Artigo Anais do EBI - Encontro Brasileiro de Ictiologia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-033-2

O USO DE MÍDIA SOCIAL COMO UM INSTRUMENTO PARA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE AO CONHECIMENTO SOBRE OS OCEANOS

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Publicado em 12 de fevereiro de 2025

Resumo

Para atender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização da Nações Unidas (ONU), especialmente no que se refere à educação de qualidade e à vida na água, o Laboratório de Bioecologia Marinha (LABEMar) da Universidade Federal do Espírito Santo vem promovendo ações de educação ambiental presenciais e virtuais, que visam democratizar o acesso ao conhecimento sobre os ecossistemas marinhos. Através do perfil na rede social Instagram (@labemar_ufes), o projeto de extensão "Desmistificando Tubarões e Raias: Vilões ou Mocinhos?" publica postagens que abordam não apenas os temas relacionados aos elasmobrânquios, mas também a conservação do ambiente marinho em sua totalidade. Para avaliar a eficácia dessas ações, foram analisadas as métricas de interação entre os usurários e o perfil, no período de junho de 2023 a junho de 2024. Foram avaliados os indicadores de engajamento fornecidos pela plataforma tais como curtidas, comentários, compartilhamentos e alcance de contas. No total, foram analisadas 451 postagens, destas, 418 no formato de story com duração de 24 horas e 33 publicações permanentes no feed, disponibilizadas para 867 seguidores. Os storys foram elaborados em formato de enquetes semanalmente, alcançando 46.039 contas, como uma média mensal de 130 curtidas e 34 respostas. Já as postagens permanentes tiveram uma média mensal de 3, com 187 curtidas, 18 comentários, 37 compartilhamentos e 9 salvamentos. Embora sejam tratados diversos temas relacionados aos ambientes marinhos nas postagens, o maior interesse dos seguidores está relacionado aos assuntos que versam sobre os tubarões. Isso se deve, possivelmente, pela curiosidade que o tema desperta, além da escassez de informações de qualidade disponíveis. Com a popularização do uso das mídias sociais, se faz indispensável fortalecer estratégias de comunicação em ambientes virtuais, explorando o potencial dessas ferramentas para alcançar um público amplo, promovendo, assim, uma maior sensibilização em relação aos desafios associados a conservação dos oceanos.

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