O ensino de microbiologia na maioria das vezes tem sido limitado às características básicas dos microrganismos, como bactérias, vírus, fungos e protozoários, ao invés de ser relacionado ao cotidiano dos alunos. Dessa forma, a busca contínua por novas estratégias é fundamental na rotina do professor, na tentativa de melhorar o aprendizado e a compreensão do conhecimento dos alunos, não apenas no ensino de ciências, mas em outras áreas também. O conhecimento básico sobre a microbiologia é necessário, pois está relacionado ao cotidiano dos nossos alunos e está diretamente ligado às questões de saúde, à higiene pessoal, aos alimentos, ao meio ambiente, à indústria, à biotecnologia e ao planeta de uma forma geral. Além disso, o tema, por fazer parte do conteúdo de Biologia, também pode ser trabalhado na própria disciplina ou até mesmo em uma eletiva, proporcionando aos alunos uma aprendizagem diferenciada e contextualizada em situações do cotidiano dos estudantes. Diante disso, buscando utilizar uma estratégia mais dinâmica e de linguagem simples, para que este conteúdo pudesse ser trabalhado de forma interdisciplinar, foi elaborada e aplicada uma sequência didática utilizando o cordel como ferramenta de auxílio no ensino e prevenção destas doenças. Nela foram valorizados os conhecimentos prévios dos estudantes, como também sua autonomia na elaboração de hipóteses. A SD foi finalizada, após uma oficina de cordel, onde os estudantes aplicaram os conhecimentos adquiridos durante as aulas, na construção de um cordel, e em seguida puderam compartilhar seu trabalho com a comunidade escolar. A metodologia desenvolvida e aplicada nesta Sequência Didática, colaborou na construção dos conhecimentos sobre doenças e seus métodos de prevenção. Além de favorecer o desenvolvimento de algumas habilidades e competências necessárias, para o desenvolvimento do aprendizado dos estudantes como cidadãos críticos e reflexivos.