Artigo Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola

ANAIS de Evento

ISBN: 9786552220431

PERCEPÇÃO DA QUALIDADE ALIMENTAR E CONSUMO DE FAST-FOOD ENTRE ADOLESCENTE ESCOLARES

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Publicado em 22 de julho de 2025

Resumo

Introdução - A alimentação é um ato de integração social e pode ser fortemente influenciada pelas experiências e círculos de convivência. O ambiente escolar é um espaço adequado para realizar práticas educativas alimentares para adolescentes, a fim de incentivá-los na busca por escolhas alimentares saudáveis. Objetivo - Analisar a percepção da qualidade da alimentação e o consumo de fast-food entre adolescentes, considerando os Determinantes Sociais da Saúde (DSS). Métodos - Utilizou-se o banco de dados da pesquisa “Evidência de Validade da Adaptação Transcultural da Health Assessment Scale for Adolescents para o Brasil” aprovado pelo Comitê de ética sob número do parecer: 6.647.447. Realizou-se uma análise descritiva de 435 adolescentes de ensino médio de escolas públicas, abordando a percepção da qualidade da alimentação e a frequência de consumo de fast-food entre os participantes. Resultados - Observou-se que, embora a maioria dos adolescentes (74,71%) considere sua alimentação regular ou boa, mais de 70% relataram consumir fast-food com frequência moderada a alta, o que contradiz essa percepção. Conclusão - Apesar de muitos adolescentes considerarem sua alimentação saudável, o consumo frequente de fast-food indica uma possível incoerência. Pesquisas futuras devem explorar como os Determinantes Sociais da Saúde e o conhecimento nutricional influenciam essa percepção. Contribuições e implicações para a enfermagem ou saúde - Esta pesquisa pode embasar programas educativos sobre alimentação saudável ao promover educação nutricional e auxílio na construção de estratégias para melhorar a alimentação dos escolares.

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