Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar os significados atribuídos ao trabalho pelos docentes da Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Pernambuco. Para tanto, o estudo visa responder a seguinte questão: Quais os significados atribuídos ao trabalho pelos docentes da EPT do Instituto Federal de Pernambuco? Como objetivos específicos: 1) Evidenciar na literatura os significados atribuídos ao trabalho na última década; 2) Compreender como o processo de reestruturação produtiva se apresenta e interfere no contexto educacional e na formação das subjetividades dos docentes; 3) Identificar os marcos legais que regulamentam o trabalho docente e como favorecem para a construção dos significados em relação ao trabalho; e 4) Desenvolver um produto educacional na modalidade de oficina pedagógica com a temática do significado do trabalho. O estudo traz como referencial teórico autores que discutem as categorias trabalho e educação a partir da perspectiva histórico-dialética, como Ricardo Antunes (1995, 2013, 2020), Dermeval Saviani (2007), Luiz Carlos de Freitas (2004, 2018), Giovanni Alves (2008) e Marise Ramos (2014). A metodologia da pesquisa será de natureza qualitativa e utilizará como instrumentos: estudo bibliográfico; análise documental; questionário socioeconômico; e entrevistas semiestruturadas. Realiza a análise dos dados à luz de Bardin (1977). A pesquisa será realizada nos campi do IFPE Recife, Vitória de Santo Antão e Afogados da Ingazeira, envolvendo 12 docentes da formação geral e técnica. Realizamos um estudo da arte e evidenciamos nas produções sobre a temática do trabalho que o objeto de estudo tem sido pesquisado por diversas áreas do conhecimento, como Administração, Sociologia, Serviço Social, Educação e Psicologia, com diferentes abordagens. Considerando a centralidade do trabalho para a vida social, compreendemos que este campo de pesquisa permanece fértil por se tratar de um fenômeno em movimento e ganha forma na vida do trabalhador nas suas diferentes dimensões de maneira contraditória.