Artigo CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-022-6

LUZ, CÂMERA, AÇÃO...!: PRODUÇÃO DE CURTAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO EMITEC

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 19 - Tecnologias e educação
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119402
    "edicao_id" => 377
    "trabalho_id" => 4014
    "inscrito_id" => 7903
    "titulo" => "LUZ, CÂMERA, AÇÃO...!: PRODUÇÃO DE CURTAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO EMITEC"
    "resumo" => "No intuito de promover o protagonismo discente utilizando as metodologias ativas de aprendizagem no contexto do ensino médio no componente curricular Iniciação Científica, buscamos neste artigo apresentar produtos oriundos de uma atividade interdisciplinar que teve como premissa temáticas voltadas à área de naturezas com o conhecimento de Direitos dos Jovens. Buscando alinhar os objetivos relacionados ao protagonismo estudantil e à cultura digital com as ferramentas tecnológicas incorporadas ao currículo no diálogo colaborativo, essa proposta didático-pedagógica se constrói. As produções audiovisuais identificadas e protagonizadas pelos alunos e alunas de diferentes localidades da Bahia, localizadas na zona rural em áreas longínquas de difícil acesso nos territórios de identidade. Trata-se de uma investigação que teve como produtos uma série de curtas metragens trazendo temáticas envolventes e recheadas de objetos de conhecimento direcionados ao ensino de ciências. Partindo da ideia de que um dos pilares do componente curricular pertencente ao Itinerário Formativo da educação básica, a ‘Iniciação Científica’, a criatividade, empreendedorismo e a investigação científica deve ser vistas como uma forma de identificar possibilidades diversas para atuação como produto de aprendizagem significativa para permitir o diálogo com os documentos norteadores referenciais para o ensino médio da Bahia. Concluímos que é necessário investir em metodologias ativas com o protagonismo estudantil engendrando as ferramentas tecnológicas nas práticas educativas contemporâneas que bisquem dialogar com os objetos de conhecimento para que de forma criativa e inventiva os discentes possam colocar a mão na massa e desenvolver atividades e propostas ativas e envolventes que englobem conteúdos vistos nas disciplinas eletivas."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD5_ID7903_TB4014_30102024113018.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:33:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDRA LUCIA PITA DE OLIVEIRA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Sandra Lucia Pi"
    "autor_email" => "sandrapita@uol.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "tecnologias-e-educacao-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:36:42"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119402
    "edicao_id" => 377
    "trabalho_id" => 4014
    "inscrito_id" => 7903
    "titulo" => "LUZ, CÂMERA, AÇÃO...!: PRODUÇÃO DE CURTAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO EMITEC"
    "resumo" => "No intuito de promover o protagonismo discente utilizando as metodologias ativas de aprendizagem no contexto do ensino médio no componente curricular Iniciação Científica, buscamos neste artigo apresentar produtos oriundos de uma atividade interdisciplinar que teve como premissa temáticas voltadas à área de naturezas com o conhecimento de Direitos dos Jovens. Buscando alinhar os objetivos relacionados ao protagonismo estudantil e à cultura digital com as ferramentas tecnológicas incorporadas ao currículo no diálogo colaborativo, essa proposta didático-pedagógica se constrói. As produções audiovisuais identificadas e protagonizadas pelos alunos e alunas de diferentes localidades da Bahia, localizadas na zona rural em áreas longínquas de difícil acesso nos territórios de identidade. Trata-se de uma investigação que teve como produtos uma série de curtas metragens trazendo temáticas envolventes e recheadas de objetos de conhecimento direcionados ao ensino de ciências. Partindo da ideia de que um dos pilares do componente curricular pertencente ao Itinerário Formativo da educação básica, a ‘Iniciação Científica’, a criatividade, empreendedorismo e a investigação científica deve ser vistas como uma forma de identificar possibilidades diversas para atuação como produto de aprendizagem significativa para permitir o diálogo com os documentos norteadores referenciais para o ensino médio da Bahia. Concluímos que é necessário investir em metodologias ativas com o protagonismo estudantil engendrando as ferramentas tecnológicas nas práticas educativas contemporâneas que bisquem dialogar com os objetos de conhecimento para que de forma criativa e inventiva os discentes possam colocar a mão na massa e desenvolver atividades e propostas ativas e envolventes que englobem conteúdos vistos nas disciplinas eletivas."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD5_ID7903_TB4014_30102024113018.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:33:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDRA LUCIA PITA DE OLIVEIRA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Sandra Lucia Pi"
    "autor_email" => "sandrapita@uol.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "tecnologias-e-educacao-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:36:42"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 377
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "tecnologias-e-educacao-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19"
        "logo" => null
        "capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg"
        "timbrado" => "679118f9c6b99_22012025131241.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-12 09:36:42"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:57:18"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 377
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "tecnologias-e-educacao-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19"
        "logo" => null
        "capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg"
        "timbrado" => "679118f9c6b99_22012025131241.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-12 09:36:42"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:57:18"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 246
                "edicao_id" => 377
                "codigo" => "978-65-5222-022-6"
                "capa" => "679118f9ca507_22012025131241.png"
                "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  O Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o &ndash; CONEDU - 2024, realizado entre os dias 19 e 21 de setembro, em Fortaleza, Cear&aacute;, reuniu pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados com o tema central &ldquo;Inova&ccedil;&atilde;o e Sustentabilidade na Educa&ccedil;&atilde;o: desafios e possibilidades na era digital&rdquo;, o congresso proporcionou um espa&ccedil;o fecundo para a troca de experi&ecirc;ncias, reflex&otilde;es cr&iacute;ticas e proposi&ccedil;&otilde;es que buscam transformar pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas &agrave; luz das demandas tecnol&oacute;gicas do s&eacute;culo XXI.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O Grupo de Trabalho 19 (GT 19 &ndash; Tecnologias e Educa&ccedil;&atilde;o) veio discutir o impacto das tecnologias no cen&aacute;rio educacional contempor&acirc;neo. Tivemos 87 trabalhos aprovado e apresentados durante o evento.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Este e-book apresenta os trabalhos do GT 19, que abordaram de maneira diversificada e interdisciplinar o uso de tecnologias na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e superior, na educa&ccedil;&atilde;o a dist&acirc;ncia, bem como em contextos de forma&ccedil;&atilde;o continuada e inclus&atilde;o digital. Os artigos aqui reunidos trazem investiga&ccedil;&otilde;es e relatos de experi&ecirc;ncias que destacam o papel das tecnologias no fortalecimento de pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas ativas, no desenvolvimento de compet&ecirc;ncias digitais, na promo&ccedil;&atilde;o da aprendizagem personalizada e na constru&ccedil;&atilde;o de espa&ccedil;os de aprendizagem mais inclusivos e colaborativos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  As contribui&ccedil;&otilde;es refletem a riqueza e a complexidade das intera&ccedil;&otilde;es entre educa&ccedil;&atilde;o e tecnologia, destacando tanto os avan&ccedil;os quanto os desafios. Discuss&otilde;es sobre &eacute;tica digital, desigualdades no acesso &agrave;s ferramentas tecnol&oacute;gicas e estrat&eacute;gias para integrar tecnologias emergentes como intelig&ecirc;ncia artificial, realidade virtual e gamifica&ccedil;&atilde;o revelam o compromisso dos participantes com a constru&ccedil;&atilde;o de um futuro educacional mais equitativo e inovador.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Al&eacute;m disso, o GT 19 reafirmou a import&acirc;ncia de iniciativas que promovam a forma&ccedil;&atilde;o de professores para o uso cr&iacute;tico e criativo das tecnologias, valorizando a autonomia docente e o protagonismo discente. Nesse sentido, as contribui&ccedil;&otilde;es deste e-book n&atilde;o apenas registram os debates ocorridos no congresso, mas tamb&eacute;m constituem uma fonte de inspira&ccedil;&atilde;o e orienta&ccedil;&atilde;o para pesquisadores e profissionais da educa&ccedil;&atilde;o que enfrentam os desafios da transforma&ccedil;&atilde;o digital em suas realidades locais e globais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Que este e-book seja um marco na constru&ccedil;&atilde;o coletiva de saberes e pr&aacute;ticas que possibilitem uma educa&ccedil;&atilde;o cada vez mais conectada, acess&iacute;vel e significativa.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO E JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  FRANCISCO NUNES DE SOUSA MOURA<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM<br />\r\n
                  MARLUCE TORQUATO LIMA GON&Ccedil;ALVES<br />\r\n
                  FRANCISCO WAGNER DE SOUSA PAULA<br />\r\n
                  MARIA JOUSY RODRIGUES GOMES<br />\r\n
                  HELGA VAL&Eacute;RIA DE LIMA SOUZA<br />\r\n
                  MAXWELL LUIZ DA PONTE<br />\r\n
                  RENATA VIEIRA DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  RODRIGO LEITE RODRIGUES<br />\r\n
                  THIAGO AC&Aacute;CIO RAPOSO<br />\r\n
                  LUANA LIMA GUIMARAES<br />\r\n
                  ANDREA CHAGAS ALVES DE ALMEIDA<br />\r\n
                  OT&Aacute;VIO VIEIRA SOBREIRA J&Uacute;NIOR<br />\r\n
                  RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO<br />\r\n
                  MARCOS VINICIUS DE ANDRADE LIMA<br />\r\n
                  MAYARA SET&Uacute;BAL OLIVEIRA ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  MARIANA RAMOS PIMENTEL<br />\r\n
                  ROBERTA DE MOURA BORGES GOMES<br />\r\n
                  GERMANA COSTA PAIX&Atilde;O<br />\r\n
                  SHIRLIANE DE ARA&Uacute;JO SOUSA<br />\r\n
                  JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793eda257e0b_24012025164434.pdf"
                "arquivo" => "28012025152333-CONEDU---TECNOLOGIAS-E-EDUCACAO--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-12 09:36:42"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:57:18"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 246
                "edicao_id" => 377
                "codigo" => "978-65-5222-022-6"
                "capa" => "679118f9ca507_22012025131241.png"
                "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  O Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o &ndash; CONEDU - 2024, realizado entre os dias 19 e 21 de setembro, em Fortaleza, Cear&aacute;, reuniu pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados com o tema central &ldquo;Inova&ccedil;&atilde;o e Sustentabilidade na Educa&ccedil;&atilde;o: desafios e possibilidades na era digital&rdquo;, o congresso proporcionou um espa&ccedil;o fecundo para a troca de experi&ecirc;ncias, reflex&otilde;es cr&iacute;ticas e proposi&ccedil;&otilde;es que buscam transformar pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas &agrave; luz das demandas tecnol&oacute;gicas do s&eacute;culo XXI.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O Grupo de Trabalho 19 (GT 19 &ndash; Tecnologias e Educa&ccedil;&atilde;o) veio discutir o impacto das tecnologias no cen&aacute;rio educacional contempor&acirc;neo. Tivemos 87 trabalhos aprovado e apresentados durante o evento.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Este e-book apresenta os trabalhos do GT 19, que abordaram de maneira diversificada e interdisciplinar o uso de tecnologias na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e superior, na educa&ccedil;&atilde;o a dist&acirc;ncia, bem como em contextos de forma&ccedil;&atilde;o continuada e inclus&atilde;o digital. Os artigos aqui reunidos trazem investiga&ccedil;&otilde;es e relatos de experi&ecirc;ncias que destacam o papel das tecnologias no fortalecimento de pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas ativas, no desenvolvimento de compet&ecirc;ncias digitais, na promo&ccedil;&atilde;o da aprendizagem personalizada e na constru&ccedil;&atilde;o de espa&ccedil;os de aprendizagem mais inclusivos e colaborativos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  As contribui&ccedil;&otilde;es refletem a riqueza e a complexidade das intera&ccedil;&otilde;es entre educa&ccedil;&atilde;o e tecnologia, destacando tanto os avan&ccedil;os quanto os desafios. Discuss&otilde;es sobre &eacute;tica digital, desigualdades no acesso &agrave;s ferramentas tecnol&oacute;gicas e estrat&eacute;gias para integrar tecnologias emergentes como intelig&ecirc;ncia artificial, realidade virtual e gamifica&ccedil;&atilde;o revelam o compromisso dos participantes com a constru&ccedil;&atilde;o de um futuro educacional mais equitativo e inovador.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Al&eacute;m disso, o GT 19 reafirmou a import&acirc;ncia de iniciativas que promovam a forma&ccedil;&atilde;o de professores para o uso cr&iacute;tico e criativo das tecnologias, valorizando a autonomia docente e o protagonismo discente. Nesse sentido, as contribui&ccedil;&otilde;es deste e-book n&atilde;o apenas registram os debates ocorridos no congresso, mas tamb&eacute;m constituem uma fonte de inspira&ccedil;&atilde;o e orienta&ccedil;&atilde;o para pesquisadores e profissionais da educa&ccedil;&atilde;o que enfrentam os desafios da transforma&ccedil;&atilde;o digital em suas realidades locais e globais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Que este e-book seja um marco na constru&ccedil;&atilde;o coletiva de saberes e pr&aacute;ticas que possibilitem uma educa&ccedil;&atilde;o cada vez mais conectada, acess&iacute;vel e significativa.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO E JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  FRANCISCO NUNES DE SOUSA MOURA<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM<br />\r\n
                  MARLUCE TORQUATO LIMA GON&Ccedil;ALVES<br />\r\n
                  FRANCISCO WAGNER DE SOUSA PAULA<br />\r\n
                  MARIA JOUSY RODRIGUES GOMES<br />\r\n
                  HELGA VAL&Eacute;RIA DE LIMA SOUZA<br />\r\n
                  MAXWELL LUIZ DA PONTE<br />\r\n
                  RENATA VIEIRA DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  RODRIGO LEITE RODRIGUES<br />\r\n
                  THIAGO AC&Aacute;CIO RAPOSO<br />\r\n
                  LUANA LIMA GUIMARAES<br />\r\n
                  ANDREA CHAGAS ALVES DE ALMEIDA<br />\r\n
                  OT&Aacute;VIO VIEIRA SOBREIRA J&Uacute;NIOR<br />\r\n
                  RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO<br />\r\n
                  MARCOS VINICIUS DE ANDRADE LIMA<br />\r\n
                  MAYARA SET&Uacute;BAL OLIVEIRA ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  MARIANA RAMOS PIMENTEL<br />\r\n
                  ROBERTA DE MOURA BORGES GOMES<br />\r\n
                  GERMANA COSTA PAIX&Atilde;O<br />\r\n
                  SHIRLIANE DE ARA&Uacute;JO SOUSA<br />\r\n
                  JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793eda257e0b_24012025164434.pdf"
                "arquivo" => "28012025152333-CONEDU---TECNOLOGIAS-E-EDUCACAO--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-12 09:36:42"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:57:18"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

No intuito de promover o protagonismo discente utilizando as metodologias ativas de aprendizagem no contexto do ensino médio no componente curricular Iniciação Científica, buscamos neste artigo apresentar produtos oriundos de uma atividade interdisciplinar que teve como premissa temáticas voltadas à área de naturezas com o conhecimento de Direitos dos Jovens. Buscando alinhar os objetivos relacionados ao protagonismo estudantil e à cultura digital com as ferramentas tecnológicas incorporadas ao currículo no diálogo colaborativo, essa proposta didático-pedagógica se constrói. As produções audiovisuais identificadas e protagonizadas pelos alunos e alunas de diferentes localidades da Bahia, localizadas na zona rural em áreas longínquas de difícil acesso nos territórios de identidade. Trata-se de uma investigação que teve como produtos uma série de curtas metragens trazendo temáticas envolventes e recheadas de objetos de conhecimento direcionados ao ensino de ciências. Partindo da ideia de que um dos pilares do componente curricular pertencente ao Itinerário Formativo da educação básica, a ‘Iniciação Científica’, a criatividade, empreendedorismo e a investigação científica deve ser vistas como uma forma de identificar possibilidades diversas para atuação como produto de aprendizagem significativa para permitir o diálogo com os documentos norteadores referenciais para o ensino médio da Bahia. Concluímos que é necessário investir em metodologias ativas com o protagonismo estudantil engendrando as ferramentas tecnológicas nas práticas educativas contemporâneas que bisquem dialogar com os objetos de conhecimento para que de forma criativa e inventiva os discentes possam colocar a mão na massa e desenvolver atividades e propostas ativas e envolventes que englobem conteúdos vistos nas disciplinas eletivas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.