PROMOÇÃO DA SAÚDE NO AMBIENTE ESCOLAR: IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO EM SAÚDE.
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Objetivo – Analisar a promoção de ações de educação em saúde promovidas por escolas públicas de ensino médio. Métodos - Utilizou-se o banco de dados da pesquisa “Evidência de Validade da Adaptação Transcultural da Health Assessment Scale for Adolescents para o Brasil” aprovado pelo Comitê de ética sob número do parecer: 6.647.447, realizada com 435 adolescentes de ensino médio de escolas públicas. Foram analisadas de forma descritiva as variáveis “frequência de atividades em saúde realizadas pela escola” e “percepção de conhecimento de saúde dos adolescentes”. Resultados - A baixa frequência e a falta de sistematização das atividades de saúde elaboradas nas escolas propiciam a um letramento em saúde frágil. Observou-se que 83,91% dos alunos reconheceram déficits de existência das ações e 55,87% informaram que elas não são efetivas para seu conhecimento em saúde. Conclusão - A promoção da saúde nas escolas é vista pelos alunos como irregular e pouco sistematizada. 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