O uso massivo das tecnologias digitais pela sociedade tem gerado grande influência nas metodologias de ensino, sobretudo a partir do início do século XXI (LÉVY, 1998; MORAN, 2013; KENSKI, 2003). Em contraste com os métodos tradicionais, em que os estudantes são frequentemente receptores passivos de informações, as metodologias ativas buscam envolver os estudantes na construção do próprio conhecimento, promovendo uma participação ativa e significativa em sala de aula e fora dela (BACICH; MORAN, 2018; MORAN, 2007; TORRES; ILARA, 2014). Nesse contexto, o intuito deste artigo foi apresentar estratégias de ensino baseadas nas metodologias ativas na educação interativa mediada pelas tecnologias digitais aplicadas na disciplina Leitura e Produção de Textos para uma turma de calouros do curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa. Para tanto, apresentamos reflexões sobre as definições e as aplicabilidades das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) e as metodologias ativas no cenário educacional; descrevemos o plano de ação, a sistemática da disciplina e a rotina de estudos on-line; realizamos uma apreciação crítica do curso, tomando como base no método descritivo-interpretativista para a descrição das tarefas realizadas na plataforma on-line Moodle Classes. Uma síntese dos resultados apontou para a facilitação na comunicação entre professoras e estudantes e para a aprendizagem colaborativa, interativa e engajadora. Essa estratégia de ensino, baseada nas metodologias ativas, promoveu, para os estudantes, uma educação mais dinâmica, participativa, além do desenvolvimento de habilidades como autonomia, protagonismo, trabalho em equipe, resolução de problemas complexos, alinhados com as demandas da sociedade contemporânea.