CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO COM ARCO DE MAGUEREZ NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM SAÚDE
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121978 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 156 "inscrito_id" => 15 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO COM ARCO DE MAGUEREZ NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM SAÚDE" "resumo" => "Introdução: A educação em saúde deve priorizar estratégias que fortaleçam os sujeitos em sua autonomia e tomada de decisões sobre o seu corpo e seu autocuidado. A metodologia da Problematização com Arco de Maguerez (MPAM) é uma estratégia que pode desenvolver habilidades imprescindíveis por possuir uma visão de educação libertadora, voltada para a transformação social. Objetivo: Analisar criticamente a vivência de estudantes e professora na aplicação da MPAM durante a disciplina Seminários de pesquisa no curso de especialização técnica em Enfermagem do Trabalho do IFPE. Método: Estudo descritivo, de relato de experiência com observação participante de uma turma de treze estudantes e uma professora durante as seis aulas vivenciadas na disciplina. Resultados: A MPAM foi desenvolvida desde o primeiro encontro e os conteúdos constantes na ementa da disciplina puderam ser discutidos e apreendidos por estudantes e professora, numa troca de saberes, onde cada saber pôde ser valorizado. Os conteúdos foram elencados conjuntamente e os grupos formados puderam, a partir da realização do arco, estabelecer um problema acerca da Enfermagem do trabalho e desenvolver uma ou mais das técnicas aprendidas para realização de atividade educativa para a comunidade acadêmica do IFPE. Foram construídos folders, vídeos, slides, jogral, panfletos e podcasts. Conclusões: A MPAM foi avaliada positivamente por estudantes e professora e configurou-se como estratégia de excelência para formação de educadoras em saúde, por proporcionar autonomia às estudantes na construção do conhecimento, valorizando os saberes individuais e a interculturalidade, reforçando a premissa de que o conhecimento pode ser construído coletivamente. Contribuições para a Enfermagem/Saúde: A MPAM contribuiu para o desenvolvimento de habilidades em diversas tecnologias educacionais, incluindo a MPAM, que poderão ser implementadas no exercício profissional, de maneira a favorecer a autonomia de trabalhadoras/es no cuidado com sua própria saúde por meio de metodologias ativas que valorizem seus saberes e sua cultura." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Eixo Temático 2 - Formação de Profissionais da Educação e da Saúde para Contextos Interculturais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID15_TB156_22042025223336.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELLE LIMA GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "MARCELLE" "autor_email" => "marcelle.guimaraes@abreuelima.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121978 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 156 "inscrito_id" => 15 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO COM ARCO DE MAGUEREZ NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM SAÚDE" "resumo" => "Introdução: A educação em saúde deve priorizar estratégias que fortaleçam os sujeitos em sua autonomia e tomada de decisões sobre o seu corpo e seu autocuidado. A metodologia da Problematização com Arco de Maguerez (MPAM) é uma estratégia que pode desenvolver habilidades imprescindíveis por possuir uma visão de educação libertadora, voltada para a transformação social. Objetivo: Analisar criticamente a vivência de estudantes e professora na aplicação da MPAM durante a disciplina Seminários de pesquisa no curso de especialização técnica em Enfermagem do Trabalho do IFPE. Método: Estudo descritivo, de relato de experiência com observação participante de uma turma de treze estudantes e uma professora durante as seis aulas vivenciadas na disciplina. Resultados: A MPAM foi desenvolvida desde o primeiro encontro e os conteúdos constantes na ementa da disciplina puderam ser discutidos e apreendidos por estudantes e professora, numa troca de saberes, onde cada saber pôde ser valorizado. Os conteúdos foram elencados conjuntamente e os grupos formados puderam, a partir da realização do arco, estabelecer um problema acerca da Enfermagem do trabalho e desenvolver uma ou mais das técnicas aprendidas para realização de atividade educativa para a comunidade acadêmica do IFPE. Foram construídos folders, vídeos, slides, jogral, panfletos e podcasts. Conclusões: A MPAM foi avaliada positivamente por estudantes e professora e configurou-se como estratégia de excelência para formação de educadoras em saúde, por proporcionar autonomia às estudantes na construção do conhecimento, valorizando os saberes individuais e a interculturalidade, reforçando a premissa de que o conhecimento pode ser construído coletivamente. Contribuições para a Enfermagem/Saúde: A MPAM contribuiu para o desenvolvimento de habilidades em diversas tecnologias educacionais, incluindo a MPAM, que poderão ser implementadas no exercício profissional, de maneira a favorecer a autonomia de trabalhadoras/es no cuidado com sua própria saúde por meio de metodologias ativas que valorizem seus saberes e sua cultura." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Eixo Temático 2 - Formação de Profissionais da Educação e da Saúde para Contextos Interculturais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID15_TB156_22042025223336.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELLE LIMA GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "MARCELLE" "autor_email" => "marcelle.guimaraes@abreuelima.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }