envolvidos nesse processo. O terrário é uma prática de EA que auxilia na formação das crianças e contribui no desenvolvimento sustentável. Objetivou-se investigar o processo de formação continuada de professores, e sua relação com o ensino da Educação Ambiental Crítica e da Alfabetização Científica na Educação Infantil, usando o terrário como metodologia prática ambiental. A metodologia foi a abordagem qualitativa e um Estudo de Caso com aplicação do terrário como experimento prático e aplicação dos três Momentos Pedagógicos (3MP’s). Os sujeitos do processo foram os professores que atuam na Pré-Escola, de duas escolas da rede Municipal de Cachoeiro de Itapemirim – ES e seus respectivos alunos. O período da pesquisa aconteceu entre agosto a novembro/2023, totalizando dez encontros. Como resultado foi possível compreender que a formação continuada para os docentes na promoção da Educação Ambiental Crítica e Alfabetização Científica, contribuiu na formação de valores e atitudes, tendo o terrário como experimento na construção do conhecimento de forma crítica. Na abordagem dos três Momentos Pedagógicos (3MP’s), por meio da produção de uma sequência didática, a problematização inicial deu lugar a organização do conhecimento e a aplicação dele em atividades práticas e significativas auxiliaram na solução do problema elencado na fase inicial. Os 3MP’s viabilizam a construção do conhecimento do aluno para atuar de forma crítica sobre o contexto estudado. Com essa investigação pode-se perceber que a formação continuada do professor, o conhecimento dos conceitos e teorias auxiliam na prática pedagógica para orientar crianças da Educação Infantil em prol de uma Educação Ambiental Crítica e da Alfabetização Científica no desenvolvimento do pensamento crítico de conscientização ambiental.