BERNARDO, Fábio Garcia. Construções de parábolas: uma abordagem dinâmica. Anais VII EPBEM... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/1208>. Acesso em: 24/11/2024 22:41
O trabalho destina-se a alunos do curso de licenciatura em Matemática, professores do E.F.II e E.M. O objetivo principal é dar significado ao estudo do gráfico da função quadrática com o auxílio do software Geogebra. Será construída a família de parábolas, determinando as interseções com os eixos, pontos de máximo/mínimo, domínios e imagens. A ideia é tratar o aluno como parte integrante desse processo de contrução de forma dinÂmica, interativa e desafiadora. No primeiro momento é feita a construção analítica da parábola, como um lugar geométrico. Em seguida, uma abordagem algébrica e construtiva dará significado ao estudo, permitindo que o aluno seja capaz de interpretar e resolver problemas modelados pelas parábolas sem a utilização de nenhuma “fórmula”.