O cerne do desenvolvimento humano é o conhecimento. Nessa perspectiva, o presente estudo tem por objetivo relatar a importância da instrução entre pares como uma metodologia ativa, de modo que a mesma pode ser um auxílio no desenvolvimento crítico dos estudantes durante o processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, aponta-se como problemática, a falta de criticidade em sala de aula, um dos dilemas mais recorrentes e explicitados por diversos profissionais da educação. Diante disso, no intuito de compilar os conceitos e ideias referentes a aplicação da instrução entre pares quanto a ser um método diferente nas práticas de sala de aula, a metodologia utilizada na construção deste artigo deu-se pela escolha pela pesquisa descritiva, por meio de abordagem qualitativa, de estudo e análise, coletando dados de fontes secundárias, fundamentadas na visão de Buenno, Freire, Mazur, Moran, Koehler, Sellmann, Silva, Pinto. Por fim, os resultados mostram que quanto mais iniciativas de pesquisas sobre as metodologias ativas, incluindo aprendizagem por pares, mais relevante essas ferramentas serão, e consequentemente inclusa, nas práticas metodológicas de sala de aula, levando em consideração que não se pode mais pensar num ensino dissociado das metodologias ativas e tecnologias, pois elas favorecem ao discente adquirir motivação e habilidades de colaboração, respeito, discussão e autonomia, tornando-o protagonista na construção do saber.