O presente artigo tem como objetivo abordar a temática sobre a qualidade, o direito e acesso à educação pública de qualidade a partir da organização do trabalho pedagógico da rede pública municipal de educação de Taperoá - Bahia, no contexto de pandemia da Covid-19. Entre as diversas causas que serão citadas ao longo do estudo, tenta-se colocar como ponto chave de reflexão desta pesquisa o fato a forma como os discentes desenvolveram suas atividades por meio das tecnologias digitais pode estar comprometendo sua disposição e empenho nos estudos. Para tanto, utilizou-se como metodologia pesquisa bibliográfica e análise documental, da referida instituição, objeto de estudo desse trabalho. Como inspirações teóricas destacamos Alves (2020), Höfling (2001), Kenski (2012), (Santos 2020). Os resultados evidenciaram que o ensino remoto é excludente e tende a piorar a qualidade da educação pública e a desigualdade educacional, em razão de o estado, por meio das políticas públicas, não garantir uma aprendizagem significativa, a qualidade as condições de igualdade de acesso à educação para todos os estudantes. Sendo assim, o sistema de ensino público do município de Taperoá têm um grande desafio no pós-pandemia, o de reparar as perdas acarretadas pelo formato escolar dessa conjuntura. Isso demanda investimentos substanciais na educação municipal, planejamento, formação docente e uma articulação e organização cuidadosa do trabalho pedagógico.