O presente artigo intenta recuperar e aprimora reflexões apresentadas ao programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), através da dissertação A ATUAÇÃO DA GESTÃO PEDAGÓGICA NA INTEGRAÇÃO CURRICULAR: proposta para uma escola cearense que tem como objetivo analisar as causas que corroboram para a dificuldade da integração entre as disciplinas das formações profissional e geral, bem como analisar o papel da gestão na implementação do currículo integrado. Neste artigo explora-se a formação integral e o papel do currículo integrado, contextualizando a histórica dualidade da Educação Profissional no Brasil e a proposta de integração curricular no Ceará. Por meio de uma revisão bibliográfica, este artigo aborda a problemática associada às escolas estaduais de educação profissional do Ceará, baseando-se nos trabalhos de Ciavatta (2005), Frigotto (2005), Ramos (2007), Regattieri e Castro (2010), e Moraes e Kuller (2016), além de dissertações, teses e artigos acadêmicos. O período de análise é de 2004 a 2018, a partir do Decreto nº 5.154/2004, que possibilitou a articulação entre Educação Profissional Técnica e Ensino Médio, superando a separação estabelecida pelo Decreto nº 2.208/1997. Concluímos que a compreensão e participação ativa dos professores são essenciais para o sucesso das políticas educacionais, entre elas a de integração curricular, especialmente em tempos de cortes orçamentários que ameaçam a qualidade da educação no Brasil.