No intuito de promover o protagonismo discente utilizando as metodologias ativas de aprendizagem no contexto do ensino médio no componente curricular Iniciação Científica, buscamos neste artigo apresentar produtos oriundos de uma atividade interdisciplinar que teve como premissa temáticas voltadas à área de naturezas com o conhecimento de Direitos dos Jovens. Buscando alinhar os objetivos relacionados ao protagonismo estudantil e à cultura digital com as ferramentas tecnológicas incorporadas ao currículo no diálogo colaborativo, essa proposta didático-pedagógica se constrói. As produções audiovisuais identificadas e protagonizadas pelos alunos e alunas de diferentes localidades da Bahia, localizadas na zona rural em áreas longínquas de difícil acesso nos territórios de identidade. Trata-se de uma investigação que teve como produtos uma série de curtas metragens trazendo temáticas envolventes e recheadas de objetos de conhecimento direcionados ao ensino de ciências. Partindo da ideia de que um dos pilares do componente curricular pertencente ao Itinerário Formativo da educação básica, a ‘Iniciação Científica’, a criatividade, empreendedorismo e a investigação científica deve ser vistas como uma forma de identificar possibilidades diversas para atuação como produto de aprendizagem significativa para permitir o diálogo com os documentos norteadores referenciais para o ensino médio da Bahia. Concluímos que é necessário investir em metodologias ativas com o protagonismo estudantil engendrando as ferramentas tecnológicas nas práticas educativas contemporâneas que bisquem dialogar com os objetos de conhecimento para que de forma criativa e inventiva os discentes possam colocar a mão na massa e desenvolver atividades e propostas ativas e envolventes que englobem conteúdos vistos nas disciplinas eletivas.