RODAS DE CONVERSA SÃO DISPOSITIVOS DIALÓGICOS PROMOTORES DE DIVERSIFICADAS CONEXÕES
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121919 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 89 "inscrito_id" => 89 "titulo" => "RODAS DE CONVERSA SÃO DISPOSITIVOS DIALÓGICOS PROMOTORES DE DIVERSIFICADAS CONEXÕES" "resumo" => "Rodas de conversa são dispositivos dialógicos promotores de variadas conexões, em que cada participante é estimulada(o) a ouvir, falar, dialogar, trocar experiências, num movimento libertador, ainda gerar variadas conexões entre participantes na interação em si, com a situação vivida, com a reflexão. Objetivo: Identificar quais conexões foram apresentadas durante as rodas de conversa com grupo de mulheres e discentes universitárias. Método: estudo descritivo, realizado a partir de rodas de conversa cujas participantes foram mulheres usuárias do SUS no Hospital das Clínicas do Recife, docentes, residentes e discentes de enfermagem da UFPE, no período de 3 semestres de 2023 a 2024 no contexto extensão universitária no enfrentamento à violência contra mulher. Resultados: identificou-se as seguintes conexões: a) experiências: “compreendi ouvindo vocês que, meu marido está sendo violento comigo e que essa é uma realidade enfrentada também por vocês” por MN; b) situação vivida buscando transformação: “porque enfrentar a violência contra nós mulheres é preciso, aqui encontrei esclarecimentos (...) me faz sentir esperança, batalhar e voltar a ser feliz e ajudou ter coragem de buscar ajuda no Clarice Lispector” por BF; c) reflexão: “foi preciso me respeitar para estar aqui nesse momento, entender melhor a condição de violência que vivo, os caminhos para quebrar o ciclo” por JL. Além disso, os encontros permitiram a desmistificação de tabus sobre violência e saúde, gerando novas discussões vinculadas ao desenvolvimento de capacidades. Conclusão: As rodas de conversas foram espaço de fortalecer vínculos, apoio mútuo, empatia, respeito e coragem, promotoras de cultura solidária e resistência a violência contra mulheres. Contribuições/implicações para a Enfermagem ou Saúde: As rodas de conversas permitiram que estudantes desenvolvessem diferentes habilidades na escuta ativa, compreendessem os diversos tipos e manifestações de violência, assim contribuindo para uma melhor assistência de saúde na prevenção primária e secundária da violência." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Eixo Temático 3 - Interseccionalidade, Saúde e Educação: Desafios e Perspectivas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID89_TB89_24042025114323.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANA LUIZA DA SILVA ELIAS" "autor_nome_curto" => "IVANA" "autor_email" => "ivana.luiza@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121919 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 89 "inscrito_id" => 89 "titulo" => "RODAS DE CONVERSA SÃO DISPOSITIVOS DIALÓGICOS PROMOTORES DE DIVERSIFICADAS CONEXÕES" "resumo" => "Rodas de conversa são dispositivos dialógicos promotores de variadas conexões, em que cada participante é estimulada(o) a ouvir, falar, dialogar, trocar experiências, num movimento libertador, ainda gerar variadas conexões entre participantes na interação em si, com a situação vivida, com a reflexão. Objetivo: Identificar quais conexões foram apresentadas durante as rodas de conversa com grupo de mulheres e discentes universitárias. Método: estudo descritivo, realizado a partir de rodas de conversa cujas participantes foram mulheres usuárias do SUS no Hospital das Clínicas do Recife, docentes, residentes e discentes de enfermagem da UFPE, no período de 3 semestres de 2023 a 2024 no contexto extensão universitária no enfrentamento à violência contra mulher. Resultados: identificou-se as seguintes conexões: a) experiências: “compreendi ouvindo vocês que, meu marido está sendo violento comigo e que essa é uma realidade enfrentada também por vocês” por MN; b) situação vivida buscando transformação: “porque enfrentar a violência contra nós mulheres é preciso, aqui encontrei esclarecimentos (...) me faz sentir esperança, batalhar e voltar a ser feliz e ajudou ter coragem de buscar ajuda no Clarice Lispector” por BF; c) reflexão: “foi preciso me respeitar para estar aqui nesse momento, entender melhor a condição de violência que vivo, os caminhos para quebrar o ciclo” por JL. Além disso, os encontros permitiram a desmistificação de tabus sobre violência e saúde, gerando novas discussões vinculadas ao desenvolvimento de capacidades. Conclusão: As rodas de conversas foram espaço de fortalecer vínculos, apoio mútuo, empatia, respeito e coragem, promotoras de cultura solidária e resistência a violência contra mulheres. Contribuições/implicações para a Enfermagem ou Saúde: As rodas de conversas permitiram que estudantes desenvolvessem diferentes habilidades na escuta ativa, compreendessem os diversos tipos e manifestações de violência, assim contribuindo para uma melhor assistência de saúde na prevenção primária e secundária da violência." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Eixo Temático 3 - Interseccionalidade, Saúde e Educação: Desafios e Perspectivas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID89_TB89_24042025114323.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANA LUIZA DA SILVA ELIAS" "autor_nome_curto" => "IVANA" "autor_email" => "ivana.luiza@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }