Um dos pilares do componente curricular ‘Iniciação Científica’ como parte integrante dos itinerários formativos da rede estadual da Bahia, envolve além da Investigação Científica, a Criatividade e o Empreendorismo, como formas de trabalhar as pesquisas em seus vieses no ensino médio. Neste sentido, buscando incentivar os alunos do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica, localizados em áreas de difícil acesso em diferenteslocalidades do estado da Bahia, durante as aulas de Iniciação Científica do ano letivo de 2024, na 1ª, 2ª e 3ª séries através das aulas teletransmitidas a exibir uma série de vídeos gravados pela equipe de Iniciação Cientifica no Encontro Estudantil da Rede Estadual da Bahia, com projetos aprovados para o Seminário Territorial e Feira de Ciência e Tecnologia da Bahia. O objetivo deste artigo é trazer um relato de experiência envolvendo a produção e aplicação de uma série audiovisual sobre protagonismo estudantil com alunos da EMITec ao longo das aulas de Iniciação Científica. A metodologia se baseia na pesquisa ação por meio de um estudo aplicado, de natureza e análise dos dados narrativos, ao longo das aulas, além da análise textual presente nos chats e no Ambiente Virtual de Aprendizagem compartilhados nas aulas que explorem um ensino no itinerário formativo. Os resultados envolveram a utilização da produção audiovisual ‘Rolê Científico’ tendo sido vista como positiva como um reforço para integrar os objetos de conhecimento de Iniciação Científica e as suas aplicações na área das ciências da natureza e suas tecnologias de forma integrada à pesquisa, norteado pelos documentos oficiais da Bahia (DCRB). Concluímos assim que devemos propor o uso de plataformas criativas, como a experenciada neste artigo que se constitui como um potente recurso pedagógico envolvendo tecnologias integradas na educação básica de ensino.