O ensino de genética tem se configurado como um desafio para alguns professores devido à dificuldade de se estabelecer uma conexão firme entre o que é apresentado em sala de aula e o contexto do estudante. Uma alternativa para contornar essa problemática é a criação e utilização de recursos tecnológicos. Para a análise dessa alternativa, propusemos a compreensão de conteúdos de genética através de um jogo e aplicação desse conhecimento em leitura e escrita crítica de artigos. A pesquisa foi desenvolvida com 117 estudantes da 3° série do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio EREMSAL, Salgueiro, PE. A natureza da pesquisa empregada aqui foi do tipo pesquisa-ação, onde foi identificado um problema quanto a baixo conhecimento de termos em genética e proposto uma forma de resolvê-lo. Para melhor analisar os dados obtidos aplicamos um questionário pré-teste para diagnosticar os conhecimentos prévios dos discentes e questionário pós-teste para comparação de resultados e análise da percepção dos estudantes quanto a pesquisa realizada. Os resultados obtidos demonstraram que a forma de aplicar as estratégias de jogo e escrita de resenhas críticas, com posterior publicização em Blog construído e editado pelos próprios estudantes foi positiva para os mesmos desmitificarem os temas/conceitos mais discutidos em genética. Os estudantes também gostaram de trabalhar em grupo e montar uma “linha editorial” em sala de aula, nos indicando que as atividades aqui apresentadas, na ordem de seus acontecimentos, são uma sugestão valiosa para se trabalhar genética junto aos estudantes da 3° série do ensino médio.