Recursos tecnológicos digitais cada vez mais estão sendo incorporados ao dia a dia da sociedade globalizada. Na área de ensino de matemática, tem-se destacado uso de tecnologias digitais relacionadas à organização do processo de ensino pelo professor e ferramentas de mediação. No entanto, percebe-se um avanço ainda incipiente em relação ao uso destas ferramentas, de modo a promover o processo de aprendizagem do estudante e a construção de conhecimento, como é o caso de simuladores de atividades experimentais. O presente artigo descreve uma proposta de atividade para o ensino do objeto de conhecimento Probabilidade Geométrica, tendo como referencial teórico-metodológico a Teoria do Uso Didático das Tecnologias Digitais – TUDITEC. Propomos uma investigação matemática auxiliada por um jogo (Disco em Movimento), criado no ambiente Scratch pelo autor. A proposta criada foi inspirada no Jogo dos discos, permitindo diferentes possibilidades de exploração e elaboração de problemas. Neste jogo, os estudantes podem experimentar e aprender com seus resultados, distinguindo probabilidade teórica de probabilidade experimental e construir o conhecimento de probabilidade geométrica por meio de atividades dinâmicas e interativas. Dessa forma, espera-se que o aluno, através do emprego de tecnologias digitais, realize as etapas de investigação matemática com vistas à resolução de problemas, comparando os resultados obtidos e realizando as generalizações possíveis após a formulação de conjecturas.