Artigo Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola

ANAIS de Evento

ISBN: 9786552220431

CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO COM ARCO DE MAGUEREZ NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM SAÚDE

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Publicado em 22 de julho de 2025

Resumo

Introdução: A educação em saúde deve priorizar estratégias que fortaleçam os sujeitos em sua autonomia e tomada de decisões sobre o seu corpo e seu autocuidado. A metodologia da Problematização com Arco de Maguerez (MPAM) é uma estratégia que pode desenvolver habilidades imprescindíveis por possuir uma visão de educação libertadora, voltada para a transformação social. Objetivo: Analisar criticamente a vivência de estudantes e professora na aplicação da MPAM durante a disciplina Seminários de pesquisa no curso de especialização técnica em Enfermagem do Trabalho do IFPE. Método: Estudo descritivo, de relato de experiência com observação participante de uma turma de treze estudantes e uma professora durante as seis aulas vivenciadas na disciplina. Resultados: A MPAM foi desenvolvida desde o primeiro encontro e os conteúdos constantes na ementa da disciplina puderam ser discutidos e apreendidos por estudantes e professora, numa troca de saberes, onde cada saber pôde ser valorizado. Os conteúdos foram elencados conjuntamente e os grupos formados puderam, a partir da realização do arco, estabelecer um problema acerca da Enfermagem do trabalho e desenvolver uma ou mais das técnicas aprendidas para realização de atividade educativa para a comunidade acadêmica do IFPE. Foram construídos folders, vídeos, slides, jogral, panfletos e podcasts. Conclusões: A MPAM foi avaliada positivamente por estudantes e professora e configurou-se como estratégia de excelência para formação de educadoras em saúde, por proporcionar autonomia às estudantes na construção do conhecimento, valorizando os saberes individuais e a interculturalidade, reforçando a premissa de que o conhecimento pode ser construído coletivamente. Contribuições para a Enfermagem/Saúde: A MPAM contribuiu para o desenvolvimento de habilidades em diversas tecnologias educacionais, incluindo a MPAM, que poderão ser implementadas no exercício profissional, de maneira a favorecer a autonomia de trabalhadoras/es no cuidado com sua própria saúde por meio de metodologias ativas que valorizem seus saberes e sua cultura.

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