Nas últimas décadas, a tecnologia vem transformando os métodos de ensino e aprendizagem, bem como criando novos desafios e oportunidades na educação, em especial, no ciclo alfabetizador da educação básica. Nesta perspectiva, o presente estudo visa explorar a alfabetização na era digital por meio do uso de metodologia ativa e aprendizagem significativa. Metodologicamente, este trabalho é de abordagem qualitativa, no qual realizou-se um estudo de caso, tendo como ferramentas de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, além de uma revisão bibliográfica sobre a temática em questão para fundamentar a abordagem teórica. O objetivo deste, é investigar como as práticas de alfabetização podem ser potencializadas pelo uso de tecnologias digitais e metodologias ativas, a fim de promover uma aprendizagem significativa para os educandos. A pesquisa contou com a colaboração de professores de uma escola de educação básica da cidade de Pentecostes-CE, com experiência em tecnologias digitais em sala de aula e prática de metodologias ativas. Foram desenvolvidas entrevistas semiestruturadas, conduzidas individualmente, permitindo uma análise das percepções e práticas docentes no contexto da alfabetização digital. A análise de dados na pesquisa ocorreu por meio da análise temática. Esse processo envolveu a identificação de temas significativos e sua interpretação em relação ao objeto de estudo. Os resultados indicam que o uso integrado de tecnologias digitais e metodologias ativas facilitam a criação de ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e colaborativos, promovendo, dessa forma, uma alfabetização envolvente e significativa. Conclui-se que a alfabetização na era digital, apoiada por metodologia ativa e aprendizagem significativa, representa uma abordagem promissora para enfrentar os desafios da educação contemporânea. O estudo reforça ainda, a necessidade de formação contínua dos professores nas áreas de tecnologia educacional e metodologias inovadoras, visando integrar os benefícios da educação digital no processo de ensino e aprendizagem.