Artigo CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-022-6

IMPACTOS DAS TDICS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NA EREM EDSON SIMÕES EM SÃO JOSÉ DO EGITO-PE

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 19 - Tecnologias e educação
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119413
    "edicao_id" => 377
    "trabalho_id" => 6514
    "inscrito_id" => 3229
    "titulo" => "IMPACTOS DAS TDICS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NA EREM EDSON SIMÕES EM SÃO JOSÉ DO EGITO-PE"
    "resumo" => "A pesquisa aqui estabelecida retratou a realidade vivenciada por discentes e docentes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Edson Simões na cidade de São José do Egito PE, seus objetivos se pautaram em analisar os impactos da pandemia da COVID-19 nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em contexto de ensino remoto no ensino de sociologia, considerando a medida sanitária de distanciamento social. Ou seja, os dados apresentados demonstraram como os alunos da referida escola conseguiram em virtude do distanciamento necessário administrar seus estudos e o uso das TDICs, mediante as dificuldades de acessibilidade por parte do aparelhamento tecnológico. Destacamos ainda como docentes e discentes conseguiram se adaptar a utilização desses meios com a rapidez necessária na qual o momento pedia. tendo como base, as contribuições teóricas de Pierre Lévy (2000), Manuel Castells (1999 – 2005), Adam Schaff (1985). Pelos constructos sociológicos de tais autores, percebemos a necessidade de investigar os processos de aprendizagem do ensino de Sociologia, no Ensino Médio, através do aparelhamento digital, e desenvolver meios que possibilitassem uma melhor resolução para os problemas elencados. Consideramos que apesar da Pandemia da COVID-19 e seus reflexos no ensino de Sociologia através das aulas remotas, foi mostrado a importância que tem o uso das TDICs e seu direcionamento pedagógico nesse momento ímpar de aprendizagem para discentes e docentes."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID3229_TB6514_01102024223238.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:33:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALAN JONES LEITE HENRIQUE DIAS"
    "autor_nome_curto" => "ALAN JONES LEIT"
    "autor_email" => "alan.mercury@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "tecnologias-e-educacao-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:36:42"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119413
    "edicao_id" => 377
    "trabalho_id" => 6514
    "inscrito_id" => 3229
    "titulo" => "IMPACTOS DAS TDICS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NA EREM EDSON SIMÕES EM SÃO JOSÉ DO EGITO-PE"
    "resumo" => "A pesquisa aqui estabelecida retratou a realidade vivenciada por discentes e docentes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Edson Simões na cidade de São José do Egito PE, seus objetivos se pautaram em analisar os impactos da pandemia da COVID-19 nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em contexto de ensino remoto no ensino de sociologia, considerando a medida sanitária de distanciamento social. Ou seja, os dados apresentados demonstraram como os alunos da referida escola conseguiram em virtude do distanciamento necessário administrar seus estudos e o uso das TDICs, mediante as dificuldades de acessibilidade por parte do aparelhamento tecnológico. Destacamos ainda como docentes e discentes conseguiram se adaptar a utilização desses meios com a rapidez necessária na qual o momento pedia. tendo como base, as contribuições teóricas de Pierre Lévy (2000), Manuel Castells (1999 – 2005), Adam Schaff (1985). Pelos constructos sociológicos de tais autores, percebemos a necessidade de investigar os processos de aprendizagem do ensino de Sociologia, no Ensino Médio, através do aparelhamento digital, e desenvolver meios que possibilitassem uma melhor resolução para os problemas elencados. Consideramos que apesar da Pandemia da COVID-19 e seus reflexos no ensino de Sociologia através das aulas remotas, foi mostrado a importância que tem o uso das TDICs e seu direcionamento pedagógico nesse momento ímpar de aprendizagem para discentes e docentes."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID3229_TB6514_01102024223238.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:33:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALAN JONES LEITE HENRIQUE DIAS"
    "autor_nome_curto" => "ALAN JONES LEIT"
    "autor_email" => "alan.mercury@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "tecnologias-e-educacao-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:36:42"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 377
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "tecnologias-e-educacao-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19"
        "logo" => null
        "capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg"
        "timbrado" => "679118f9c6b99_22012025131241.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-12 09:36:42"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:57:18"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 377
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "tecnologias-e-educacao-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19"
        "logo" => null
        "capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg"
        "timbrado" => "679118f9c6b99_22012025131241.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-12 09:36:42"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:57:18"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 246
                "edicao_id" => 377
                "codigo" => "978-65-5222-022-6"
                "capa" => "679118f9ca507_22012025131241.png"
                "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  O Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o &ndash; CONEDU - 2024, realizado entre os dias 19 e 21 de setembro, em Fortaleza, Cear&aacute;, reuniu pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados com o tema central &ldquo;Inova&ccedil;&atilde;o e Sustentabilidade na Educa&ccedil;&atilde;o: desafios e possibilidades na era digital&rdquo;, o congresso proporcionou um espa&ccedil;o fecundo para a troca de experi&ecirc;ncias, reflex&otilde;es cr&iacute;ticas e proposi&ccedil;&otilde;es que buscam transformar pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas &agrave; luz das demandas tecnol&oacute;gicas do s&eacute;culo XXI.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O Grupo de Trabalho 19 (GT 19 &ndash; Tecnologias e Educa&ccedil;&atilde;o) veio discutir o impacto das tecnologias no cen&aacute;rio educacional contempor&acirc;neo. Tivemos 87 trabalhos aprovado e apresentados durante o evento.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Este e-book apresenta os trabalhos do GT 19, que abordaram de maneira diversificada e interdisciplinar o uso de tecnologias na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e superior, na educa&ccedil;&atilde;o a dist&acirc;ncia, bem como em contextos de forma&ccedil;&atilde;o continuada e inclus&atilde;o digital. Os artigos aqui reunidos trazem investiga&ccedil;&otilde;es e relatos de experi&ecirc;ncias que destacam o papel das tecnologias no fortalecimento de pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas ativas, no desenvolvimento de compet&ecirc;ncias digitais, na promo&ccedil;&atilde;o da aprendizagem personalizada e na constru&ccedil;&atilde;o de espa&ccedil;os de aprendizagem mais inclusivos e colaborativos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  As contribui&ccedil;&otilde;es refletem a riqueza e a complexidade das intera&ccedil;&otilde;es entre educa&ccedil;&atilde;o e tecnologia, destacando tanto os avan&ccedil;os quanto os desafios. Discuss&otilde;es sobre &eacute;tica digital, desigualdades no acesso &agrave;s ferramentas tecnol&oacute;gicas e estrat&eacute;gias para integrar tecnologias emergentes como intelig&ecirc;ncia artificial, realidade virtual e gamifica&ccedil;&atilde;o revelam o compromisso dos participantes com a constru&ccedil;&atilde;o de um futuro educacional mais equitativo e inovador.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Al&eacute;m disso, o GT 19 reafirmou a import&acirc;ncia de iniciativas que promovam a forma&ccedil;&atilde;o de professores para o uso cr&iacute;tico e criativo das tecnologias, valorizando a autonomia docente e o protagonismo discente. Nesse sentido, as contribui&ccedil;&otilde;es deste e-book n&atilde;o apenas registram os debates ocorridos no congresso, mas tamb&eacute;m constituem uma fonte de inspira&ccedil;&atilde;o e orienta&ccedil;&atilde;o para pesquisadores e profissionais da educa&ccedil;&atilde;o que enfrentam os desafios da transforma&ccedil;&atilde;o digital em suas realidades locais e globais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Que este e-book seja um marco na constru&ccedil;&atilde;o coletiva de saberes e pr&aacute;ticas que possibilitem uma educa&ccedil;&atilde;o cada vez mais conectada, acess&iacute;vel e significativa.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO E JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  FRANCISCO NUNES DE SOUSA MOURA<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM<br />\r\n
                  MARLUCE TORQUATO LIMA GON&Ccedil;ALVES<br />\r\n
                  FRANCISCO WAGNER DE SOUSA PAULA<br />\r\n
                  MARIA JOUSY RODRIGUES GOMES<br />\r\n
                  HELGA VAL&Eacute;RIA DE LIMA SOUZA<br />\r\n
                  MAXWELL LUIZ DA PONTE<br />\r\n
                  RENATA VIEIRA DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  RODRIGO LEITE RODRIGUES<br />\r\n
                  THIAGO AC&Aacute;CIO RAPOSO<br />\r\n
                  LUANA LIMA GUIMARAES<br />\r\n
                  ANDREA CHAGAS ALVES DE ALMEIDA<br />\r\n
                  OT&Aacute;VIO VIEIRA SOBREIRA J&Uacute;NIOR<br />\r\n
                  RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO<br />\r\n
                  MARCOS VINICIUS DE ANDRADE LIMA<br />\r\n
                  MAYARA SET&Uacute;BAL OLIVEIRA ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  MARIANA RAMOS PIMENTEL<br />\r\n
                  ROBERTA DE MOURA BORGES GOMES<br />\r\n
                  GERMANA COSTA PAIX&Atilde;O<br />\r\n
                  SHIRLIANE DE ARA&Uacute;JO SOUSA<br />\r\n
                  JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793eda257e0b_24012025164434.pdf"
                "arquivo" => "28012025152333-CONEDU---TECNOLOGIAS-E-EDUCACAO--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-12 09:36:42"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:57:18"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 246
                "edicao_id" => 377
                "codigo" => "978-65-5222-022-6"
                "capa" => "679118f9ca507_22012025131241.png"
                "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  O Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o &ndash; CONEDU - 2024, realizado entre os dias 19 e 21 de setembro, em Fortaleza, Cear&aacute;, reuniu pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados com o tema central &ldquo;Inova&ccedil;&atilde;o e Sustentabilidade na Educa&ccedil;&atilde;o: desafios e possibilidades na era digital&rdquo;, o congresso proporcionou um espa&ccedil;o fecundo para a troca de experi&ecirc;ncias, reflex&otilde;es cr&iacute;ticas e proposi&ccedil;&otilde;es que buscam transformar pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas &agrave; luz das demandas tecnol&oacute;gicas do s&eacute;culo XXI.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O Grupo de Trabalho 19 (GT 19 &ndash; Tecnologias e Educa&ccedil;&atilde;o) veio discutir o impacto das tecnologias no cen&aacute;rio educacional contempor&acirc;neo. Tivemos 87 trabalhos aprovado e apresentados durante o evento.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Este e-book apresenta os trabalhos do GT 19, que abordaram de maneira diversificada e interdisciplinar o uso de tecnologias na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e superior, na educa&ccedil;&atilde;o a dist&acirc;ncia, bem como em contextos de forma&ccedil;&atilde;o continuada e inclus&atilde;o digital. Os artigos aqui reunidos trazem investiga&ccedil;&otilde;es e relatos de experi&ecirc;ncias que destacam o papel das tecnologias no fortalecimento de pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas ativas, no desenvolvimento de compet&ecirc;ncias digitais, na promo&ccedil;&atilde;o da aprendizagem personalizada e na constru&ccedil;&atilde;o de espa&ccedil;os de aprendizagem mais inclusivos e colaborativos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  As contribui&ccedil;&otilde;es refletem a riqueza e a complexidade das intera&ccedil;&otilde;es entre educa&ccedil;&atilde;o e tecnologia, destacando tanto os avan&ccedil;os quanto os desafios. Discuss&otilde;es sobre &eacute;tica digital, desigualdades no acesso &agrave;s ferramentas tecnol&oacute;gicas e estrat&eacute;gias para integrar tecnologias emergentes como intelig&ecirc;ncia artificial, realidade virtual e gamifica&ccedil;&atilde;o revelam o compromisso dos participantes com a constru&ccedil;&atilde;o de um futuro educacional mais equitativo e inovador.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Al&eacute;m disso, o GT 19 reafirmou a import&acirc;ncia de iniciativas que promovam a forma&ccedil;&atilde;o de professores para o uso cr&iacute;tico e criativo das tecnologias, valorizando a autonomia docente e o protagonismo discente. Nesse sentido, as contribui&ccedil;&otilde;es deste e-book n&atilde;o apenas registram os debates ocorridos no congresso, mas tamb&eacute;m constituem uma fonte de inspira&ccedil;&atilde;o e orienta&ccedil;&atilde;o para pesquisadores e profissionais da educa&ccedil;&atilde;o que enfrentam os desafios da transforma&ccedil;&atilde;o digital em suas realidades locais e globais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Que este e-book seja um marco na constru&ccedil;&atilde;o coletiva de saberes e pr&aacute;ticas que possibilitem uma educa&ccedil;&atilde;o cada vez mais conectada, acess&iacute;vel e significativa.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO E JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  FRANCISCO NUNES DE SOUSA MOURA<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM<br />\r\n
                  MARLUCE TORQUATO LIMA GON&Ccedil;ALVES<br />\r\n
                  FRANCISCO WAGNER DE SOUSA PAULA<br />\r\n
                  MARIA JOUSY RODRIGUES GOMES<br />\r\n
                  HELGA VAL&Eacute;RIA DE LIMA SOUZA<br />\r\n
                  MAXWELL LUIZ DA PONTE<br />\r\n
                  RENATA VIEIRA DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  RODRIGO LEITE RODRIGUES<br />\r\n
                  THIAGO AC&Aacute;CIO RAPOSO<br />\r\n
                  LUANA LIMA GUIMARAES<br />\r\n
                  ANDREA CHAGAS ALVES DE ALMEIDA<br />\r\n
                  OT&Aacute;VIO VIEIRA SOBREIRA J&Uacute;NIOR<br />\r\n
                  RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO<br />\r\n
                  MARCOS VINICIUS DE ANDRADE LIMA<br />\r\n
                  MAYARA SET&Uacute;BAL OLIVEIRA ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  MARIANA RAMOS PIMENTEL<br />\r\n
                  ROBERTA DE MOURA BORGES GOMES<br />\r\n
                  GERMANA COSTA PAIX&Atilde;O<br />\r\n
                  SHIRLIANE DE ARA&Uacute;JO SOUSA<br />\r\n
                  JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793eda257e0b_24012025164434.pdf"
                "arquivo" => "28012025152333-CONEDU---TECNOLOGIAS-E-EDUCACAO--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-12 09:36:42"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:57:18"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

A pesquisa aqui estabelecida retratou a realidade vivenciada por discentes e docentes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Edson Simões na cidade de São José do Egito PE, seus objetivos se pautaram em analisar os impactos da pandemia da COVID-19 nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em contexto de ensino remoto no ensino de sociologia, considerando a medida sanitária de distanciamento social. Ou seja, os dados apresentados demonstraram como os alunos da referida escola conseguiram em virtude do distanciamento necessário administrar seus estudos e o uso das TDICs, mediante as dificuldades de acessibilidade por parte do aparelhamento tecnológico. Destacamos ainda como docentes e discentes conseguiram se adaptar a utilização desses meios com a rapidez necessária na qual o momento pedia. tendo como base, as contribuições teóricas de Pierre Lévy (2000), Manuel Castells (1999 – 2005), Adam Schaff (1985). Pelos constructos sociológicos de tais autores, percebemos a necessidade de investigar os processos de aprendizagem do ensino de Sociologia, no Ensino Médio, através do aparelhamento digital, e desenvolver meios que possibilitassem uma melhor resolução para os problemas elencados. Consideramos que apesar da Pandemia da COVID-19 e seus reflexos no ensino de Sociologia através das aulas remotas, foi mostrado a importância que tem o uso das TDICs e seu direcionamento pedagógico nesse momento ímpar de aprendizagem para discentes e docentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.