IMPACTO DE RODOVIAS SOBRE PEIXES DE RIACHO: COMO QUALIFICAR OS ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL?
"2025-02-12 10:36:07" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119957 "edicao_id" => 384 "trabalho_id" => 455 "inscrito_id" => 456 "titulo" => "IMPACTO DE RODOVIAS SOBRE PEIXES DE RIACHO: COMO QUALIFICAR OS ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL?" "resumo" => "A construção e presença de rodovias ocasiona impactos ambientais negativos, sendo que efeitos sobre a biodiversidade terrestre recebem razoável atenção no licenciamento ambiental. A biodiversidade aquática, porém, recebe menos atenção, embora os efeitos de rodovias sejam importantes, como assoreamento de riachos, contaminação por substâncias químicas, perda de habitat e fragmentação de riachos. Para a construção/ampliação de rodovias é necessário o desenvolvimento de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que visa diagnosticar, identificar e avaliar possíveis danos do empreendimento ao ambiente. Neste trabalho, nosso objetivo foi analisar como os EIAs de rodovias no Brasil avaliam os impactos sobre peixes e seus habitats em riachos. Analisamos 17 EIAs considerando cinco compartimentos de avaliação e 21 critérios. Obtivemos escores totais relativos para cada EIA e para cada critério; e classificamos sua performance em categorias entre “Ruim” até “Excelente”. Os resultados demonstraram que 16 EIAs se encontram na categoria “Ruim” e um em “Não Satisfatório”; em todos os critérios específicos, o padrão se manteve. Os indicadores de impacto e alvos das análises nos EIAs são utilizados sem objetivos pré-estabelecidos, sendo geralmente apenas baseados na presença ou ausência no momento da amostragem. Recomendações da literatura científica sobre indicadores de impacto ou alvos de análise não são utilizadas, exceto para o meio físico, porém sem integração com a avaliação da biota. Há pouca espacialização, seja do desenho amostral, seja dos resultados da avaliação. Verificamos, portanto, que a avaliação dos EIAs em relação impactos de rodovias sobre riachos e peixes pode ser considerada ineficiente. Esse resultado é preocupante, pois o EIA é o principal instrumento para tomada de decisão por parte de órgãos ambientais, e nossos resultados apontam para a necessidade de amplo aperfeiçoamento na prática dos EIAs para que possamos avaliar adequadamente os impactos ambientais de rodovias e orientar medidas de evitação e mitigação de impactos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Ecologia e Conservação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV205_MD4_ID456_TB455_08102024132333.pdf" "created_at" => "2025-02-13 11:08:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA RITTER HENCKES" "autor_nome_curto" => "RAFAELA" "autor_email" => "rafahenckess@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ebi---encontro-brasileiro-de-ictiologia" "edicao_nome" => "Anais do EBI - Encontro Brasileiro de Ictiologia" "edicao_evento" => "XXV ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/ebi/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67b49e4d8c758_18022025115053.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-02-12 10:36:07" "publicacao_id" => 116 "publicacao_nome" => "Revista EBI" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-033-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 119957 "edicao_id" => 384 "trabalho_id" => 455 "inscrito_id" => 456 "titulo" => "IMPACTO DE RODOVIAS SOBRE PEIXES DE RIACHO: COMO QUALIFICAR OS ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL?" "resumo" => "A construção e presença de rodovias ocasiona impactos ambientais negativos, sendo que efeitos sobre a biodiversidade terrestre recebem razoável atenção no licenciamento ambiental. A biodiversidade aquática, porém, recebe menos atenção, embora os efeitos de rodovias sejam importantes, como assoreamento de riachos, contaminação por substâncias químicas, perda de habitat e fragmentação de riachos. Para a construção/ampliação de rodovias é necessário o desenvolvimento de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que visa diagnosticar, identificar e avaliar possíveis danos do empreendimento ao ambiente. Neste trabalho, nosso objetivo foi analisar como os EIAs de rodovias no Brasil avaliam os impactos sobre peixes e seus habitats em riachos. Analisamos 17 EIAs considerando cinco compartimentos de avaliação e 21 critérios. Obtivemos escores totais relativos para cada EIA e para cada critério; e classificamos sua performance em categorias entre “Ruim” até “Excelente”. Os resultados demonstraram que 16 EIAs se encontram na categoria “Ruim” e um em “Não Satisfatório”; em todos os critérios específicos, o padrão se manteve. Os indicadores de impacto e alvos das análises nos EIAs são utilizados sem objetivos pré-estabelecidos, sendo geralmente apenas baseados na presença ou ausência no momento da amostragem. Recomendações da literatura científica sobre indicadores de impacto ou alvos de análise não são utilizadas, exceto para o meio físico, porém sem integração com a avaliação da biota. Há pouca espacialização, seja do desenho amostral, seja dos resultados da avaliação. Verificamos, portanto, que a avaliação dos EIAs em relação impactos de rodovias sobre riachos e peixes pode ser considerada ineficiente. Esse resultado é preocupante, pois o EIA é o principal instrumento para tomada de decisão por parte de órgãos ambientais, e nossos resultados apontam para a necessidade de amplo aperfeiçoamento na prática dos EIAs para que possamos avaliar adequadamente os impactos ambientais de rodovias e orientar medidas de evitação e mitigação de impactos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Ecologia e Conservação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV205_MD4_ID456_TB455_08102024132333.pdf" "created_at" => "2025-02-13 11:08:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA RITTER HENCKES" "autor_nome_curto" => "RAFAELA" "autor_email" => "rafahenckess@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ebi---encontro-brasileiro-de-ictiologia" "edicao_nome" => "Anais do EBI - Encontro Brasileiro de Ictiologia" "edicao_evento" => "XXV ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/ebi/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67b49e4d8c758_18022025115053.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-02-12 10:36:07" "publicacao_id" => 116 "publicacao_nome" => "Revista EBI" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-033-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }