Ao ingressar em uma instituição de ensino profissional, científico e tecnológico, é essencial que os servidores que comporão seu quadro funcional, compreendam sua proposta educacional e seus processos de ensino-aprendizagem. Isso inclui suas concepções, objetivos institucionais, bem como os princípios que norteiam, fortalecem e caracterizam as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Este trabalho é um recorte da pesquisa de mestrado intitulada “O acolhimento dos servidores Técnicos Administrativos em Educação do Instituto Federal de Rondônia centrado nos princípios da Educação Profissional e Tecnológica”, em andamento, do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, do IFRO. O objetivo deste estudo é refletir sobre o papel do servidor Técnico Administrativo em Educação (TAE) nos Institutos Federais. A partir de uma revisão bibliográfica da literatura disponível e a análise de documentos referentes à educação profissional e tecnológica, discutiremos a importância da compreensão dos fundamentos da EPT para o servidor TAE e como essa apropriação de informações básicas, como a visão e os objetivos estratégicos institucionais refletem na execução das suas atividades laborais. Com base nos resultados encontrados, é possível afirmar que as práticas educacionais centradas no trabalho como princípio educativo, na formação humana integral e na educação politécnica compõem a base de um ensino emancipador e devem ser vivenciadas por todos que trabalham com Educação Profissional e Tecnológica, e, portanto, são considerados educadores. A compreensão dos pilares da EPT permite que os servidores pertencentes ao quadro técnico alinhem seu papel aos objetivos filosóficos institucionais, promovendo uma contribuição significativa para o crescimento e fortalecimento da instituição. Além disso, desperta um sentimento de pertencimento ao ambiente profissional, incentivando uma integração mais profunda e o comprometimento com a missão institucional.