Artigo Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola

ANAIS de Evento

ISBN: 9786552220431

PERCEPÇÃO DE GRADUANDAS DE ENFERMAGEM EM AÇÃO INTERVENTIVA DE BULLYING E CYBERBULLYING COM ESCOLARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral Eixo Temático 3 - Interseccionalidade, Saúde e Educação: Desafios e Perspectivas
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121884
    "edicao_id" => 402
    "trabalho_id" => 44
    "inscrito_id" => 52
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DE GRADUANDAS DE ENFERMAGEM EM AÇÃO INTERVENTIVA DE BULLYING E CYBERBULLYING COM ESCOLARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "Introdução: O convívio no ambiente escolar tem se fragilizado decorrente ao aumento de violências verbais e psicológicas praticadas pelos alunos tanto no ambiente escolar quanto virtual, classificadas como Bullying e Cyberbullying. Nesse cenário, os graduandos de Enfermagem intervêm como promotores da cultura de paz, trazendo um ambiente seguro e de diálogo qualificado entre alunos e professores. Objetivo: Entender os impactos de uma ação interventiva de Bullying e Cyberbullying com escolares na percepção de discentes do curso de graduação em Enfermagem. Método: Trata-se de resumo descritivo do tipo relato de experiência, com base na ação interventiva construída em um Projeto de Extensão, por graduandas de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco. Resultados/discussão: Ao analisar e interpretar os dados descritos é possível identificar a fragilidade da temática abordada, sendo notório que os escolares desconhecem os conceitos, tipos e consequências da prática do Bullying e Cyberbullying. Dessarte, é indubitável a importância da intervenção visando a cultura de paz no ambiente escolar. Dessa forma, houve a oportunidade de graduandos de Enfermagem tornarem os escolares protagonistas na conscientização do Bullying e Cyberbullying. Considerações finais: Ao final da intervenção, foi observado maior adesão dos alunos e professores presentes no momento da ação, acerca da temática discutida. Logo, reforça- se a importância de abordar com maior frequência esse assunto em ambiente escolar e é de grande relevância a compreensão de todos acerca da gravidade que o Bullying e Cyberbullying, podem causar. As vítimas dessa violência, podem sofrer com os efeitos em diversos aspectos, seja na queda do rendimento escolar à impactos por toda a sua vida adulta."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "Eixo Temático 3 - Interseccionalidade, Saúde e Educação: Desafios e Perspectivas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID52_TB44_07042025221353.pdf"
    "created_at" => "2025-07-16 08:43:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISA VITÓRIA ARAÚJO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ELISA"
    "autor_email" => "elisa.vasantos@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola"
    "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_ano" => 2027
    "edicao_pasta" => "anais/seses/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png"
    "data_publicacao" => "2025-07-22"
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56"
    "publicacao_id" => 125
    "publicacao_nome" => "Revista SESES"
    "publicacao_codigo" => "9786552220431"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121884
    "edicao_id" => 402
    "trabalho_id" => 44
    "inscrito_id" => 52
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DE GRADUANDAS DE ENFERMAGEM EM AÇÃO INTERVENTIVA DE BULLYING E CYBERBULLYING COM ESCOLARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "Introdução: O convívio no ambiente escolar tem se fragilizado decorrente ao aumento de violências verbais e psicológicas praticadas pelos alunos tanto no ambiente escolar quanto virtual, classificadas como Bullying e Cyberbullying. Nesse cenário, os graduandos de Enfermagem intervêm como promotores da cultura de paz, trazendo um ambiente seguro e de diálogo qualificado entre alunos e professores. Objetivo: Entender os impactos de uma ação interventiva de Bullying e Cyberbullying com escolares na percepção de discentes do curso de graduação em Enfermagem. Método: Trata-se de resumo descritivo do tipo relato de experiência, com base na ação interventiva construída em um Projeto de Extensão, por graduandas de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco. Resultados/discussão: Ao analisar e interpretar os dados descritos é possível identificar a fragilidade da temática abordada, sendo notório que os escolares desconhecem os conceitos, tipos e consequências da prática do Bullying e Cyberbullying. Dessarte, é indubitável a importância da intervenção visando a cultura de paz no ambiente escolar. Dessa forma, houve a oportunidade de graduandos de Enfermagem tornarem os escolares protagonistas na conscientização do Bullying e Cyberbullying. Considerações finais: Ao final da intervenção, foi observado maior adesão dos alunos e professores presentes no momento da ação, acerca da temática discutida. Logo, reforça- se a importância de abordar com maior frequência esse assunto em ambiente escolar e é de grande relevância a compreensão de todos acerca da gravidade que o Bullying e Cyberbullying, podem causar. As vítimas dessa violência, podem sofrer com os efeitos em diversos aspectos, seja na queda do rendimento escolar à impactos por toda a sua vida adulta."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "Eixo Temático 3 - Interseccionalidade, Saúde e Educação: Desafios e Perspectivas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID52_TB44_07042025221353.pdf"
    "created_at" => "2025-07-16 08:43:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISA VITÓRIA ARAÚJO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ELISA"
    "autor_email" => "elisa.vasantos@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola"
    "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_ano" => 2027
    "edicao_pasta" => "anais/seses/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png"
    "data_publicacao" => "2025-07-22"
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56"
    "publicacao_id" => 125
    "publicacao_nome" => "Revista SESES"
    "publicacao_codigo" => "9786552220431"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 22 de julho de 2025

Resumo

Introdução: O convívio no ambiente escolar tem se fragilizado decorrente ao aumento de violências verbais e psicológicas praticadas pelos alunos tanto no ambiente escolar quanto virtual, classificadas como Bullying e Cyberbullying. Nesse cenário, os graduandos de Enfermagem intervêm como promotores da cultura de paz, trazendo um ambiente seguro e de diálogo qualificado entre alunos e professores. Objetivo: Entender os impactos de uma ação interventiva de Bullying e Cyberbullying com escolares na percepção de discentes do curso de graduação em Enfermagem. Método: Trata-se de resumo descritivo do tipo relato de experiência, com base na ação interventiva construída em um Projeto de Extensão, por graduandas de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco. Resultados/discussão: Ao analisar e interpretar os dados descritos é possível identificar a fragilidade da temática abordada, sendo notório que os escolares desconhecem os conceitos, tipos e consequências da prática do Bullying e Cyberbullying. Dessarte, é indubitável a importância da intervenção visando a cultura de paz no ambiente escolar. Dessa forma, houve a oportunidade de graduandos de Enfermagem tornarem os escolares protagonistas na conscientização do Bullying e Cyberbullying. Considerações finais: Ao final da intervenção, foi observado maior adesão dos alunos e professores presentes no momento da ação, acerca da temática discutida. Logo, reforça- se a importância de abordar com maior frequência esse assunto em ambiente escolar e é de grande relevância a compreensão de todos acerca da gravidade que o Bullying e Cyberbullying, podem causar. As vítimas dessa violência, podem sofrer com os efeitos em diversos aspectos, seja na queda do rendimento escolar à impactos por toda a sua vida adulta.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.