Neste artigo são discutidos os significados sobre o que é ser inovador no ensino de ciências. Como parte de uma pesquisa de doutorado, buscou-se sintetizar as informações tendo em vista a compreensão do conceito de inovação presente nas publicações da área de ensino de ciências, por meio de uma revisão sistemática da literatura. Por ser uma fonte estável de pesquisa, a revisão pode ser usada para corroborar e aumentar a evidência de outras fontes de pesquisa e auxiliar no processo de avaliação crítica e sintética de resultados de múltiplos estudos, permitindo maximizar o potencial de uma busca. Logo, objetiva-se compreender sobre os recursos, as práticas e as metodologias relacionadas às TIC são apontadas como inovadoras pela comunidade que pesquisa sobre ensino de ciências. Foram adotadas como fontes de pesquisa a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da Capes, o portal de periódicos da Capes, o portal Scielo e os anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC). Os parâmetros de busca que nos auxiliaram nessa etapa da pesquisa foram construídos com o auxílio da ferramenta Tessaurus. Os dados foram catalogados e armazenados em plataformas digitais e foram revisados conforme a abordagem principal metodologias de ensino consideradas inovadoras pelos autores dos trabalhos, desenvolvidas por professores de ciências no ensino fundamental e que tenham utilizado tecnologias digitais da informação e comunicação. Um dos principais achados é que inovar na escola pode ter como principais vantagens a promoção de uma aprendizagem mais significativa, o uso de diferentes métodos de ensino e a remodelagem da estrutura escolar. Inovação, ao exigir que haja uma transformação dos sujeitos, precisa fazer sentido aos alunos e professores.