A educação profissional desempenha um papel necessário na integração dos jovens ao mercado de trabalho, proporcionando-lhes qualificação técnica e habilidades específicas. Os docentes que atuam na base técnica possuem uma função essencial nesse processo, demandando uma compreensão aprofundada do seu perfil formativo para aprimorar a qualidade da educação. Este estudo concentrou-se no perfil dos docentes da Escola Estadual de Ensino Profissional do Ceará (EEEP), identificando as competências pedagógicas e técnicas necessárias para o exercício da docência diante desse contexto. Para tanto, utilizou-se uma metodologia que incluiu revisão bibliográfica e um estudo de caso com questionários online, embasando-se em leis educacionais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), e em autores como Tardif (2014) e Nóvoa (1992). As instituições de ensino pesquisadas foram a EEEP Comendador Miguel Gurgel e a EEEP Maria Angela da Silveira Borges, localizadas em Fortaleza. Os resultados obtidos ressaltam a importância de uma formação sólida tanto na área técnica quanto na pedagógica, com atualização constante em tecnologias e práticas do ensino profissionalizante, além do desenvolvimento de habilidades interdisciplinares. A discussão enfatiza a necessidade de investimentos contínuos em formação, intercâmbio e atualização curricular para fortalecer as competências dos docentes e promover a inovação educacional. A pesquisa evidencia que, apesar de os docentes das Escolas Estadual de Ensino Profissional do Ceará possuírem conhecimentos técnicos e pedagógicos atualizados, é imprescindível um apoio contínuo em formação e valorização profissional para assegurar a qualidade do ensino e impulsionar os avanços na educação profissional.