PROMOÇÃO DA CONSCIENTIZAÇÃO E INCENTIVO À DOAÇÃO DE SANGUE ENTRE ADOLESCENTES ESCOLARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
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Objetivo: Relatar a experiência de discentes de Enfermagem numa ação realizada através do projeto de extensão “Conversa Sanguínea: cientificar está no sangue” em uma escola do município do Recife. Método: Trata-se de um trabalho descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado em outubro de 2024 por acadêmicas de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco. Resultados: A ação educativa contou com a presença de 25 estudantes do 2º ano do ensino médio, onde foram abordados os conceitos referentes à composição do sangue, informações sobre o processo de doação e compatibilidade sanguínea. A ação foi realizada através de uma metodologia ativa, baseada em perguntas e respostas, promovendo uma maior interação com o público-alvo através da retirada de dúvidas. Junto a isso, ao final da ação, realizou-se testes rápidos de tipagem sanguínea, um exame que determina o seu tipo sanguíneo e fator Rh, através da coleta de uma amostra de sangue do dedo dos participantes. Conclusão: A ação pôde esclarecer dúvidas pertinentes quanto a doação de sangue e incentivar os alunos a aderirem a prática da doação de sangue, através das evidências dos benefícios de tal ato. Contribuições para a Saúde: O aumento de interessados em realizar a doação de sangue desde cedo, através da educação em saúde, criará uma geração de jovens doadores regulares, que poderão contribuir por mais tempo. Imprescindível, para garantir o fluxo contínuo nos bancos de sangue, fortalecimento da saúde pública e bem-estar coletivo." 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